Éticas da criação em contextos de precariedade social
um estudo com três coletivos artísticos brasileiros
Resumo
Este artigo explora a ideia de que as precariedades e as limitações de direitos sociais não minimizam as escolhas éticas de coletivos artísticos brasileiros. Para tanto, investigam-se três coletivos artísticos com sede no Brasil: Contadores de Mentira; Trupi di Trapu; e Rede Espiralar Encruza. Exemplifica-se o argumento central no trabalho dos coletivos, analisando entrevistas com seus e suas participantes. Apresenta-se o conceito de éticas da criação a partir de três marcadores: ética comunitária; a escolha como ato político; e a ética da reciprocidade. Tomam-se as noções de ética e ação em Agamben para mostrar como operam as éticas da criação nesses coletivos. Conclui- se que as posturas éticas contrariam a concepção segundo a qual as precariedades sociais podem minimizar o ideário ético dos grupos.Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.
AMARILLA, Diego. Discusiones teóricas contemporáneas sobre pobreza: capacidades, bienestar y necesidades humanas. Revista de Ciências Sociales, Montevidéu, v. 34, n. 48, p. 115-129, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26489/rvs.v34i48.5. Acesso em: 14 mar. 2024.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
ICLE, Gilberto. Uma ética da ausência: um estudo sobre a categoria pobreza nas pesquisas em Artes Cênicas brasileiras. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, UDESC, v. 2, n. 47, p. 1—22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0203 . Acesso em: 15 nov. 2024.
CAMPOS, Cecília L. J.; SANTOS, Vera L. Bertoni dos. Experiências Teatrais de Grupo na Ocupação do Espaço Urbano em Porto Alegre. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 6, n. 3, p. 460-480, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266058877. Acesso em: 12 ago. 2024.
CARREIRA, André. Ambiente, Fluxo e Dramaturgias da Cidade: materiais do Teatro de Invasão. O Percevejo Online, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, v. 01, n. 01, p. 01-10, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%25p . Acesso em: 12 ago. 2024.
CARVALHO, Francis Wilker de; VELOSO, Verônica. Atos íntimos contra o embrutecimento: agenciamentos do encontro sensível entre corpo e cidade. Ephemera, Ouro Preto, UFOP, v. 4, n. 9, p. 32-46, 12 dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.70446/ephemera.v4i9.4985 . Acesso em: 23 ago. 2024.
CRESPO, Antônio Pedro Albernaz; GUROVITZ, Elaine. A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE eletrônica, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-12, dez. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1676-56482002000200003. Acesso em: 14 mar. 2024.
CRUZ, Hugo; BEZELGA, Isabel; MENEZES, Isabel. Para uma Tipologia da Participação na Práticas Artísticas Comunitárias: a experiência de três grupos teatrais no Brasil e Portugal. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. e89422, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266089422 . Acesso em: 12 ago. 2024.
LE BLANC, Guillaume. Vies ordinaires, vies précaires. Paris: Éditions du Seuil, 2007.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MENCARELLI, Fernando. Coletivos Teatrais, Performance e Micropolítica. In: SOUZA, Françoise Jean de Oliveira; REIS, Glória; OLIVEIRA, Leônidas José (org.). A arte e a cidade: lugares e expressões teatrais de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Fundação Municipal e Cultura, 2015. p. 81-91.
MONTEIRO, Rodrigo dos Santos; GREINER, Christine. O Comum como Ação Cultural: novos arranjos para uma política da cultura. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 10, n. 2, p. e94611, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266094611 . Acesso em: 24 ago. 2024.
PEREIRA, Cleiton. Antes que a margem vire beira: almanaque sobre os 20 anos do Grupo Contadores de Mentira. Suzano: Editora Ilustra, 2015.
PESSOA, Desirée. Éticas no Teatro I. O grupo, as relações e o criador-produtor cênico. São Leopoldo: Pikos Editora, 2020.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: INCTI; UnB, 2019.
SANTOS, Carlos; PEREIRA, Josimeire Alves. A regulação do mercado teatral em Ouro Preto: atores locais como protagonistas do desenvolvimento cultural integrado e sustentável. Ephemera, Ouro Preto, UFOP, v. 4, n. 7, p. 171-186, 18 jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.70446/ephemera.v4i7.4670 . Acesso em: 24 ago. 2024.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SILVA, Leandro Alves da; MASSA, Clóvis Dias. “E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento!” O Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 348-363, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1414573102322018348 . Acesso em: 9 ago. 2024.
SILVA, Leandro. Teatro de animação e tecnologias: um olhar a partir da Interface sobre o trabalho de algumas companhias do Rio Grande do Sul. 2019. 218 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SILVA, Renata de Lima (Kabilaewatala); PEIXOTO, Jordana Dolores. Negro Teatro, Negra Performance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 12, n. 4, e120854, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-2660120854vs01 . Acesso em: 11 ago. 2024.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação infantil. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da (org.). Africanidades brasileiras e educação: salto para o futuro. Rio de Janeiro: Acerp; Brasília: TV Escola, 2013. p. 131-138.
Copyright (c) 2025 Gilberto Icle, Rossana Della Costa, Celina Nunes de Alcantara, Marcelo de Andrade Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.