Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto https://periodicos.ufop.br/ephemera <p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0229<br>Qualis A1</p> <p style="text-align: justify;">O Periódico publica ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas Artes Cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros, de modo a colaborar com o crescimento e difusão do conhecimento da área na América Latina.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação quadrimestral.</p> pt-BR <p>O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.&nbsp;</p> <p>O documento publicado será distribuído nos termos da<a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/">&nbsp;Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)</a>&nbsp;que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.</p> ephemerajournal@ufop.edu.br (Éden Peretta) periodicos.sisbin@ufop.edu.br (TI) Qua, 27 Ago 2025 15:17:21 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação do dossiê https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8189 <p>Apresentação do dossiê:<br>A cena na política e a política na cena</p> Christina Fornaciari, Júlia Guimarães, Júlia Morena Costa, Juliana Coelho, Raquel Castro, Thálita Motta Copyright (c) 2025 Christina Fornaciari, Júlia Guimarães, Júlia Morena Costa, Juliana Coelho, Raquel Castro, Thálita Motta https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8189 Qua, 06 Ago 2025 12:56:17 -0300 Presentation of the Special Issue https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8200 <p>Presentation of the Special Issue: "The scene in politics and politics in the scene".</p> Christina Fornaciari, Júlia Guimarães, Júlia Morena Costa, Juliana Coelho, Raquel Castro, Thálita Motta Copyright (c) 2025 Christina Fornaciari, Júlia Guimarães, Júlia Morena Costa, Juliana Coelho, Raquel Castro, Thálita Motta https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8200 Seg, 18 Ago 2025 20:44:10 -0300 Mulheres na política https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8035 <p>Este ensaio aborda três das estratégias da extrema direita contemporânea para diminuir a clivagem de gênero nas eleições, a saber: a desvalorização e perseguição às práticas, estudos e discursos de mitigação das desigualdades de gênero e dos direitos sexuais; as campanhas midiáticas de retorno das mulheres ao espaço doméstico; e a instrumentalização das mulheres como adjacentes para candidaturas e políticas masculinas. Propõe-se, para isso, a analisar as produções cênicas de influencers tradwifes como campanhas de domesticação e o uso de mulheres adjacentes, em especial, as primeiras-damas das eleições de 2022, como espetacularização da construção de lugares binários e estereotipados de gênero para as mulheres na micro e na macropolítica, de forma associada.</p> Júlia Morena Costa Copyright (c) 2025 Júlia Morena Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8035 Qui, 05 Jun 2025 08:03:49 -0300 Women in politics https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8167 <p>This essay details three strategies of the contemporary far right to reduce the gender cleavage in elections: the devaluation and persecution of practices, studies, and discourses to mitigate gender inequalities and sexual rights; media campaigns to return women to the domestic space; and the instrumentalization of women as adjunct to male candidacies and policies. For this, it proposes to analyze the scenic productions of tradwife influencers (such as domestication campaigns) and the use of adjunct women (especially first ladies) in the 2022 elections as a spectacularization of the construction of binary and stereotyped gender places for women in micro and macropolitics in an associated way.</p> Júlia Morena Silva Costa Copyright (c) 2025 Júlia Morena Silva Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8167 Qua, 16 Jul 2025 20:37:04 -0300 Anotações sobre as raízes estéticas do fascismo https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7753 <p class="western" align="JUSTIFY">O artigo pretende desdobrar a hipótese de Peter Sloterdijk, em “Crítica da Razão Cínica”, segundo a qual a emergência do fascismo se deve ao estabelecimento de uma ética cínica na cultura – um cinismo moderno, filho bastardo do combativo cinismo grego. Para tanto, será necessário resgatar a figura de Diógenes, o filósofo antigo, sua relação com o corpo social e sua ética da “fala franca”. Em seguida, pretendemos delinear o que seria uma estética do fascismo a partir de suas bases cínicas, adaptadas à lógica social – a exemplo do personagem Peachum, de Bertolt Brecht, e do Sobrinho, de Denis Diderot – para, enfim, aproximarmos tal estética ao modo de governar do fascismo.</p> João Guilherme Paiva Copyright (c) 2025 João Guilherme Paiva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7753 Seg, 24 Mar 2025 13:06:14 -0300 Notes on the aesthetic roots of fascism https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8122 <p>This article aims to unfold Peter Sloterdijk’s hypothesis, in “Critique of Cynical Reason,” according to which the emergence of fascism is due to the establishment of a cynical ethic in culture – a modern cynicism, a bastard offspring of the combative Greek cynicism. To this end, it will be necessary to rescue the figure of Diogenes, the ancient philosopher, his relationship with the social body and his ethic of “truth-telling.” Next, we intend to outline what would be an aesthetic of fascism from its cynical bases, adapted to social logic – such as the character Peachum, by Bertolt Brecht, and the Nephew, by Denis Diderot – to finally bring such an aesthetic closer to the mode of government of fascism.</p> João Guilherme Paiva Copyright (c) 2025 João Guilherme Paiva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8122 Seg, 14 Jul 2025 19:13:29 -0300 A poética do deboche contra a máquina de desinformação da extrema direita https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7713 <p class="western">Este artigo se debruça sobre os ataques das extremas direitas a um dos fundamentos da democracia: o conceito de verdade. A análise detalha o funcionamento da máquina de desinformação global operada por esses grupos e propõe estratégias para enfrentá-la. Identificando a desinformação como um fator central na radicalização do eleitorado — uma força que dissolve a realidade compartilhada e que cria uma episteme apartada de outros setores da sociedade — o texto sugere princípios artísticos para montar táticas que explorem as vulnerabilidades dessa máquina. A arte digital é destacada como uma ferramenta estratégica contra a extrema direita, exemplificada pela experiência da própria artista que, nas eleições brasileiras de 2022, utilizou humor e entretenimento nas redes digitais como forma de militância. O trabalho inicial, voltado ao ‘vira-voto’, consistiu em cenas compostas de materiais de campos heterogêneos que reorganizavam poeticamente as notícias sob uma ótica alternativa à da grande mídia. A partir dessa prática, emergiu uma estratégia para desafiar as epistemes de extrema direita, incentivando um debate político que transcende a racionalidade stricto sensu. O artigo percebe a ação digital como vital para amplificar movimentos sociais e desconstruir a radicalização, promovendo um ambiente de informação equilibrado e contribuindo para um mundo mais inclusivo e compartilhado.</p> Luciana Mizutani Copyright (c) 2025 Luciana Mizutani https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7713 Sex, 28 Mar 2025 07:41:01 -0300 The poetics of mockery against the far-right disinformation machine in digital platforms https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8169 <p>This article examines the attacks by far-right movements on one of democracy’s core principles: the concept of truth. The analysis details the workings of the global disinformation machine operated by these groups and proposes strategies to tackle it.&nbsp; Identifying disinformation as a central factor in the radicalization of the electorate—a force that dissolves shared reality and creates an episteme detached from other sectors of society —, the text suggests artistic principles to set up tactics that explore the vulnerabilities of this machine. Digital art is highlighted as a strategic tool against the far right, exemplified by the experience of the artist herself who, in the 2022 Brazilian elections, used humor and entertainment on digital media as a form of militancy. The initial work, aimed at “vote-shifting,” consisted of scenes composed of materials from heterogeneous fields that poetically reorganized the news from an alternative perspective to that of the mainstream media. This practice became a strategy to challenge the epistemes of the far right, encouraging a political debate that transcends stricto sensu rationality. The article perceives digital action as vital to amplify social movements and deconstruct radicalization, promoting a balanced information environment and contributing to a more inclusive and shared world.</p> Luciana Mizutani Copyright (c) 2025 Luciana Mizutani https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8169 Sex, 18 Jul 2025 16:17:14 -0300 O gesto das palmas na performance contra Gisberta https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7627 <p>O artigo examina a contestação ao espetáculo Gisberta, solo do ator Luis Lobianco que estreou no Rio de Janeiro em 2017 e narra a história real de uma mulher brasileira assassinada em Portugal por motivo de transfobia. O artigo parte da exposição do lugar de fala do autor, depois sintetiza a oposição à obra por parte de coletivos trans, que mobilizaram manifestações dentro e fora do teatro e, por fim, relata a intervenção da atriz Dandara Vital em uma apresentação de 2018 no Teatro Rival.</p> Marcio Freitas Copyright (c) 2025 Marcio Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7627 Seg, 14 Abr 2025 16:44:16 -0300 The clapping gesture in the performance against Gisberta https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8146 <p>This article explores the debate surrounding the play <em>Gisberta</em>, a solo performance by actor Luis Lobianco that premiered in Rio de Janeiro in 2017. The performance tells the true story of a Brazilian woman murdered in Portugal due to transphobia. The article begins by presenting the author’s perspective, then summarizes the opposition performed by trans collectives, which organized demonstrations both inside and outside the theater, and, finally, it details actress Dandara Vital’s intervention during a 2018 performance at Teatro Rival.</p> Marcio Freitas Copyright (c) 2025 Marcio Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8146 Ter, 15 Jul 2025 17:46:20 -0300 Para salvar os bichos https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7706 <p>O artigo retorna à performance La Bête, de Wagner Schwartz, oito anos depois da deflagração de sua polêmica em 2017, analisando os seus procedimentos formais face à fortuna crítica acumulada durante o período, assim como levando em conta o romance autobiográfico escrito pelo artista e lançado em 2023. Ao longo da análise crítica, serão revelados como os seus três procedimentos basilares – a interrupção, a suspensão e a transformação – podem servir como modelos para pensar o país e os seus conflitos sócio-políticos, mas também o próprio estatuto da obra de arte contemporânea frente aos impasses atuais.</p> Daniel Freire Guerra Copyright (c) 2025 Daniel Freire Guerra https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7706 Seg, 24 Mar 2025 13:10:03 -0300 To save the beasts https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8132 <p>The article revisits Wagner Schwartz’s performance La Bête, eight years after the controversy it sparked in 2017, analyzing its formal procedures in the light of the critical reception accumulated during the period, as well as taking into account the artist’s autobiographical novel written and published in 2023. Throughout the critical analysis, it will be revealed how its three basic procedures – interruption, suspension and transformation – can serve as models for reflecting on the country’s socio-political conflicts, but also on the status of contemporary art itself in the face of current impasses.</p> Daniel Freire Guerra Copyright (c) 2025 Daniel Freire Guerra https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8132 Seg, 14 Jul 2025 19:06:58 -0300 Liberdade de expressão artística e contrapúblicos conservadores https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7727 <p>O artigo examina as tensões em torno da liberdade de expressão artística no Brasil, destacando as controvérsias envolvendo a performance Desenhando com Terços, de Márcia X., e o espetáculo O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu, protagonizado pela atriz trans Renata Carvalho, ambas tomadas como exemplares das manifestações de censura contemporânea. Para aprofundar a análise dessas controvérsias, o artigo se fundamenta na sociologia dos problemas públicos, tendo como princípio metodológico a ordenação dos distúrbios e situações problemáticas, bem como dos públicos e arenas criadas. A análise revela que, nos embates entre diferentes regimes de ajuizamento, emerge e se consolida um contrapúblico de extrema direita, que atua por meio de performances disruptivas, disputa o cenário cultural e busca cercear as produções artísticas que confrontam seus valores conservadores.</p> CAROLINE DUMAS OLIVEIRA, JOÃO LUIZ PEREIRA DOMINGUES, GIULIANA D'EL REI DE SÁ KAUARK Copyright (c) 2025 CAROLINE DUMAS OLIVEIRA, JOÃO LUIZ PEREIRA DOMINGUES, GIULIANA D'EL REI DE SÁ KAUARK https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7727 Qua, 05 Fev 2025 00:00:00 -0300 Freedom of artistic expression and conservative counterpublics https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8163 <p>This article examines the tensions regarding freedom of artistic expression in Brazil, focusing on the controversies triggered by the performance Desenhando com Terços (Drawing with Rosaries), by Márcia X., and the play O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu (The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven), starring the trans actress Renata Carvalho, both taken as paradigmatic of contemporary forms of censorship. To deepen the analysis of these controversies, the article draws on the sociology of public problems, adopting as a methodological principle the ordering of disturbances and problematic situations, as well as the publics and arenas they bring into being. The analysis reveals that, in clashes between different regimes of judgment, a far right counterpublic emerges and consolidates itself, acting through disruptive performances, contesting the cultural landscape, and seeking to restrict artistic productions that challenge its conservative values.</p> CAROLINE DUMAS OLIVEIRA, JOÃO LUIZ PEREIRA DOMINGUES, GIULIANA D'EL REI DE SÁ KAUARK Copyright (c) 2025 CAROLINE DUMAS OLIVEIRA, JOÃO LUIZ PEREIRA DOMINGUES, GIULIANA D'EL REI DE SÁ KAUARK https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8163 Qua, 16 Jul 2025 00:25:20 -0300 O outro é um eu - parte 2 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7859 <p>Tentativa de situar a criação artística e particularmente teatral dentro do ambiente específico ideológico dos últimos anos no Brasil, em que o chamado “campo progressista”, acuado, parece tornar-se mais e mais impermeável ao pensamento crítico e autocrítico. O texto procura mesclar análises de alguns acontecimentos teatrais importantes dos últimos anos para propor um olhar sobre o pensamento dissidente em um período de refluxo como o que vivemos.</p> Alexandre Martins Copyright (c) 2025 Alexandre Martins https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7859 Qui, 05 Jun 2025 07:46:42 -0300 The other is an I – part 2 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8187 <p>This is an attempt to situate artistic, particularly theatrical creation, within the specific ideological environment of recent years in Brazil, in which the so-called “progressive front,” under threat, seems increasingly impervious to critical and self-critical thinking. The article seeks to merge analyses of several significant theatrical events from recent years to propose a perspective on dissident thinking in a period of reflux such as the one we are experiencing.</p> Alexandre Martins Copyright (c) 2025 Alexandre Martins https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8187 Seg, 04 Ago 2025 20:09:54 -0300 No que pensa o gado? https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8037 <p>No maior curral do mundo, bois e gente dividem o mesmo pasto, ruminando. Entre estupros e monoculturas, o agro canta hinos vazios enquanto devora a terra e a memória. Este breve ensaio-ficção desmonta a antiestética “agropop” do Brasil-exportação e pergunta, com dentes afiados: no fundo da goela do gado, há pensamento ou só ração?</p> Bruna Kalil Othero Copyright (c) 2025 Bruna Kalil Othero https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8037 Qui, 05 Jun 2025 08:59:07 -0300 What’s the cattle’s thoughts? https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8168 <p>In the largest corral in the world, cattle and people share the same pasture, chewing cud. Between rapes and monocultures, agribusiness sings empty hymns while devouring land and memory. This brief essay-fiction dismantles the anti-aesthetic “agropop” of Brazil-exportation and asks with sharp teeth: does the bottom of the cattle throat hold thought or just feed?</p> Bruna Kalil Othero Copyright (c) 2025 Bruna Kalil Othero https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8168 Qui, 17 Jul 2025 18:57:53 -0300 “Eu sempre fui do teatro, eu sempre fui de um outro lugar” https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8036 <p>A presente entrevista com a atriz, diretora e vereadora Cida Falabella parte do desejo de propor uma interlocução direta com uma cidadã cuja trajetória articula práticas artísticas e ação política, em diálogo com o teatro coletivo, as lutas sociais e a formulação de políticas públicas de cultura. A partir de sua experiência nos grupos Sonho &amp; Drama e ZAP 18, Cida Falabella discute, em primeiro momento, os modos de criação colaborativa e o legado do teatro épico brechtiano como forma de engajamento crítico com a realidade social. Em seguida, destaca a performatividade política como operador central de sua atuação pública, tanto nas cenas teatrais quanto no parlamento municipal de Belo Horizonte, onde seu corpo, voz e presença cênica tensionam os códigos institucionais e instauram outras formas de escuta e dissenso. Ao articular memória, formação e militância, a entrevista evidencia os efeitos micropolíticos de uma práxis artística comprometida com a transformação social e com a produção de novas territorialidades culturais em contextos periféricos.</p> Juliana Coelho, Thálita Motta, Maria Aparecida Vilhena Falabella Copyright (c) 2025 Juliana Coelho de Souza Ladeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8036 Qui, 05 Jun 2025 08:09:29 -0300 “I have always belonged to the theater, I have always belonged to another place” https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8193 <p>This interview with Cida Falabella - actress, director, and city councilor - is motivated by the desire to engage in a direct discussion with a citizen whose path articulates artistic practices and political action, in dialogue with collective theater, social struggles, and the conception of public cultural policies. Drawing upon her extensive involvement with the theater groups Sonho &amp; Drama and ZAP 18, Cida Falabella first discusses the means of collaborative creation and the legacy of Brechtian epic theater as a form of critical engagement with social reality. She then highlights political performativity as a central operator in her public actions, both in theater scenes and in the municipal parliament of Belo Horizonte, where her body, voice, and stage presence challenge institutional codes and establish other forms of listening and dissent. By articulating memory, education, and activism, the interview reveals the micro-political impacts of an artistic praxis committed to social transformation and the production of new cultural territorialities in peripheral contexts.</p> Juliana Coelho, Thálita Motta, Maria Aparecida Vilhena Falabella Copyright (c) 2025 Juliana Coelho de Souza Ladeira, Thálita Motta, Maria Aparecida Vilhena Falabella https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8193 Dom, 10 Ago 2025 18:57:26 -0300 QAnons, antivacinas e influenciadores de bem-estar https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8034 <p>Estudiosos de diversas áreas destacaram o vínculo entre teorias da conspiração, o discurso espiritual da new age e o bem-estar. Este artigo contribui para este campo de estudo ao analisar criticamente os mecanismos semióticos subjacentes que governam a sobreposição entre as teorias da conspiração relacionadas ao QAnon, antivacina e Covid-19, a espiritualidade da Nova Era e o bem-estar. De uma perspectiva lotmaniana, faço uma análise semiótica crítica dos vínculos entre esses três domínios discursivos durante a pandemia de Covid-19, concentrando-me especialmente na página do Facebook da influenciadora de saúde alternativa Christiane Northrup. Para fazer isso, baseio-me no conceito de tradução de Lotman, bem como em seu desenvolvimento no campo da semiótica cultural. Combinando a teoria da tradução de Lotman com a semiótica discursiva de Greimas, afirmo que o vínculo entre teorias da conspiração, espiritualidade e bem-estar é baseado nas traduções de cinco elementos culturais semióticos: (i) tramas narrativas básicas; (ii) temas e papéis temáticos; (iii) figuras; (iv) características plásticas; e (v) paixões coletivas. Com base nesta análise, também busco detalhar como funciona a tradução de Lotman, observando quais características semióticas são exatamente traduzidas quando dois ou mais semiosferas entram em contato, bem como em que lógicas essa tradução se baseia.</p> Paolo Demuru Copyright (c) 2025 Direitos autorais de Informa UK Limited/Taylor & Francis Group cedidos para o autor, Paolo Demuru, exclusivamente para esta publicação. https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/8034 Qua, 20 Ago 2025 00:00:00 -0300 Do giro à gira https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7379 <p data-start="76" data-end="1522">Criar poéticas e pedagogias relacionais e engajadas, corporificadas, no campo do teatro, se tornou uma (auto)provocação do autor, diante das demandas conjunturais de um mundo fraturado, no período que compreende a pandemia que acometeu o mundo, desde 2020, aos tempos em busca da superação de seus efeitos. Reconhece-se como uma urgência, nos mais diversos contextos formativos e de criação, pensar e inventar estratégias coletivas, no plano da ação, que considerem as transformações nos modos de viver, as maneiras como as relações vêm sendo construídas e a demanda de subversão de formas dominantes, hegemônicas, de pensar e criar, de produzir conhecimento. Assim, este estudo compõe uma cartografia que, em uma abordagem autoetnográfica, mapeia alguns princípios e procedimentos que atravessam o percurso do autor, no sentido de investigar e criar poéticas e pedagogias teatrais atravessadas por arranjos dissidentes, composições e processos criativos e pedagógicos descoloniais e decoloniais (Walsh, 2017). Abordagens presentes em conceitos como “corazonar” (Santos, 2021), “giro” e “gira” (Rufino, 2021), para pensar outras epistemologias, e o pensamento em torno de uma “pedagogia engajada” (hooks, 2017) são articuladas na proposta do autor, enquanto artista-professor-pesquisador, em prol de experiências relacionais e contextualizadas, frente à emergência de outras práticas e outros modos de coexistência e criação, na arte e na vida.</p> Vinícius da Silva Lírio Copyright (c) 2025 Vinícius da Silva Lírio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7379 Qui, 05 Jun 2025 08:59:40 -0300 O olhar de Antígona através dos tempos https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7674 <p>Ao longo de mais de dois mil e quinhentos anos, a personagem trágica Antígona nos lança o seu olhar sobre as leis positivas dos homens e sobre o direito fundamental de enterrar o cadáver de seu irmão. Cada nova aparição da personagem traz questionamentos sobre o seu papel e a sua insistência política frente ao contexto em que é reencenada. Este artigo apresenta uma leitura crítica da dramaturgia da peça Tragédia, de Quatroloscinco (2019), a partir sobretudo da teoria de Georges Didi-Huberman acerca da imagem crítica, com o objetivo de analisar de que forma o grupo relê essa personagem clássica e se insere em uma linhagem de reescritas do mito, relacionando-o ao contexto político do país. Para isso, propomos quatro questões centrais sobre a personagem na peça: de onde vem esse olhar de Antígona? O que ela observa? O que ela nos diz? A que nos leva esse olhar? A conclusão desta análise é de que o grupo, dessa forma, convoca o público a questionar o olhar e seus pontos de vista sobre o contexto político atual no Brasil, apresentando uma Antígona que insiste em aparecer, apesar de tantas vezes morta.</p> Flávia Almeida Vieira Resende Copyright (c) 2025 Flávia Almeida Vieira Resende https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7674 Qui, 05 Jun 2025 09:00:16 -0300 Entre a luz e a sombra https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7768 <p>A escola configura-se como um lócus de corpos em constante processo de formação. Neste contexto, o ensino de Teatro representa uma valiosa oportunidade para ampliar a percepção corpórea ao longo do desenvolvimento dos estudantes. Entre as diversas possibilidades de experimentação cênica, destaca-se o Teatro de Sombras como um recurso metodológico que permite a exploração sensível e criativa dos corpos na interação entre luz e sombra. Este artigo tem como objetivo analisar o uso do Teatro de Sombras como estratégia para a promoção da aprendizagem significativa entre estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas, DF, envolvendo 250 estudantes. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a criação de cenas utilizando a linguagem do teatro de sombras, as quais foram apresentadas e compartilhadas com os colegas de classe, evidenciando o potencial da prática cênica como instrumento pedagógico.</p> Jailson Araujo Carvalho Copyright (c) 2025 Jailson Araujo Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7768 Qui, 05 Jun 2025 09:00:51 -0300