O silêncio que antecede a palavra
Resumo
qual a diferença de uma atuação cômica e não cômica? Qual o momento que define que a performance cômica vai ser um sucesso? Com essas inquietudes, foi proposta aos atores do Grupo de Teatro Celeiro das Antas um projeto de pesquisa que consistiu em investigar o instante, o momento que antecede a ação cênica, que passamos a chamar de “O Silêncio Que Antecede a Palavra”. O ponto de partida foi investigar se existe uma conduta que, uma vez adotada, favoreça o surgimento do riso no momento da execução de uma ação. E o grupo ficou cinco meses especulando e discutindo essas sutilezas. Este artigo tem o propósito de registrar os caminhos e o resultado dessa investigação.
Downloads
Referências
BARBA, Eugênio.; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: Hucitec e UNICAMP, 1995.
CHEKHOV, Michael. Para o Ator. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FABIÃO, Eleonora. Performance, teatro e ensino: poéticas e políticas da interdiscipli-naridade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (org.). Cartografias do Ensi-no de Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 61-72.
FREUD, Sigmund. O chiste e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético – Uma pedagogia da criação Teatral. São Paulo: Editora Senac, 2010.)
OLIVEIRA, José Regino. A dramaturgia de uma encenação cômica: o desempenho do ator na construção do riso. Dissertação (mestrado) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, 2008.
STANISLAVSKI, Constantin. A Criação de Um Papel. Rio de Janeiro: Civilização Bra-sileira, 2003.
Copyright (c) 2026 José Regino de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.
