A RECEPÇÃO DAS OBRAS DE ARTE EM KANT E NOS ROMÂNTICOS ALEMÃES

  • Miriam Costa Costa
Palavras-chave: Arte, Kant, Romantismo, Walter Benjamin

Resumo

O trabalho visa relacionar a noção kantiana do belo e a noção romântica de arte, tal como apresentada por Walter Benjamin em sua tese “O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão”, com o intuito de examinar em que medida elas podem dialogar em um debate acerca da recepção das obras de arte como um processo criador. Kant situa o observador como importante para o acontecimento do belo. Os românticos potenciam esta idéia ao dizer que o leitor da obra é também autor de seu sentido. Kant indica que o belo dá muito a pensar, ou seja, instiga uma discursividade livre. Os românticos dizem que a capacidade da obra de gerar o desdobramento de seu germe crítico, ou seja, sua criticabilidade, é o que a caracteriza como arte. A crítica romântica deve ser um discurso poético sobre a obra. Sua possibilidade parece estar relacionada com a pressuposição da universal capacidade de comunicação do estado de ânimo na apreciação do belo, tal como apresentada por Kant. Apenas porque o belo diz respeito a uma conformidade a fins sem fim pode-se falar na rede romântica de leituras e re-leituras das obras de arte, um tecido leve com pontas sempre desamarradas, o jogo aberto da arte.

Publicado
2008-11-30
Seção
Artigos