Cenas Multiespécies: implicações artísticas entre plantas, animais não humanos e humanos

Palavras-chave: cenas multiespécies, crise ecológica, virada epistemológica, teatro, dança, performance

Resumo

No presente editorial trazemos as inquietações práticas e conceituais que nos inspiraram a propor a temática do presente dossiê, bem como apresentamos individualmente cada  ensaio ou artigo que dá corpo ao presente volume, ajudando-nos a refletir sobre a urgente temática ecológica e o necessário repensamento, também poético, sobre as relações multiespécies

 

Biografia do Autor

Bárbara Carbogim, UDESC

Professora de Teatro. Doutoranda na área de Pedagogia das Artes Cênicas dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Atuou como professora substituta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2018-2020). Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2016). Bacharela em Artes Cênicas - Interpretação (2012) e Licenciada em Artes Cênicas (2010), ambas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Integra o coletivo de pesquisa Anticorpos - investigações em dança (MG). Desde sua formação como docente trabalhou como professora da educação básica no estado de Minas Gerais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: estudos do corpo e composições artísticas multiespécies, presença, pedagogia do teatro, teatro e performance.

Éden Peretta, UFOP

Artista da dança e Professor Associado junto ao Departamento (DEART) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Estudos Teatrais e Cinematográficos pelo Departamento de Música e Espetáculo da Università di Bologna (2010), na Itália. Pesquisador visitante junto à mesma universidade (2018) e pós-doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2019). É coordenador do coletivo Anticorpos - Investigações em Dança, criando obras artísticas na interface entre corpo, dança, performatividade e linguagem audiovisual. Membro do projeto Arquivo Memória Intercultural das Artes da Cena no Brasil (FAPEMIG/UFOP) e Editor-chefe da revista Ephemera (PPGAC/UFOP). Pesquisa o corpo nas Artes Cênicas e Visuais, principalmente em suas interfaces com a Filosofia.

Referências

FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. Tradução de Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom – Vulnerabilidade [Online], Campinas, v. 3, n. 5, 2016. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/

MATOS, Olgária. Os arcanos do inteiramente outro: a escola de frankfurt, a melancolia e a revolução. São Paulo: Brasiliense,1989.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2019.

Publicado
2023-12-15
Como Citar
CARBOGIM, B.; PERETTA, ÉDEN. Cenas Multiespécies: implicações artísticas entre plantas, animais não humanos e humanos. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 15 dez. 2023.