Encantados da Floresta e da Cidade: uma experiência a partir da disciplina Estudos do Corpo nas Artes Cênicas

Palavras-chave: animais, encantados, artes cênicas

Resumo

A proposta deste texto é apresentar a experiência com os animais no decorrer da disciplina Tópicos Especiais – Estudos do Corpo nas Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre. Neste viés, a partir de seis animais — o boto-cor-de-rosa, o jacaré, a cadela, a borboleta, o pássaro japiim e o boi —, busca-se, com um manifesto textual, apresentar os impactos, os desequilíbrios e os ataques gerados aos corpos da Floresta e da Cidade.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre

Encenador, performer, ator, produtor teatral. Docente Adjunto do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (PDSE-CAPES); Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006-2011). 

Referências

DANTAS, Stephanie Caroline Matos. Do caos a conexão: estudos do corpo em artes cênicas. 2023. In: DISCIPLINA TÓPICOS ESPECIAIS – ESTUDOS DO CORPO NAS ARTES CÊNICAS. Universidade Federal do Acre, Acre, 2023.

FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: EDUFBA, 2018.

FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto; ARAUJO, Everton Lampe; OLIVEIRA, Natália A. Angelim de. A prática urbana como pesquisa pela/na cidade: a perspectiva do sensível através de corpos com deficiências. Cadernos do GIPE-CIT: Grupo interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, v. 48, 2022.

FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. Cidade cega: uma encenação somático-performativa com atores/performers com deficiência visual na cidade. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, v. 15, n. 42, 2001.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. Padres, Pajés, Santos e Festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Um estudo antropológico numa área do interior da Amazônia. Belém: Cejup, 1995.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. Uma outra invenção da Amazônia: religiões, histórias, identidades. Belém: Cejup, 1999.

PRANDI, Reginaldo. Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro, Editora Pallas, 2001.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
FERREIRA DA SILVA, C. A. Encantados da Floresta e da Cidade: uma experiência a partir da disciplina Estudos do Corpo nas Artes Cênicas. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dez. 2023.