Aos animais que dançam

como aprender com as metamorfoses do alimentar?

Palavras-chave: butô, animismo, animacidade, metamorfose, alimento

Resumo

O artigo propõe uma abordagem criativa e poética em dança, inspirada na (po)ética do alimento presente no Ankoku Butô de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno. Com o intento de desarticular o antropocentrismo nas Artes da Cena, traz o conceito de animacidade defendido por Mel Y. Chen para o processo de criação. Tais saberes e fazeres são apresentados e postos em movimento a partir de uma das práticas do Núcleo Experimental de Butô.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Abel, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre em Artes da Cena - na área de Teatro, Dança e Performance - pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a dissertação “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”, é coordenador e performer do Núcleo Experimental de Butô. 

Caio Picarelli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bailarino e Educador Somático, colaborador do Núcleo Experimental de Butô. Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. 

Referências

ABEL, Thiago. Arriar o butô em 7 encruzilhadas: micropolíticas do corpo. São Paulo: Editora Trevas, 2023.

CHEN, Mel Y. Animacies: biopolitics, racial mattering, and queer affect. Durham: Duke University Press Books, 2012.

COCCIA, Emanuele. Metamorfoses. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, v. 4. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

MIKAMI, Kayo. The body as a vessel: approaching the methodology of Hijikata Tatsumi’s ankoku butô. Birchington: Ozaru Books, 2016.

NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2020.

OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: n-1 edições, 2016.

OHNO, Kazuo; OHNO, Yoshito. Kazuo Ohno’s world: from without & within. Connecticut: Wesleyan University Press, 2004.

PICARELLI, Caio. Metamorfoses do corpo: somática e Butô como caminhos poéticos para uma pedagogia sensível. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Rio de Janeiro: Summus Editorial, 1978.

TDR, The Drama Review. Hijikata Tatsumi: The Words of Butoh. Cambridge, v. 44, n.1. 2000.

UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2014.

UNO, Kuniichi. Hijikata Tatsumi: pensar um corpo esgotado. São Paulo: n-1 edições, 2018.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O Medo dos outros. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 54, n. 2, 2011.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
ABEL, T.; PICARELLI, C. Aos animais que dançam: como aprender com as metamorfoses do alimentar?. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dez. 2023.