Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto https://periodicos.ufop.br/ephemera <p style="text-align: justify;">ISSN: 2596-0229<br>Qualis A1</p> <p style="text-align: justify;">O Periódico publica ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas Artes Cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros, de modo a colaborar com o crescimento e difusão do conhecimento da área na América Latina.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Publicação quadrimestral.</p> pt-BR <p>O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.&nbsp;</p> <p>O documento publicado será distribuído nos termos da<a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/">&nbsp;Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)</a>&nbsp;que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.</p> edensp@ufop.edu.br (Éden Peretta) periodicos.sisbin@ufop.edu.br (TI) Sex, 17 Mai 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7385 Copyright (c) https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7385 Sex, 17 Mai 2024 14:13:20 -0300 Perspectivas sobre a história e o presente do teatro documental https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7355 Pamela Brownell, Ernesto Valença Copyright (c) 2024 Pamela Brownell, Ernesto Valença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7355 Sex, 10 Mai 2024 15:06:56 -0300 Perspectivas sobre la historia y el presente del teatro documental https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7357 Pamela Brownell, Ernesto Valença Copyright (c) 2024 Pamela Brownell, Ernesto Valença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7357 Sex, 10 Mai 2024 15:07:05 -0300 Perspectives on the history and present of documentary theater https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7358 Pamela Brownell, Ernesto Valença Copyright (c) 2024 Pamela Brownell, Ernesto Valença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7358 Sex, 10 Mai 2024 15:07:13 -0300 Teatros documentários https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6989 <p>Contemporaneamente, inúmeras criações cênicas desafiam os limites do gênero documentário e propõem novos conceitos. Com o constante desenvolvimento do campo dos teatros documentários, este artigo apresenta algumas abordagens documentárias que tensionam as fronteiras entre o real e ficcional. Além disso, mostra a potencialidade das investigações, estimulando reflexões relevantes para o debate e a pesquisa em artes cênicas.</p> Mario Celso Pereira Junior, Clóvis Dias Massa Copyright (c) 2024 Mario Celso Pereira Junior, Clóvis Dias Massa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6989 Sex, 10 Mai 2024 14:59:56 -0300 Documentary theaters https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7367 <p><span style="font-weight: normal !msorm;">Contemporarily, innumerable scenic creations are challenging the limits of the documentary genre and proposing new concepts. With the constant development of the field of </span>D<span style="font-weight: normal !msorm;">ocumentary </span>T<span style="font-weight: normal !msorm;">heaters, this </span>study describes <span style="font-weight: normal !msorm;">some </span>of the <span style="font-weight: normal !msorm;">documentary forms that strain the boundaries between the real and the fictional. It also shows the potential of these investigations, stimulating relevant reflections for debate and research in the performing arts.&nbsp;</span></p> Mario Celso Pereira Junior, Clóvis Dias Massa Copyright (c) 2024 Mario Celso Pereira Junior, Clóvis Dias Massa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7367 Sex, 10 Mai 2024 15:09:47 -0300 Teatro Documentário https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7005 <p>Neste artigo, a autora percorre pelas matrizes históricas e fundamentos teóricos do teatro documentário, partindo das manifestações de agitação e propaganda, conhecidas como <em>agitprop</em> no contexto da revolução Russo-Soviética e dos trabalhos de Erwin Piscator no início do século XX. Evidenciando as relações entre arte e revolução existentes no período e suas reverberações no Brasil, manifestas no teatro de Augusto Boal entre outros.</p> Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nanci Copyright (c) 2024 Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nanci https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7005 Sex, 10 Mai 2024 15:00:54 -0300 Documentary theater https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7361 <p>In this article, the author explores the historical matrices and foundations of documentary theater, starting from the artistic manifestations of agitation and propaganda, known as agitprop in the context of the Russian-Soviet revolution and the works of Erwin Piscator at the beginning of the 20<sup>th</sup> century. Highlighting the relationships between art and revolution that existed in the period and their reverberations in Brazil, manifested in the theater of Augusto Boal among others.</p> Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nanci Copyright (c) 2024 Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nanci https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7361 Sex, 10 Mai 2024 15:08:19 -0300 “Tirar del Hilito” https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7343 <p>Este artículo da cuenta de cómo la escritura de la dramaturga chilena Isidora Aguirre transita entre el melodrama social, pasando por un teatro épico, para llegar al teatro político y documental. Acá se muestran cómo las estrategias de lo documental fueron tomándose sus creaciones, tímidamente con la obra Población Esperanza de 1959, escrita junto a Manuel Rojas, pero sobre todo con Los papeleros de 1961 y Los que van quedando en el camino de 1969.</p> Cristian Aravena Aravena Copyright (c) 2024 Cristian Aravena Aravena https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7343 Sex, 10 Mai 2024 15:02:07 -0300 “Pulling on a little thread” https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7368 <p>this article examines how the writing of Chilean playwright Isidora Aguirre moves from social melodrama into epic theater and then political and documentary theater. We show how the documentary strategies slowly influenced her creations, timidly in the play Población Esperanza (1959), written with Manuel Rojas, but mainly in Los papeleros (1961) and Los que van quedando en el camino (1969).</p> Cristian Aravena Aravena Copyright (c) 2024 Cristian Aravena Aravena https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7368 Sex, 10 Mai 2024 15:09:55 -0300 La teatralidad del sistema de seguridad y la vida como potencia https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7025 <p>A la luz de las nociones de territorio, testimonio y vida este trabajo se propone indagar la producción escénica documental contemporánea observando rupturas y continuidades con una tradición del teatro documental histórico. Desde la renovación estético-política presentada a partir del nuevo milenio, la profundización de la crisis de la representación en el arte contrajo un creciente interés por <em>lo real</em> que permitió la reinvención de formas que ponen en tensión las tecnologías del biopoder a través de imperceptibles gérmenes de vida que emergen de sus intersticios.</p> Denise Cobello Copyright (c) 2024 Denise Cobello https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7025 Sex, 10 Mai 2024 15:01:11 -0300 The theatricality of the security system and the potentiality of the living. https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7362 <p>In the light of the notions of territory, testimony and life this work sets out to investigate contemporary documentary stage production, observing ruptures and continuities with a tradition of historical documentary theatre. Since the aesthetic-political renewal presented that emerged in the 2000’s, the deepening of the crisis of representation in art has led to a growing interest in the concept of <em>the real</em> that has allowed the reinvention of forms that put in tension the technologies of biopower through the imperceptible germs of life that emerge from its interstices.</p> Denise Cobello Copyright (c) 2024 Denise Cobello https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7362 Sex, 10 Mai 2024 15:08:27 -0300 Archivos profanados https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7024 <p>En este trabajo nos centraremos en las obras&nbsp;<span style="font-style: normal !msorm;"><em>Mi vida después</em></span>&nbsp;(2009)&nbsp;de la artista argentina Lola Arias y&nbsp;Antígona Oriental&nbsp;(2012)&nbsp;de la dramaturga uruguaya Marianella Morena. Para ello, tomaremos como uno de los ejes posibles de análisis, el estudio comparativo de los archivos y sus vínculos con las formas de actuación a partir del concepto de profanación de Giorgio Agamben (2013) y la reapropiación realizada por Lía Noguera (2019) en el campo de las artes.</p> Noelia Morales Copyright (c) 2024 Noelia Morales https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7024 Sex, 10 Mai 2024 15:01:19 -0300 Desecrated archives https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7360 <p>In this paper we will focus on the plays <em>Mi vida después</em> (2009) by the Argentine artist Lola Arias and Antígona Oriental (2012) by the Uruguayan playwright Marianella Morena. To do this, we will take as one of the possible axes of analysis, the comparative study of archives and their links with the forms of performance based on the concept of desecration by Giorgio Agamben (2013) and the reappropriation carried out by Lía Noguera (2019) in the field of arts.</p> Noelia Morales Copyright (c) 2024 Noelia Morales https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7360 Sex, 10 Mai 2024 15:08:11 -0300 Para Rocío Jurado, brevíssima cena insurgente https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7015 <p>Este artigo é gesto escrito para emergir histórias ainda não contadas, é dedicatória para artistas, casas de shows e saunas LGBTQIAPN+ mineiras. Depois de 40 anos de carreira, em 2018, o ator transformista José Alberto In Concert (1952-2023) conquistou seu sonho de juventude: estrear no palco de um teatro. Sob direção de Fabrício Trindade (1988-), Zé, aos 66 anos, realizou uma exposição de si ao atuar na brevíssima cena insurgente <em>Para Rocío Jurado</em>.</p> Fabrício Trindade Pereira Copyright (c) 2024 Fabrício Trindade Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7015 Sex, 10 Mai 2024 15:01:03 -0300 Rocío Jurado, a very brief insurgent scene https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7365 <p>This article is a gesture written to make untold stories emerge, it is a dedication to artists, concert halls, and LGBTQIAPN+ saunas in Minas Gerais. After a 40-year career, in 2018, dragging performer José Alberto In Concert (1952-2023) achieved his youthful dream: to debut on a theater stage. Under the direction of Fabrício Trindade (1988-), Zé, at 66 years old, exposed himself by acting in the very brief insurgent scene <em>Para Rocío Jurado</em>.</p> Fabrício Trindade Copyright (c) 2024 Fabrício Trindade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7365 Sex, 10 Mai 2024 15:09:18 -0300 Família, memória e sociedade https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6987 <p>Este artigo analisa o experimento cênico <em>O Bosque</em>, composto por três solos autobiográficos que exploram as possibilidades de entrelaçamento entre o pessoal e o político na cena documental. Através da investigação das memórias familiares compartilhadas pelas atrizes-criadoras e de um diálogo teórico polifônico, com nomes como Annie Ernaux, Janaina Leite e bell hooks, busca-se compreender, sob uma perspectiva crítica, a relevância social da abordagem da família a partir da diversidade das experiências apresentadas.</p> Hayaldo Copque, Érica Rodrigues dos Santos, Fernanda Silva Souza, Lorrayne Gabriela da Silva Bomfim Copyright (c) 2024 Hayaldo Copque, Érica Rodrigues dos Santos, Fernanda Silva Souza, Lorrayne Gabriela da Silva Bomfim https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6987 Sex, 10 Mai 2024 14:59:45 -0300 Family, memory and society https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7364 <p>This article analyzes the theatrical experiment <em>O Bosque</em>, composed of three autobiographical solos that explore the possibilities of interweaving the personal and the political in documentary theater. Through the investigation of family memories shared by the actress-creators and a polyphonic theoretical dialogue, with names such as Annie Ernaux, Janaina Leite and bell hooks, this paper aims to comprehend, based on a critical perspective, the social relevance of the family approach based on the diversity of experiences presented.</p> Hayaldo Copque, Érica Rodrigues dos Santos, Fernanda Silva Souza, Lorrayne Gabriela da Silva Bomfim Copyright (c) 2024 Hayaldo Copque, Érica Rodrigues dos Santos, Fernanda Silva Souza, Lorrayne Gabriela da Silva Bomfim https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7364 Sex, 10 Mai 2024 15:09:10 -0300 Como construir com escombros https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6998 <p>Entrevista com o diretor e dramaturgo Vinicius Calderoni sobre <em>Museu Nacional – Todas As Vozes do Fogo</em>, musical a respeito do incêndio que atingiu o Palácio de São Cristóvão, sede do museu localizada no Rio de Janeiro. Calderoni reflete sobre seu processo de criação, a construção dramatúrgica, as escolhas da encenação e as referências para o projeto. O espetáculo problematiza o papel do museu e sua relação com a sociedade.</p> Guilherme Carréra Copyright (c) 2024 Guilherme Carréra https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/6998 Sex, 10 Mai 2024 00:00:00 -0300 How to build with rubble https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7363 <p>Entrevista com o diretor e dramaturgo Vinicius Calderoni sobre <em>Museu Nacional – Todas As Vozes do Fogo</em>, musical a respeito do incêndio que atingiu o Palácio de São Cristóvão, sede do museu localizada no Rio de Janeiro. Calderoni reflete sobre seu processo de criação, a construção dramatúrgica, as escolhas da encenação e as referências para o projeto. O espetáculo problematiza o papel do museu e sua relação com a sociedade.</p> Guilherme Carréra Copyright (c) 2024 Guilherme Carréra https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7363 Sex, 10 Mai 2024 15:15:54 -0300 A opção por documentar https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7028 <p>O artigo se propõe a problematizar a intencionalidade de se documentar como a força motriz que traz base para processos em teatro documentário, sem limitar, no entanto, esse fundamento como definidor ou classificatório. Para isso, elementos da história e teoria do cinema são trazidos à baila para ampliação de conceitos e exemplos de encenações documentais surgem para ilustrar a discussão.</p> Marcelo Soler Copyright (c) 2024 Marcelo Soler https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7028 Sex, 10 Mai 2024 15:01:27 -0300 The option for documentation https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7359 <p>This paper problematizes the intentionality of documenting oneself as the driving force behind the processes in documentary theater, without, however, limiting this basis as defining or classificatory. For this purpose, elements of film history and theory are resumed to expand concepts and examples of staging illustrate the discussion.</p> Marcelo Soler Copyright (c) 2024 Marcelo Soler https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7359 Sex, 10 Mai 2024 15:08:02 -0300