Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto https://periodicos.ufop.br/ephemera <p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0229<br>Qualis A1</p> <p style="text-align: justify;">O Periódico publica ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas Artes Cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros, de modo a colaborar com o crescimento e difusão do conhecimento da área na América Latina.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação quadrimestral.</p> pt-BR <p>O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.&nbsp;</p> <p>O documento publicado será distribuído nos termos da<a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/">&nbsp;Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)</a>&nbsp;que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.</p> ephemerajournal@ufop.edu.br (Éden Peretta) periodicos.sisbin@ufop.edu.br (TI) Qui, 05 Dez 2024 17:38:57 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7729 Éden Peretta Copyright (c) 2024 Éden Peretta https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7729 Qua, 27 Nov 2024 20:59:39 -0300 Apresentação do dossiê https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7699 André Magela, Marcelo Rocco Copyright (c) 2024 André Magela, Marcelo Rocco https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7699 Seg, 11 Nov 2024 09:15:50 -0300 Presentation of the Special Issue https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7723 André Magela, Marcelo Rocco Copyright (c) 2024 André Magela, Marcelo Rocco https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7723 Seg, 25 Nov 2024 17:45:04 -0300 Sala de aula de atuação e a noção grotowskiana de contato https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7616 <p>Nesse ensaio, busca-se refletir como, em um ‘trabalho colaborativo no tempo’, determinadas tradições teatrais têm a possibilidade de nos convidar a experimentar outros modos de viver, diversos daqueles – neoliberais - que nos estão adoecendo. Desenvolve-se essa reflexão apresentando algumas pesquisas realizadas em sala de aula de atuação e em laboratórios, com ênfase na noção grotowskiana de ‘contato’. Essa noção, vivenciada como uma ‘palavra praticada’, investigada e inventada em processos de ensino/aprendizagem, oferece uma espécie de antídoto ao “modo indivíduo neoliberal”, permitindo que se refaçam vínculos e se experienciem de maneira corporificada modos de convivência, de coexistência e de co-particip-ação nos fluxos de vida.</p> Tatiana Motta Lima Copyright (c) 2024 Tatiana Motta Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7616 Qui, 17 Out 2024 15:06:28 -0300 Acting classroom and the Grotowskian notion of contact https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7657 <p>In this essay, we seek to reflect on how, in “collaborative work over time”, certain traditions of theatre are able to invite us to experience other ways of living, distinct from those - neoliberal ones - that are making us sick. This reflection is developed through the presentation of some research developed in the acting classroom and laboratories, with an emphasis on the Grotowskian notion of “contact”. This notion, experienced as a “practiced word” and investigated and (re)invented in teaching/learning processes, offers a kind of antidote to the “neoliberal individual way of being”, enabling the reestablishment of ties and the embodied experience of ways of co-living, coexistence, and co-particip-a(c)tion in the flows of life.</p> Tatiana Motta Lima Copyright (c) 2024 Tatiana Motta Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7657 Sáb, 26 Out 2024 03:55:01 -0300 “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7238 <p>Este artigo é um relato de práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de teatro durante a pandemia da doença Covid-19. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em dados bibliográficos e documentais, e propôs-se a elaboração de um relato crítico-reflexivo por meio do qual se compartilha as dificuldades e os desafios relacionados ao ensino de teatro no ano de 2020.</p> Victor Hugo Neves de Oliveira, Ana Paula da Silva Santos Copyright (c) 2024 Victor Hugo Neves de Oliveira, Ana Paula da Silva Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7238 Ter, 29 Out 2024 13:47:27 -0300 “Let me speak, not my scars” https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7687 <p>This text is a report on pedagogical practices developed for teaching theater during the Covid-19 pandemic. Methodologically, qualitative research was carried out, based on bibliographic and documentary data, and it was proposed to prepare a critical-reflective report through which the difficulties and challenges related to theater teaching in 2020 are shared.</p> Victor Hugo Neves de Oliveira, Ana Paula da Silva Santos Copyright (c) 2024 Victor Hugo Neves de Oliveira, Ana Paula da Silva Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7687 Seg, 04 Nov 2024 23:47:52 -0300 Velhas expectativas, novos desafios https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7325 <p>O artigo reflete sobre os impactos da crise da autoridade no campo formativo teatral, fazendo uso das teorizações de Hannah Arendt sobre o fenômeno da autoridade e seus estudos sobre a modernidade. Após mais de cinquenta anos desde as considerações da filósofa sobre a crise da autoridade no campo educacional, acontecimentos contemporâneos, como a ampliação do acesso à informação por meio dos canais digitais e a valorização da diversidade de perspectivas, promovida pelas pautas identitárias, acrescentam novas e importantes camadas de complexidade a esse debate. O campo formativo teatral, por sua vez, não está imune aos efeitos dessa crise política mais ampla, uma vez que ela permeia todas as esferas da vida humana. Embora não tenha a pretensão de ofertar respostas ou soluções imediatas para os múltiplos desafios que acometem o cotidiano docente, o artigo contextualiza alguma das encruzilhadas às quais o campo pedagógico está submetido, especialmente no que diz respeito à formação de nível superior. Diante da conjuntura que se irrompe, o texto recorre ao diálogo com a filosofia da educação na compreensão da experiência pedagógica teatral, argumentando em prol da adoção de uma postura crítica em relação a crenças e pressupostos por vezes considerados intocáveis na pedagogia do teatro, e da importância de reavaliar a manutenção de expectativas recorrentes impostas à prática pedagógica teatral.</p> Martha Dias da Cruz Leite Copyright (c) 2024 Martha Dias da Cruz Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7325 Qui, 17 Out 2024 15:22:38 -0300 Old expectations, new challenges https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7658 <p>The article reflects on the impacts of the crisis of authority in the theatrical training field, using Hannah Arendt's theorizations on the phenomenon of authority and her studies on modernity. After more than fifty years since the philosopher’s considerations on the crisis of authority in the educational field, contemporary events, such as the expansion of access to information through digital channels and the appreciation of the diversity of perspectives promoted by identity agendas, add new and important layers of complexity to this debate. The theatrical training field, in turn, is not immune to the effects of this wider political crisis, since it permeates all spheres of human life. Although this article does not claim to offer immediate answers or solutions to the multiple challenges that affect the daily life of teachers, it does contextualize some of the crossroads to which the pedagogical field is subjected, especially with regard to higher education. Faced with the situation that has arisen, the text resorts to dialogue with the philosophy of education to understand the theatrical pedagogical experience, arguing in favor of adopting a critical stance in relation to beliefs and assumptions that are sometimes considered untouchable in theater pedagogy, and the importance of re-evaluating the maintenance of recurring expectations imposed on theatrical pedagogical practice.</p> Martha Dias da Cruz Leite Copyright (c) 2024 Martha Dias da Cruz Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7658 Sáb, 26 Out 2024 04:04:36 -0300 O teatro e a peste nas redes do algoritmo https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7306 <p>Este artigo se propõe a analisar alguns dos efeitos manipulatórios da conectividade internética, junto ao que Vilém Flusser apontou como um avanço de uma cultura imaterial, que esvaziam a capacidade decisória do espectador-internauta. Propomos então, no fazer teatral, a retomada das ideias do teatro da crueldade de Antonin Artaud, principalmente na sua relação com a peste.</p> Gustavo Henrique Lima Ferreira, Carminda Mendes André Copyright (c) 2024 Gustavo Henrique Lima Ferreira, Carminda Mendes André https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7306 Qui, 17 Out 2024 15:23:51 -0300 The theater and the plague in algorithm networks https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7664 <p>This article aims to analyze some of the manipulative effects of internet connectivity, along with what Vilém Flusser pointed out as an advancement of an immaterial culture, which depletes the spectator-internaut of his decision-making capacity. We then propose, in theater making, the resumption of the ideas of Antonin Artaud's theater of cruelty, especially in its relationship with the plague.</p> Gustavo Henrique Lima Ferreira, Carminda Mendes André Copyright (c) 2024 Gustavo Henrique Lima Ferreira, Carminda Mendes André https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7664 Sáb, 26 Out 2024 05:15:27 -0300 Resposta de corpo https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7274 <p>Um trabalho teatral com o enfoque na produção de subjetividade só pode ser observado por meio de vislumbres. Os processos de subjetivação, da mesma forma, se manifestam sempre por meio de lampejos; somente em momentos muito cruciais e específicos torna-se possível testemunhar seu acontecimento. O presente texto procura analisar e refletir sobre a instauração de processos de subjetivação por meio da educação teatral em oficinas realizadas no projeto aprovado na Universidade do Estado de Minas Gerais no Edital do Programa de Apoio à Extensão 01/2022. A partir do entendimento que existe no trabalho somático proposto pela educação teatral uma possibilidade para invenções de mundos como uma ferramenta para intervenções em outros aspectos da vida. Desta feita, o artigo analisa uma experiência de ação teatral por meio do que chamaremos “resposta de corpo”, conceito forjado à luz da experiência, que problematiza e articula a atividade somática realizada durante as oficinas de educação teatral e os processos coordenados que criam o plano de consistência. Nele, as matérias de expressão, as cognições teatrais, as qualidades de corpos, a mobilização experimentada e a ação, então conquistada no contato com outros corpos, estabelecem-se e sustentam-se numa verdadeira invenção de existência.</p> Miguel Levi de Oliveira Lucas, Maria Carolina de Andrade Freitas Copyright (c) 2024 Miguel Levi de Oliveira Lucas, Maria Carolina de Andrade Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7274 Qui, 17 Out 2024 15:23:00 -0300 Body response https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7659 <p>A theatrical work with focus on the production of subjectivity can only be observed through glimpses. The subjectivation processes, likewise, always manifests itself through flashes; only at very crucial and specific moments is it possible to witness their ocurrence. This text seeks to analyze and reflect on the establishment of processes of subjectivation through Theater Education in Theater workshops as part of the project approved at the University of the State of Minas Gerais under the Extension Support Program Announcement 01/2022. Based on the understanding that there is a possibility within the somatic work proposed by Theatre Education for the invention of worlds, serving as a tool for interventions in other aspects of life. In this way, the article analyzes a theatrical action experience through what we will call “body response”, a concept forged in light of experience that problematizes and articulates the somatic activity carried out during the theatre education workshops and the coordinated processes that create the plan of consistency. In the plan, the materials of expression, theatrical cognitions, qualities of bodies, the mobilization experienced, and the action, achieved in contact with other bodies, establishes and sustains itself in a true invention of existence.</p> Miguel Levi de Oliveira Lucas, Maria Carolina de Andrade Freitas Copyright (c) 2024 Miguel Levi de Oliveira Lucas, Maria Carolina de Andrade Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7659 Sáb, 26 Out 2024 04:22:36 -0300 As Histórias sem Fim https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7209 <p>O artigo apresenta uma análise de experiência realizada nas aulas de Teatro para Educação Infantil de um colégio particular de Belo Horizonte durante a pandemia da Covid-19. Com base na metodologia performativa, foi instaurado um processo de criação em que crianças e professores performaram no ambiente virtual. Conceitos da Sociologia da Educação e da performatividade serviram de apoio para compreender a prática performativa das crianças.</p> Thiago Meira Copyright (c) 2024 Thiago Meira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7209 Qui, 17 Out 2024 15:24:54 -0300 The Endless Stories https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7661 <p>This article presents an analysis of an experience conducted in Theater classes for Early Childhood Education at a private school in the city of Belo Horizonte, state of Minas Gerais, Brazil, during the COVID-19 pandemic. Based on the performative methodology, a creative process was set up in which children and teachers performed in the virtual environment. Concepts from the Sociology of Education and performativity were used to understand the children’s performative practice.</p> Thiago Meira Copyright (c) 2024 Thiago Meira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7661 Sáb, 26 Out 2024 04:44:15 -0300 Performance e Drama Social no Teatro de Improviso https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7261 <p>O artigo tem como objetivo analisar como o teatro de improviso pode somar-se à resistência contra a dominação imposta pelo colonialismo, particularmente no que se refere ao conflito inerente ao drama social, em consonância com a obra de Victor Turner. Elegeu-se como estudo de caso o espetáculo antirracista <em>Swag Hat</em>, improvisado pelo coletivo afro-americano BlackOut durante o mais tradicional festival do gênero na Europa.</p> José Luis Felicio Carvalho Copyright (c) 2024 José Luis Felicio Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7261 Qui, 17 Out 2024 15:24:40 -0300 Performance and Social Drama in Improvisational Theater https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7663 <p>The article was guided by the objective of analyzing how improvisational theater can add to the resistance against the domination imposed by colonialism, particularly with regard to the conflict inherent to social drama, in line with the work of Victor Turner. The anti-racist show “Swag Hat”, improvised by the African American collective BlackOut during the most traditional festival of its kind in Europe, was chosen as a case study.</p> José Luis Felicio Carvalho Copyright (c) 2024 José Luis Felicio Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7663 Sáb, 26 Out 2024 05:05:32 -0300 Muito além do Carandiru https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7278 <p>o presente texto faz uma abordagem histórica e conceitual acerca das experimentações no campo da pedagogia das artes cênicas realizadas no Complexo do Carandiru, a partir de 1940. Traçando paralelos com a filosofia do abolicionismo penal, o texto tenta atualizar algumas reflexões sobre teatro, prisão e abolicionismo.</p> Murilo Moraes Gaulês, Maria Helena Franco de Araujo Bastos Copyright (c) 2024 Murilo Moraes Gaulês, Maria Helena Franco de Araujo Bastos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7278 Qui, 17 Out 2024 15:24:24 -0300 Far beyond Carandiru https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7660 <p>This text presents a historical and conceptual approach to the experiments in the field of performing arts pedagogy carried out in the Carandiru Complex starting in 1940. Drawing parallels with the philosophy of penal abolitionism, the text aims to update some reflections on theater, imprisonment, and abolitionism.</p> Murilo Moraes Gaulês, Maria Helena Franco de Araujo Bastos Copyright (c) 2024 Murilo Moraes Gaulês, Maria Helena Franco de Araujo Bastos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7660 Sáb, 26 Out 2024 04:33:07 -0300 Teatro ocidental sob a influência indígena https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7193 <p>O artigo analisa a montagem "Canek o las transfiguraciones del ensueño" como exemplo de uma prática cênica ocidental que busca integrar poéticas de origem indígena. Descreve a decorrente hibridez poética e a relaciona com uma epistemologia ameríndia. A partir dessa análise, defende que é possível integrar no mesmo espetáculo a arte ocidental e uma arte indígena. Para isso, defende-se a necessidade de equilibrar perspectivas históricas e mítico-espirituais na dramaturgia textual e cênica de tal modo a harmonizar o mundo histórico com os princípios da cosmovisão indígena. Essa equilibração se estabelece por meio de uma hibridez poética que articula no contexto da cosmovisão indígena a harmonização temporária de forças opostas e no mundo empírico referencia a criação de justiça social.&nbsp;</p> Stephan Baumgartel Copyright (c) 2024 STEPHAN BAUMGARTEL https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7193 Qui, 17 Out 2024 15:25:10 -0300 Western theatre under indigenous influence https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7662 <p>The article analyzes the staging of "Canek or the Transfigurations of Dreaming" as an example of a Western theatrical practice that seeks to integrate poetics of indigenous origin. It describes the resulting poetic hybridity and relates it to an Amerindian epistemology. Based on this analysis, it argues that it is possible to integrate Western and indigenous performance procedures in the same performance. In order to do so, it advocates the necessity of balancing historical and mytho-spiritual perspectives in the textual and scenic dramaturgy in such a way as to harmonize the historical world with the principles of the indigenous worldview. This balance is established through a poetic hybridity that, within the context of the indigenous worldview, articulates the temporary harmonization of opposing forces and in the empirical world references the creation of social justice.</p> Stephan Baumgartel Copyright (c) 2024 Stephan Baumgartel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7662 Sáb, 26 Out 2024 04:55:11 -0300 (In)festar de vaga-lumes https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7333 <p>Este trabalho tem como parâmetro a conjuntura de <em>levantes</em> desenvolvida por Georges Didi-Huberman para analisar como a encenação performática de <em>Quando Quebra Queima</em> da coletivA ocupação incorporou, enquanto gesto de celebração e revolta, o levante do movimento secundarista de 2015 e 2016. Problematizando, a partir do conceito de educação como prática de liberdade de bell hooks, questões de raça, gênero e revolta.</p> <p>&nbsp;</p> Alana Schambakler, Carla Andrea Silva Lima Copyright (c) 2024 ALANA SCHAMBAKLER, Carla Andrea Silva Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7333 Qui, 17 Out 2024 15:22:13 -0300 Jíbaro ou a subversão de Odisseu https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7289 <p>analisa-se o curta-metragem de animação Jíbaro, lançado em maio de 2022 na plataforma de <em>streaming </em>Netflix, nono episódio do Volume 3 da série <em>Love, Death + Robots</em>, dirigido por Alberto Mielgo, em contraste com o Excursus I: <em>Odiseo, Mito e Ilustração</em> da obra Dialética da Ilustração de Adorno e Horkheimer (1944), relacionando-os aos eventos do rompimento das barragens de rejeitos de minério, desastres ambientais com as digitais do ser humano, ocorridos no estado de Minas Gerais nos últimos anos. O texto coteja as linguagens da narrativa mítica e da narrativa digital por dentro do regime de imagens do Ocidente, numa leitura dialético-materialista desse imaginário no qual atritam as representações do masculino-feminino, trabalho-natureza, dominação-liberdade, razão-pulsão.</p> George Fredman Santos Oliveira, Alexandre Fernandez Vaz Copyright (c) 2024 George Fredman Santos Oliveira, Alexandre Fernandez Vaz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7289 Qui, 17 Out 2024 15:24:06 -0300 O Teatro no Novo Ensino Médio Integral https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7322 <p>Serão expostas algumas avaliações sobre o Novo Ensino Médio Integral (NEM) feitas por aqueles que realmente passaram pelo novo currículo. Mostra-se também as avaliações de outros(as) autores(as) sobre como está concebida a Arte no NEM e tece-se um pensamento crítico sobre a função subjetiva de se avaliar competências imposta pela BNCC. Em seguida, reflete-se sobre a avaliação de aprendizagem em Teatro, considerando seus conteúdos próprios, sua didática, sua epistemologia. O objetivo é averiguar o que está sendo provocado a se ensinar e a se avaliar em Teatro no Novo Ensino Médio. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica e em entrevistas com duas professoras de um colégio estadual no interior de Sergipe. O texto mostra as fragilidades do NEM e a inadequação da Arte e do Teatro à lógica da BNCC. Conclui-se que é necessária uma mobilização política para a ressurreição do Teatro nas escolas brasileiras.</p> Márcia Cristina Baltazar, Jhonatan Santana Batista Copyright (c) 2024 Márcia Cristina Baltazar, Jhonatan Santana Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7322 Qui, 17 Out 2024 15:23:20 -0300 Couraça https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6993 <p>Este artigo analisa a performance <em>Couraça</em> de Leônidas Portela, fundamentando-se nas teorias de Patrice Pavis, Lîlâ Bisiaux, Boaventura de Sousa Santos e outros. Embora a performance utilize o espaço público (Milton Santos) como palco, nosso foco investigativo estará no corpo como material concreto da performatividade, assim como nos aspectos simbólicos do boi como tradição popular. Utilizando a metodologia semiótica, analisaremos os elementos corporais do ator, os diferentes tipos de espaços físicos e o boi como símbolo estético e de resistência no Maranhão. Afirmamos que a performance é uma prática decolonial, tendo o Bumba meu boi como figura central para sua criação estética.</p> Raylson Conceição, Michelle Cabral Copyright (c) 2024 Raylson Silva da Conceição, Michelle Nascimento Cabral Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6993 Qui, 17 Out 2024 15:25:25 -0300 As ressonâncias possíveis em tempos de travessias digitais https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7255 <p>Este ensaio aborda as relações construídas em espaços digitais e<em> online</em> com experiências artísticas e estéticas facilitadas a partir de uma oficina de teatro <em>online</em> para adolescentes. As reflexões desenvolvidas passam pelos conceitos de ressonância e corporeidade, tensionadas com uma contemporaneidade frenética tecnológica e digital, e como a arte pode alinhar-se com perspectivas mais qualitativas e significativas nas relações entre os sujeitos. A metodologia utilizada baseou-se na escuta <em>flânerie,</em> que tem como premissa trazer polissemias e abertura de sentidos para o que foi vivenciado e observado durante a oficina de teatro <em>online</em>.&nbsp; Autores como Gilles Deleuze, Maurice Merleau-Ponty, Hartmut Rosa, Pierre Lévy, entre outros, auxiliam na conceituação teórica e embasam o desenvolvimento do trabalho. Conclui-se que os encontros em ambiente tecnológico e digital, quando direcionados de forma criativa e sensível, podem favorecer o <em>afecto</em>, sendo este categorizado como a autoconstrução de subjetividades a partir das relações.</p> Patrícia Gusmão Maciel Copyright (c) 2024 Patrícia Gusmão Maciel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7255 Ter, 29 Out 2024 10:24:19 -0300