Sala de aula de atuação e a noção grotowskiana de contato
vincular-se aos fluxos de vida em um mundo neoliberal
Resumo
Nesse ensaio, busca-se refletir como, em um ‘trabalho colaborativo no tempo’, determinadas tradições teatrais têm a possibilidade de nos convidar a experimentar outros modos de viver, diversos daqueles – neoliberais - que nos estão adoecendo. Desenvolve-se essa reflexão apresentando algumas pesquisas realizadas em sala de aula de atuação e em laboratórios, com ênfase na noção grotowskiana de ‘contato’. Essa noção, vivenciada como uma ‘palavra praticada’, investigada e inventada em processos de ensino/aprendizagem, oferece uma espécie de antídoto ao “modo indivíduo neoliberal”, permitindo que se refaçam vínculos e se experienciem de maneira corporificada modos de convivência, de coexistência e de co-particip-ação nos fluxos de vida.
Downloads
Referências
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Editora Cultura e Barbárie, 2018.
FLASZEN, Ludwik & POLLASTRELLI, Carla. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/ Edições SESCSP/ Perspectiva, 2007.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
GROTOWSKI, Jerzy. 'Jour saint' et autres textes. Paris: Gallimard, 1973.
GROTOWSKI, Jerzy. Testi (1954-1998). Oltre il teatro. v. 3 (1970-1984). La Casa Usher: Firenze/Lucca, 2016.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
MOTTA LIMA, Tatiana. Uma corrida tal que somos capazes de olhar calmamente em volta, PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 8, n. 15, maio 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15616 . Acesso em: 26 set. 2024.
MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. Perspectiva, São Paulo, 2012.
NOVARINA, Valère. Carta aos Atores e para Louis de Funès. Rio de Janeiro: 7Letras, 1999.
QUILICI, Cassiano. O Ator-Performer e as Poéticas da Transformação de si. AnnaBlume, 2019.
Copyright (c) 2024 Tatiana Motta Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.