https://periodicos.ufop.br/ephemera/issue/feedEphemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto2024-05-17T15:58:23-03:00Éden Perettaedensp@ufop.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0229<br>Qualis A1</p> <p style="text-align: justify;">O Periódico publica ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas Artes Cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros, de modo a colaborar com o crescimento e difusão do conhecimento da área na América Latina.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação quadrimestral.</p>https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7385Expediente2024-05-17T14:16:24-03:00Eden PERETTAEDENSP@GMAIL.COM2024-05-17T14:13:20-03:00Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7355Perspectivas sobre a história e o presente do teatro documental2024-05-17T14:16:25-03:00Pamela Brownellpamela_brownell@yahoo.com.arErnesto Valençaernestovalenca@ufop.edu.br2024-05-10T15:06:56-03:00Copyright (c) 2024 Pamela Brownell, Ernesto Valençahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7357Perspectivas sobre la historia y el presente del teatro documental2024-05-17T14:16:25-03:00Pamela Brownellpamela_brownell@yahoo.com.arErnesto Valençaernestovalenca@ufop.edu.br2024-05-10T15:07:05-03:00Copyright (c) 2024 Pamela Brownell, Ernesto Valençahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7358Perspectives on the history and present of documentary theater2024-05-17T14:16:25-03:00Pamela Brownellpamela_brownell@yahoo.com.arErnesto Valençaernestovalenca@ufop.edu.br2024-05-10T15:07:13-03:00Copyright (c) 2024 Pamela Brownell, Ernesto Valençahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6989Teatros documentários2024-05-17T15:56:39-03:00Mario Celso Pereira Juniormariojunior.arte@gmail.comClóvis Dias Massaclovisdmassa@gmail.com<p>Contemporaneamente, inúmeras criações cênicas desafiam os limites do gênero documentário e propõem novos conceitos. Com o constante desenvolvimento do campo dos teatros documentários, este artigo apresenta algumas abordagens documentárias que tensionam as fronteiras entre o real e ficcional. Além disso, mostra a potencialidade das investigações, estimulando reflexões relevantes para o debate e a pesquisa em artes cênicas.</p>2024-05-10T14:59:56-03:00Copyright (c) 2024 Mario Celso Pereira Junior, Clóvis Dias Massahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7367Documentary theaters2024-05-17T14:16:25-03:00Mario Celso Pereira Juniormariojunior.arte@gmail.comClóvis Dias Massaclovisdmassa@gmail.com<p><span style="font-weight: normal !msorm;">Contemporarily, innumerable scenic creations are challenging the limits of the documentary genre and proposing new concepts. With the constant development of the field of </span>D<span style="font-weight: normal !msorm;">ocumentary </span>T<span style="font-weight: normal !msorm;">heaters, this </span>study describes <span style="font-weight: normal !msorm;">some </span>of the <span style="font-weight: normal !msorm;">documentary forms that strain the boundaries between the real and the fictional. It also shows the potential of these investigations, stimulating relevant reflections for debate and research in the performing arts. </span></p>2024-05-10T15:09:47-03:00Copyright (c) 2024 Mario Celso Pereira Junior, Clóvis Dias Massahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7005Teatro Documentário2024-05-17T15:42:31-03:00Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nanciana.nanci@unesp.br<p>Neste artigo, a autora percorre pelas matrizes históricas e fundamentos teóricos do teatro documentário, partindo das manifestações de agitação e propaganda, conhecidas como <em>agitprop</em> no contexto da revolução Russo-Soviética e dos trabalhos de Erwin Piscator no início do século XX. Evidenciando as relações entre arte e revolução existentes no período e suas reverberações no Brasil, manifestas no teatro de Augusto Boal entre outros.</p>2024-05-10T15:00:54-03:00Copyright (c) 2024 Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nancihttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7361Documentary theater2024-05-17T14:16:25-03:00Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nanciana.nanci@unesp.br<p>In this article, the author explores the historical matrices and foundations of documentary theater, starting from the artistic manifestations of agitation and propaganda, known as agitprop in the context of the Russian-Soviet revolution and the works of Erwin Piscator at the beginning of the 20<sup>th</sup> century. Highlighting the relationships between art and revolution that existed in the period and their reverberations in Brazil, manifested in the theater of Augusto Boal among others.</p>2024-05-10T15:08:19-03:00Copyright (c) 2024 Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nancihttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7343“Tirar del Hilito”2024-05-17T15:58:23-03:00Cristian Aravena Aravenacristian.aravena@umayor.cl<p>Este artículo da cuenta de cómo la escritura de la dramaturga chilena Isidora Aguirre transita entre el melodrama social, pasando por un teatro épico, para llegar al teatro político y documental. Acá se muestran cómo las estrategias de lo documental fueron tomándose sus creaciones, tímidamente con la obra Población Esperanza de 1959, escrita junto a Manuel Rojas, pero sobre todo con Los papeleros de 1961 y Los que van quedando en el camino de 1969.</p>2024-05-10T15:02:07-03:00Copyright (c) 2024 Cristian Aravena Aravenahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7368“Pulling on a little thread”2024-05-17T14:16:26-03:00Cristian Aravena Aravenacristian.aravena@umayor.cl<p>this article examines how the writing of Chilean playwright Isidora Aguirre moves from social melodrama into epic theater and then political and documentary theater. We show how the documentary strategies slowly influenced her creations, timidly in the play Población Esperanza (1959), written with Manuel Rojas, but mainly in Los papeleros (1961) and Los que van quedando en el camino (1969).</p>2024-05-10T15:09:55-03:00Copyright (c) 2024 Cristian Aravena Aravenahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7025La teatralidad del sistema de seguridad y la vida como potencia2024-05-17T15:40:03-03:00Denise Cobellodenise.cobello@gmail.com<p>A la luz de las nociones de territorio, testimonio y vida este trabajo se propone indagar la producción escénica documental contemporánea observando rupturas y continuidades con una tradición del teatro documental histórico. Desde la renovación estético-política presentada a partir del nuevo milenio, la profundización de la crisis de la representación en el arte contrajo un creciente interés por <em>lo real</em> que permitió la reinvención de formas que ponen en tensión las tecnologías del biopoder a través de imperceptibles gérmenes de vida que emergen de sus intersticios.</p>2024-05-10T15:01:11-03:00Copyright (c) 2024 Denise Cobellohttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7362The theatricality of the security system and the potentiality of the living. 2024-05-17T14:16:26-03:00Denise Cobellodenise.cobello@gmail.com<p>In the light of the notions of territory, testimony and life this work sets out to investigate contemporary documentary stage production, observing ruptures and continuities with a tradition of historical documentary theatre. Since the aesthetic-political renewal presented that emerged in the 2000’s, the deepening of the crisis of representation in art has led to a growing interest in the concept of <em>the real</em> that has allowed the reinvention of forms that put in tension the technologies of biopower through the imperceptible germs of life that emerge from its interstices.</p>2024-05-10T15:08:27-03:00Copyright (c) 2024 Denise Cobellohttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7024Archivos profanados2024-05-17T15:41:58-03:00Noelia Moralesnoenoemorales@gmail.com<p>En este trabajo nos centraremos en las obras <span style="font-style: normal !msorm;"><em>Mi vida después</em></span> (2009) de la artista argentina Lola Arias y Antígona Oriental (2012) de la dramaturga uruguaya Marianella Morena. Para ello, tomaremos como uno de los ejes posibles de análisis, el estudio comparativo de los archivos y sus vínculos con las formas de actuación a partir del concepto de profanación de Giorgio Agamben (2013) y la reapropiación realizada por Lía Noguera (2019) en el campo de las artes.</p>2024-05-10T15:01:19-03:00Copyright (c) 2024 Noelia Moraleshttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7360Desecrated archives2024-05-17T14:16:26-03:00Noelia Moralesnoenoemorales@gmail.com<p>In this paper we will focus on the plays <em>Mi vida después</em> (2009) by the Argentine artist Lola Arias and Antígona Oriental (2012) by the Uruguayan playwright Marianella Morena. To do this, we will take as one of the possible axes of analysis, the comparative study of archives and their links with the forms of performance based on the concept of desecration by Giorgio Agamben (2013) and the reappropriation carried out by Lía Noguera (2019) in the field of arts.</p>2024-05-10T15:08:11-03:00Copyright (c) 2024 Noelia Moraleshttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7015Para Rocío Jurado, brevíssima cena insurgente2024-05-17T15:55:07-03:00Fabrício Trindade Pereirafabriciotrindade5@gmail.com<p>Este artigo é gesto escrito para emergir histórias ainda não contadas, é dedicatória para artistas, casas de shows e saunas LGBTQIAPN+ mineiras. Depois de 40 anos de carreira, em 2018, o ator transformista José Alberto In Concert (1952-2023) conquistou seu sonho de juventude: estrear no palco de um teatro. Sob direção de Fabrício Trindade (1988-), Zé, aos 66 anos, realizou uma exposição de si ao atuar na brevíssima cena insurgente <em>Para Rocío Jurado</em>.</p>2024-05-10T15:01:03-03:00Copyright (c) 2024 Fabrício Trindade Pereirahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7365Rocío Jurado, a very brief insurgent scene2024-05-17T14:16:26-03:00Fabrício Trindadefabriciotrindade5@gmail.com<p>This article is a gesture written to make untold stories emerge, it is a dedication to artists, concert halls, and LGBTQIAPN+ saunas in Minas Gerais. After a 40-year career, in 2018, dragging performer José Alberto In Concert (1952-2023) achieved his youthful dream: to debut on a theater stage. Under the direction of Fabrício Trindade (1988-), Zé, at 66 years old, exposed himself by acting in the very brief insurgent scene <em>Para Rocío Jurado</em>.</p>2024-05-10T15:09:18-03:00Copyright (c) 2024 Fabrício Trindadehttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6987Família, memória e sociedade2024-05-17T15:50:16-03:00Hayaldo Copquehcopque@uesb.edu.brÉrica Rodrigues dos Santosrsericars@gmail.comFernanda Silva Souzafernandasilvasouza285@gmail.comLorrayne Gabriela da Silva Bomfimlorrabomfim.uni@gmail.com<p>Este artigo analisa o experimento cênico <em>O Bosque</em>, composto por três solos autobiográficos que exploram as possibilidades de entrelaçamento entre o pessoal e o político na cena documental. Através da investigação das memórias familiares compartilhadas pelas atrizes-criadoras e de um diálogo teórico polifônico, com nomes como Annie Ernaux, Janaina Leite e bell hooks, busca-se compreender, sob uma perspectiva crítica, a relevância social da abordagem da família a partir da diversidade das experiências apresentadas.</p>2024-05-10T14:59:45-03:00Copyright (c) 2024 Hayaldo Copque, Érica Rodrigues dos Santos, Fernanda Silva Souza, Lorrayne Gabriela da Silva Bomfimhttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7364Family, memory and society2024-05-17T14:16:27-03:00Hayaldo Copquehcopque@uesb.edu.brÉrica Rodrigues dos Santosrsericars@gmail.comFernanda Silva Souzafernandasilvasouza285@gmail.comLorrayne Gabriela da Silva Bomfimlorrabomfim.uni@gmail.com<p>This article analyzes the theatrical experiment <em>O Bosque</em>, composed of three autobiographical solos that explore the possibilities of interweaving the personal and the political in documentary theater. Through the investigation of family memories shared by the actress-creators and a polyphonic theoretical dialogue, with names such as Annie Ernaux, Janaina Leite and bell hooks, this paper aims to comprehend, based on a critical perspective, the social relevance of the family approach based on the diversity of experiences presented.</p>2024-05-10T15:09:10-03:00Copyright (c) 2024 Hayaldo Copque, Érica Rodrigues dos Santos, Fernanda Silva Souza, Lorrayne Gabriela da Silva Bomfimhttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6998Como construir com escombros2024-05-17T15:45:08-03:00Guilherme Carréraguilhermecarrera@gmail.com<p>Entrevista com o diretor e dramaturgo Vinicius Calderoni sobre <em>Museu Nacional – Todas As Vozes do Fogo</em>, musical a respeito do incêndio que atingiu o Palácio de São Cristóvão, sede do museu localizada no Rio de Janeiro. Calderoni reflete sobre seu processo de criação, a construção dramatúrgica, as escolhas da encenação e as referências para o projeto. O espetáculo problematiza o papel do museu e sua relação com a sociedade.</p>2024-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Guilherme Carrérahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7363How to build with rubble2024-05-17T14:16:27-03:00Guilherme Carréraguilhermecarrera@gmail.com<p>Entrevista com o diretor e dramaturgo Vinicius Calderoni sobre <em>Museu Nacional – Todas As Vozes do Fogo</em>, musical a respeito do incêndio que atingiu o Palácio de São Cristóvão, sede do museu localizada no Rio de Janeiro. Calderoni reflete sobre seu processo de criação, a construção dramatúrgica, as escolhas da encenação e as referências para o projeto. O espetáculo problematiza o papel do museu e sua relação com a sociedade.</p>2024-05-10T15:15:54-03:00Copyright (c) 2024 Guilherme Carrérahttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7028A opção por documentar2024-05-17T15:41:25-03:00Marcelo Solermmsoler@yahoo.com<p>O artigo se propõe a problematizar a intencionalidade de se documentar como a força motriz que traz base para processos em teatro documentário, sem limitar, no entanto, esse fundamento como definidor ou classificatório. Para isso, elementos da história e teoria do cinema são trazidos à baila para ampliação de conceitos e exemplos de encenações documentais surgem para ilustrar a discussão.</p>2024-05-10T15:01:27-03:00Copyright (c) 2024 Marcelo Solerhttps://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7359The option for documentation2024-05-17T14:16:27-03:00Marcelo Solermmsoler@yahoo.com<p>This paper problematizes the intentionality of documenting oneself as the driving force behind the processes in documentary theater, without, however, limiting this basis as defining or classificatory. For this purpose, elements of film history and theory are resumed to expand concepts and examples of staging illustrate the discussion.</p>2024-05-10T15:08:02-03:00Copyright (c) 2024 Marcelo Soler