ESTILO E CRÍTICA NO MÊNON DE PLATÃO
Resumo
Trata-se de considerar os níveis tropológico e literário da crítica à educação política pretendida pela sofística, tal como esta é construída por Platão no Mênon. Tanto o aspecto tropológico, ou seja, o conjunto de argumentos aduzidos na construção de determinada hipótese, quanto o caráter literário, que é entendido aqui como o elenco de situações fictícias criadas em torno do debate entre os pares, Sócrates e Mênon, podem ser compreendidos em uma relação de complementariedade. Os dois níveis mencionados devem ambicionar a comprovação da hipótese sustentada no diálogo, a saber, de que o ensino sofístico, além de não ocorrer efetivamente, segundo um ativo comprometimento das faculdades cognitivas do próprio aprendiz, veta e transforma em repulsiva, através do hábito em possuir certezas heterônimas, a possibilidade essencial para o conhecimento que se encerra no estado de aporia. Sustentamos nesse artigo que Platão realiza a crítica à política-sofística também de modo figurativo, incorporando à construção literária da persona de Mênon diante de Sócrates os entraves e malefícios causados pela educação de tipo sofístico.