A opção por documentar

ou as forças que nos movem ao campo do teatro documentário

  • Marcelo Soler ECA / USP
Palavras-chave: teatro documentário, teoria do teatro, documentário, autobiografia

Resumo

O artigo se propõe a problematizar a intencionalidade de se documentar como a força motriz que traz base para processos em teatro documentário, sem limitar, no entanto, esse fundamento como definidor ou classificatório. Para isso, elementos da história e teoria do cinema são trazidos à baila para ampliação de conceitos e exemplos de encenações documentais surgem para ilustrar a discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Soler, ECA / USP

Marcelo Soler é doutor e mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC)  ECA / USP e é diretor e dramaturgo da Cia Teatro Documentário.

Referências

ALZUGARAY, Paula. O Artista como Documentarista. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

BERMAN, Marshall. Modernidade: Ontem, Hoje e Amanhã. In: BERMAN, Marshall. Tudo o que é Sólido Desmancha no Ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

CANTON, Katia. Espaço e Lugar. São Paulo: Editora WMF/Martins fontes, 2009.

CESARINO COSTA, Flávia. O Primeiro Cinema. São Paulo: Scritta, 2005.

DA-RIN, Silvio. Espelho Partido – tradição e transformação do documentário. São Paulo: Azougue Editora, 2008.

FRANCO, Marília. A Natureza Pedagógica das Linguagens Audiovisuais. In: FALCÃO, Antônio Rebouças; BRUZZO Cristina (coord.). Coletânea Lições com Cinema. São Paulo: FDE, 1993.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro Editora, 2006.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos Econômicos e Filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2005.

NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. Campinas: Papirus Editora, 2005.

PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

SIBILIA, P. O show do Eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

SOLER, Marcelo. Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

TELLES, N. Grupo Yuyachkani: pedagogia e memória. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 143-149, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011143. Acesso em: 15 mar. 2024.

Publicado
2024-05-10
Como Citar
SOLER, M. A opção por documentar: ou as forças que nos movem ao campo do teatro documentário. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 12, 10 maio 2024.