https://periodicos.ufop.br/ephemera/issue/feed Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto 2023-12-18T22:30:29-03:00 Éden Peretta edensp@ufop.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0229<br>Qualis A1</p> <p style="text-align: justify;">O Periódico publica ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas Artes Cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros, de modo a colaborar com o crescimento e difusão do conhecimento da área na América Latina.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação quadrimestral.</p> https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7082 Expediente 2023-12-15T12:08:54-03:00 Eden Peretta edensp@ufop.edu.br <p>Expediente</p> 2023-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Eden Peretta https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7081 Cenas Multiespécies: implicações artísticas entre plantas, animais não humanos e humanos 2023-12-15T16:10:58-03:00 Bárbara Carbogim barbaracarbogim@gmail.com Éden Peretta edensp@ufop.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">No presente editorial trazemos as inquietações práticas e conceituais que nos inspiraram a propor a temática do presente dossiê, bem como apresentamos individualmente cada&nbsp; ensaio ou artigo que dá corpo ao presente volume, ajudando-nos a refletir sobre a urgente temática ecológica e o necessário repensamento, também poético, sobre as relações multiespécies</span></p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-15T11:04:34-03:00 Copyright (c) 2023 Bárbara Carbogim, Éden Peretta https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7077 Unlearning anthropocentrism: the politics of knowledge in interspecies performance 2023-12-16T15:46:31-03:00 Laura Cull Ó Maoilearca laura.cull@ahk.nl <p><span style="font-weight: 400;">Como pensar a partir do emaranhamento humano na vida não-humana, em vez de a partir de uma suposição de separação e exceção? Como colocar em prática uma ética do conhecimento não universalizante e desumanista? Como praticar uma política do conhecimento em relação aos animais não-humanos, construída sobre o princípio de uma continuidade diferencial ou do parentesco na diferença, em vez da lógica da analogia que é a lógica partilhada do antropocentrismo e de outros modos opressivos de pensamento? Este artigo aborda a política performativa do conhecimento operante em relação aos conceitos de política, performance e animalidade, e a emergência da performance interespécies como uma prática ético-política referenciada no trabalho de Julietta Singh, Eva Meijer, Una Chaudhuri e Black Vegan Scholarship.</span></p> 2023-12-14T11:10:58-03:00 Copyright (c) 2023 Laura Cull Ó  Maoilearca https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7078 Desaprender o antropocentrismo: a política do conhecimento na performance interespécies 2023-12-15T12:53:55-03:00 Laura Cull Ó Maoilearca laura.cull@ahk.nl Luciana da Costa Dias luciana.dias@unb.br <p><span style="font-weight: 400;">Como pensar a partir do emaranhamento humano na vida não-humana, em vez de a partir de uma suposição de separação e exceção? Como colocar em prática uma ética do conhecimento não universalizante e desumanista? Como praticar uma política do conhecimento em relação aos animais não-humanos, construída sobre o princípio de uma continuidade diferencial ou do parentesco na diferença, em vez da lógica da analogia que é a lógica partilhada do antropocentrismo e de outros modos opressivos de pensamento? Este artigo aborda a política performativa do conhecimento operante em relação aos conceitos de política, performance e animalidade, e a emergência da performance interespécies como uma prática ético-política referenciada no trabalho de Julietta Singh, Eva Meijer, Una Chaudhuri e Black Vegan Scholarship.</span></p> 2023-12-14T11:18:26-03:00 Copyright (c) 2023 Laura Cull Ó Maoilearca; Luciana da Costa Dias https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6940 Encantados da Floresta e da Cidade: uma experiência a partir da disciplina Estudos do Corpo nas Artes Cênicas 2023-12-15T12:08:55-03:00 Carlos Alberto Ferreira da Silva carlosferreira1202@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A proposta deste texto é apresentar a experiência com os animais no decorrer da disciplina </span><em><span style="font-weight: 400;">Tópicos Especiais – Estudos do Corpo nas Artes Cênicas</span></em><span style="font-weight: 400;"> do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre. Neste viés, a partir de seis animais — o boto-cor-de-rosa, o jacaré, a cadela, a borboleta, o pássaro japiim e o boi —, busca-se, com um manifesto textual, apresentar os impactos, os desequilíbrios e os ataques gerados aos corpos da Floresta e da Cidade.</span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Carlos Alberto Ferreira da Silva https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6870 Saravá donos da terra: a figura do caboclo da umbanda na produção artística acadêmica Toró – ode à natureza ou quando o crime acontece como a chuva que cai 2023-12-15T12:08:55-03:00 Carina Maria Guimarães Moreira carinaguimaraes@ufsj.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Análise da representação do caboclo da umbanda no contexto do experimento teatral </span><em><span style="font-weight: 400;">Toró: ode à natureza ou quando o crime acontece como a chuva que cai </span></em><span style="font-weight: 400;">desenvolvido pelo Coletivo Fuzuê, em 2022, com base em revisão bibliográfica e observação em terreiros de umbanda. O artigo mostra as diferentes possibilidades do trabalho na dramaturgia, na música e na presença dos elementos corporais e rituais ligados ao caboclo da umbanda.</span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Carina Maria Guimarães Moreira https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6866 Um pequeno herbário de imagens-folhas: a maceração como dispositivo para elaboração das poéticas do tropeço 2023-12-18T22:30:29-03:00 Anderson Feliciano da Silva anderson.feliciano@aluno.ufop.edu.br Clóvis Domingos dos Santos clovipalco@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo configura-se como um cruzo entre oralidade e escrita, arquivo e repertório. Afirma a imaginação radical como estratégia política de reinvenção e poética capaz de estilhaçar o imaginário colonial. Daí um texto apresentado em forma de “escrito-conversa”, que a partir do diálogo entre dois autores, percorre algumas performances artísticas visando articular estéticas negras, rasuras epistêmicas e políticas vegetais. </span></p> 2023-12-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Anderson Feliciano da Silva, Clóvis Domingos dos Santos https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6872 Curadoria ecotrava: gênero ambiental, performance vegetal e tráfico de obras 2023-12-15T16:37:56-03:00 Dodi Leal dodi@alumni.usp.br Isadora Ravena ravenappgartes@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Como instaurar na cena uma cognição vegetal que rompa com a cisnormatividade? Articulamos aqui o delinear do conceito </span><em><span style="font-weight: 400;">Curadoria Ecotrava</span></em><span style="font-weight: 400;"> em artes cênicas que envolve o ato de conceber, elaborar e promover o exercício curatorial a partir de uma perspectiva travesti-ambiental. São analisadas, então, três experiências curatoriais: 1)</span><em><span style="font-weight: 400;"> Trava da Peste - Casa de Saberes Cego Aderaldo </span></em><span style="font-weight: 400;">(Quixadá/CE, 2023); 2) </span><em><span style="font-weight: 400;">Afetossíntese - 8ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo - MITsp </span></em><span style="font-weight: 400;">(São Paulo/SP, 2022); e</span> <span style="font-weight: 400;">3) </span><em><span style="font-weight: 400;">4° NIDO - Encuentro Internacional de Artes Vivas</span></em><span style="font-weight: 400;"> (Rivera - Uruguay, 2022).</span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Dodi Leal, Isadora Ravena https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6868 Viadoplantas: a proposição de uma néctapolítica 2023-12-18T09:12:47-03:00 Saile Moura Farias sailemouraf@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Acerca da ecologia, que materialidade pode ter a vida vegetal visualizada pelas óticas canônicas? Em vista disso, através da viadoplanta, cunha-se a néctapolítica. Constrói-se, portanto, o presente estudo propondo novos horizontes epistemológicos, bem como outras ações pedagógicas, dimensionadas por éticas bixas (Vidarte, 2019). Busca-se, portanto, uma ecologia decolonial (Ferdinand, 2022) nos estudos das artes cênicas.</span></p> 2023-12-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Saile Moura Moura Farias https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6925 Therodramaturgia: especulação imaginativa a partir da narrativa de viventes 2023-12-15T16:47:03-03:00 Flaviana Benjamin flabenjamin@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo propõe a Therodramaturgia: dramaturgia de viventes (selvagens ou não) para as artes da cena. Dessa maneira, apoia-se nas "narrativas de antecipação" (Despret, 2022, p. 11), como possibilidade do "gesto expressivo da escrita" (Massumi, 2017, p. 114), a partir da dramaturgia como exercício de imaginação especulativa tomando como aporte a observação do mundo natural de Maurice Maeterlinck (1862-1949). </span></p> <p><br style="font-weight: 400;"><br style="font-weight: 400;"></p> 2023-12-12T19:23:50-03:00 Copyright (c) 2023 Flaviana Benjamin https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6939 Imagem e animalidade: uma breve análise sobre a representação dos ‘Outros’ da história 2023-12-15T16:50:59-03:00 Thálita Motta Melo thalita.art@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">No presente artigo, percorro um caminho espiralar para tecer uma análise sobre a representação histórica dos povos, os sem rosto da história, diante da secular animalização como rebaixamento. Abordo duas obras de autoras mulheres — </span><span style="font-weight: 400;">Nastassja Martin</span><span style="font-weight: 400;"> e Ludmilla Ramalho — que tratam do encontro animal como um meio de dar contorno às existências, seja pela literatura ou pela performance, em uma alteridade radical.</span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 THÁLITA MOTTA MELO https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6927 O encontro com a barata: um espetáculo liminar 2023-12-15T12:08:55-03:00 Marcilene Lopes de Moura marcelamouramm@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo propõe um estudo do espetáculo </span><em><span style="font-weight: 400;">A Paixão segundo G.H.</span></em><span style="font-weight: 400;">, uma adaptação do romance de Clarice Lispector feita por Fauzi Arap, com atuação de Mariana Lima e direção de Enrique Diaz. Propomos um ponto de vista sistêmico para analisar os aspectos performativos engendrados pelo encontro da personagem G.H. com uma barata. </span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marcilene Lopes de Moura https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6931 Aos animais que dançam: como aprender com as metamorfoses do alimentar? 2023-12-15T12:08:55-03:00 Thiago Abel thiago.abel@hotmail.com Caio Picarelli caiopicarelli@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O artigo propõe uma abordagem criativa e poética em dança, inspirada na (po)ética do alimento presente no Ankoku Butô de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno. Com o intento de desarticular o antropocentrismo nas Artes da Cena, traz o conceito de animacidade defendido por Mel Y. Chen para o processo de criação. Tais saberes e fazeres são apresentados e postos em movimento a partir de uma das práticas do Núcleo Experimental de Butô.</span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Thiago Abel, Caio Picarelli https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6920 A confluência com os bichos em Heliônia Ceres 2023-12-15T12:08:56-03:00 Luciano Mendes Duarte Júnior lucianoduartejr@outlook.com Paulo Petronilio Correia ppetronilio@uol.com.br <p class="tm7"><span style="font-weight: 400;">Este artigo analisa a presença animal no conto “Olho de besouro”, da escritora alagoana Heliônia Ceres (1998). Para tal, discutiremos a zoologia fantástica na sua ficção e as demarcações entre humano e animal. O fio condutor será a noção de confluência do quilombola Antônio Bispo dos Santos (2023), em um esforço de descolonizar as leituras acerca da animalidade e avançar um pouco mais neste debate.</span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Luciano Mendes Duarte Júnior, Paulo Petronilio Correia https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7079 O jardim especulativo 2023-12-15T16:59:27-03:00 Erin Manning erintango@gmail.com Bianca Scliar bianca.mancini@udesc.br <p><span style="font-weight: 400;">O Jardim Especulativo é um dos textos que compõem o livro </span><em><span style="font-weight: 400;">Out of Clear</span></em><span style="font-weight: 400;">, onde a filósofa, artista e ativista Erin Manning ensaia sobre os desafios e descobertas oriundos da instauração do 3Ecologies Institute, centro de pedagogias transversais, advindo do </span><em><span style="font-weight: 400;">Sense Lab</span></em><span style="font-weight: 400;">, sediado na vila de Saint-Anne du Lac, (Quebec, Canada). A partir dos aprendizados e caminhadas que incluem o plantio, manejo e a poda das árvores no 3E, a autora formula a noção de </span><em><span style="font-weight: 400;">valiação. </span></em><span style="font-weight: 400;">Manning sublinha a importância em desfazer as distâncias entre sujeito e natureza, práticas culturais e gestão dos recursos e questiona o escalonamento de soluções diante do colapso ambiental. O trabalho nos confronta a profundidade das raízes da branquitude instaurada sobre os modos com os quais nos relacionamos com a terra.</span></p> 2023-12-14T11:25:55-03:00 Copyright (c) 2023 Erin Manning; Bianca Scliar https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6926 Relatos com cardumes: três imersões “apeixonadas” interespécies 2023-12-15T18:28:26-03:00 Ciane Fernandes cianef@gmail.com <p class="p1"><span style="font-weight: 400;">Três relatos de experiências de Somática e dança com peixes, duas delas realizadas com meu filho neurodivergente Lucio Di Franco, no mar do Porto da Barra, Salvador BA, entre novembro de 2022 e abril de 2023. A maioria dos relatos foi inicialmente gravada em formato de áudio logo após as imersões e compartilhados em grupos que sobrepõem ensino, pesquisa e extensão, como na performance Lugar sem Fala (Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, 2022) e a palestra performativa&nbsp; Movimento e Estados Aquáticos (evento Trançar, organizado por Ana Pais e Daniela Guimarães, UFBA, 2023).</span></p> 2023-12-12T14:46:21-03:00 Copyright (c) 2023 Ciane Fernandes https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6933 Colecionadores e diplomatas: pistas acerca da criação das sonoridades dos espetáculos De perto uma pedra e DeBanda 2023-12-15T17:08:20-03:00 Guilherme Mayer guigammmayer@gmail.com César Lignelli cesarlignelli@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O artigo trata da criação de sonoridades em espetáculos. Objetiva-se apresentar aspectos da forma de trabalho de João Bento e César Lignelli, nas composições </span><em><span style="font-weight: 400;">De perto uma pedra</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2018) e </span><em><span style="font-weight: 400;">DeBanda</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2019). Para o desenvolvimento do objetivo recorreu-se aos termos Colecionador e Diplomata, nas perspectivas de Benjamin (2007) e Latour (2004), respectivamente, assim como a busca de respostas a um dilema investigado junto à exposição dos trabalhos destes artistas. </span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Guilherme Mayer, César Lignelli https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/5431 Anam Cara: bodies-in-absence: surviving performance practices in light of the pandemic: a collective film work in remote isolation 2023-12-16T15:51:04-03:00 Andrea Pagnes pagnes@vest-and-page.de <p><span style="font-weight: 400;">Este texto é uma confluência de várias palestras e conversas on-line de VestAndPage que aconteceram durante os dois anos da pandemia (2020-2021) sobre os temas: a ausência do performer, virtualidade, o sentido do tempo durante a pandemia, acompanhando a exibição do filme baseado na performance </span><em><span style="font-weight: 400;">ANAM CARA - Mirror in the Mirror </span></em><span style="font-weight: 400;">(2020) [</span><em><span style="font-weight: 400;">Espelho no espelho</span></em><span style="font-weight: 400;">, em tradução literal]. Conversas e exibições foram apresentadas no contexto de festivais internacionais de arte performática e encontros, os quais, devido à COVID-19, tiveram que acontecer on-line. Na América Latina, notavelmente nas </span><em><span style="font-weight: 400;">La Pocha Nostra Virtual School of Performance Dreams and Psychomagic</span></em><span style="font-weight: 400;"> (Mexico/US), </span><em><span style="font-weight: 400;">Acciones al Margen</span></em><span style="font-weight: 400;"> (Colombia), </span><em><span style="font-weight: 400;">Microcine de Performance </span></em><span style="font-weight: 400;">(Chile), </span><em><span style="font-weight: 400;">Videobardo</span></em><span style="font-weight: 400;"> (Argentina), </span><em><span style="font-weight: 400;">CINE+PERFO</span></em><span style="font-weight: 400;"> (Argentina), </span><em><span style="font-weight: 400;">LATITUDES</span></em><span style="font-weight: 400;"> (Bolivia). Este texto foi editado como um olhar retroativo sobre as reflexões, considerações, experiências, e dificuldades encontradas para adaptar performances e práticas artísticas ao vivo na internet para continuar atuando, pois, em muitos países, espaços de performance foram fechados, eventos públicos cancelados, e as ruas fechadas, mesmo que por razões de segurança. O texto inclui imagens de performances e um anexo que abrange as palavras faladas e a partitura do filme.&nbsp;</span></p> 2023-12-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Andrea Pagnes https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6856 Arte e espiritualidade: influências antroposóficas sobre a técnica de Michael Chekhov 2023-12-15T17:24:49-03:00 Luciana Barone lubarone@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho enfoca as influências da Antroposofia sobre a técnica teatral de Michael Chekhov, visando compreender o papel da espiritualidade no fazer artístico destas duas abordagens. Para tanto, perpassa as noções da Antroposofia como corpos físico, etérico e astral; mundos físico e suprassensível; imaginação; meditação; Gesto de Alma e Euritmia, buscando identificar ressonâncias na sistematização de Chekhov para a atuação.</span></p> 2023-12-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Luciana Barone https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6918 Dança do ventre: submissão ou liberdade? 2023-12-16T15:52:57-03:00 Cátia Davoglio Ribas mahailabrysa@gmail.com Flávia Valle flavia.valle@ufrgs.br <p><span style="font-weight: 400;">O texto problematiza o papel de artistas mulheres de dança do ventre em relação ao uso da sensualidade de seu corpo. De que forma o dito erotismo na dança do ventre pode ser uma prática de liberdade para elas? A experiência profissional das autoras, no âmbito da dança, contribui para possíveis interpretações. Conclui-se que se deve ir além da imagem do senso comum da mulher oriental, submissa e que dança apenas para o prazer do homem.&nbsp;</span></p> 2023-12-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Cátia Davoglio Ribas , Flavia Valle https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6826 O Bumba meu boi do Maranhão: da tradição aos palcos contemporâneos de São Luís 2023-12-15T17:41:21-03:00 Raylson Silva da Conceição contabilraylson@gmail.com Tania Cristina Costa Ribeiro tania.ribeiro@ufma.br <p><span style="font-weight: 400;">O artigo examina a presença do Bumba meu boi no teatro contemporâneo maranhense. O monólogo O Miolo da Estória, de Lauande Aires, é utilizado como objeto de análise, juntamente com entrevistas com o artista. Os resultados destacam a importância do diálogo entre tradição e inovação na produção cultural contemporânea do Maranhão. O folguedo é renovado e adquire novos significados por meio do teatro.</span></p> 2023-12-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Raylson Silva da Conceição, Tania Cristina Costa Ribeiro https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/5395 In time of plagues: a conversatorium between Andrea Pagnes and Guillermo Gómez-Peña 2023-12-16T15:51:40-03:00 Andrea Pagnes pagnes@vest-and-page.de Guillermo Gómez-Peña ephemerajournal@ufop.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">De fevereiro de 2020 a agosto de 2021, Andrea Pagnes esteve em constante diálogo e troca poética, on-line, com o poeta e artista performático Guillermo Gómez-Peña. Este presente texto é um extrato editado de seus encontros virtuais, de poemas e performances on-line cultivados digitalmente entre eles, os quais posteriormente fundiram-se em um trabalho videográfico de Verena Stenke (VestAndPage). As palavras dos artistas se desenvolveram como uma resposta crônica a múltiplas pandemias, incluindo a COVID-19, os vírus do racismo, da colonização, do confinamento, do deslocamento forçado, e das doenças mentais. As considerações poético-filosóficas dos artistas buscam lançar uma luz radical e poética sobre os abismos de nosso tempo, como a supremacia branca, opressão, violência, isolamento digital, morte, e, em última instância: a sobrevivência a tudo isso através da criação artística.</span></p> 2023-12-11T14:14:42-03:00 Copyright (c) 2023 Andrea Pagnes