Cenas Multiespécies

implicações artísticas entre plantas, animais não humanos e humanos

Palavras-chave: cenas multiespécies, crise ecológica, virada epistemológica, teatro, dança, performance

Resumo

No presente editorial trazemos as inquietações práticas e conceituais que nos inspiraram a propor a temática do presente dossiê, bem como apresentamos individualmente cada  ensaio ou artigo que dá corpo ao presente volume, ajudando-nos a refletir sobre a urgente temática ecológica e o necessário repensamento, também poético, sobre as relações multiespécies

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Carbogim, UDESC

Professora de Teatro. Doutoranda na área de Pedagogia das Artes Cênicas dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Atuou como professora substituta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2018-2020). Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2016). Bacharela em Artes Cênicas - Interpretação (2012) e Licenciada em Artes Cênicas (2010), ambas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Integra o coletivo de pesquisa Anticorpos - investigações em dança (MG). Desde sua formação como docente trabalhou como professora da educação básica no estado de Minas Gerais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: estudos do corpo e composições artísticas multiespécies, presença, pedagogia do teatro, teatro e performance.

Eden Silva Peretta, UFOP

Artista da dança e Professor Associado junto ao Departamento (DEART) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Estudos Teatrais e Cinematográficos pelo Departamento de Música e Espetáculo da Università di Bologna (2010), na Itália. Pesquisador visitante junto à mesma universidade (2018) e pós-doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2019). É coordenador do coletivo Anticorpos - Investigações em Dança, criando obras artísticas na interface entre corpo, dança, performatividade e linguagem audiovisual. Membro do projeto Arquivo Memória Intercultural das Artes da Cena no Brasil (FAPEMIG/UFOP) e Editor-chefe da revista Ephemera (PPGAC/UFOP). Pesquisa o corpo nas Artes Cênicas e Visuais, principalmente em suas interfaces com a Filosofia.

Referências

FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. Tradução de Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom – Vulnerabilidade [Online], Campinas, v. 3, n. 5, 2016. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/

MATOS, Olgária. Os arcanos do inteiramente outro: a escola de frankfurt, a melancolia e a revolução. São Paulo: Brasiliense,1989.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2019.

Publicado
2023-12-15
Como Citar
CARBOGIM, B.; PERETTA, E. S. Cenas Multiespécies: implicações artísticas entre plantas, animais não humanos e humanos. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 15 dez. 2023.