A noção de velocidade em Gilles Deleuze à luz da manipulação sonora

  • Henrique Rocha de Souza Lima
Palavras-chave: Som, Velocidade, Corpo, Pensamento, Deleuze

Resumo

O artigo propõe uma abordagem da noção de velocidade na obra do filósofo francês Gilles Deleuze e sua implicação nos conceitos de corpo e pensamento por meio de um confronto com a experiência empírica de manipulação sonora. Dividido em duas partes, a primeira delas dedica-se a apresentar um argumento e propor uma experiência estética. A condição para que qualquer amostra sonora aconteça e seja apreendida pela percepção é seu desenrolar temporal. A experiência empírica dá a perceber que uma amostra sonora qualquer pode ter suas qualidades sensíveis inteiramente reconfiguradas por meio de um único procedimento: a variação da velocidade por meio da qual o som acontece. O artigo apresenta oito amostras sonoras dedicadas a tornar esta ideia evidente, e passa à segunda parte, dedicada a uma abordagem de alguns contextos de operação da velocidade no texto de Deleuze e Deleuze-Guattari. Por fim, veremos que, nem o conceito de corpo, nem o de pensamento alcançam seu sentido conceitual se a variação de velocidade não for considerada como elemento constituinte.

Publicado
2014-12-31
Seção
Artigos