Currículo de Filosofia no ensino médio: sua importância e desafios

  • Rafael da Silva Cortes UFOP

Resumo

Com a inclusão da Filosofia no ensino médio (Parecer CNE/38 de 2006), os profissionais da área se depararam com uma nova realidade, a saber, maior cobrança da sociedade sobre a  contribuição  que  a  disciplina  trará  para  a  formação  dos  estudantes.  Se  antes  o  ensino  de Filosofia era visto por parte da sociedade como uma espécie de “excentricidade pedagógica”, relegada a segundo plano, agora a disciplina adquire status obrigatório, colocando-a em pé de igualdade em relação às responsabilidades que as outras disciplinas já possuíam. A principal responsabilidade que os professores de Filosofia têm de assumir não diz respeito apenas à sua disciplina, mas se refere ao ensino médio como um todo: contribuir para a adequada formação profissional, intelectual, tecnológica e cidadã, dos jovens, preconizadas pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e por outros documentos federais sobre educação (LDB/96. Art. 35). Diante disso, busca-se neste ensaio discutir a importância dos conteúdos de Filosofia para o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos de nível médio. Assim, espera-se que este ensaio endosse as reflexões já em curso no país sobre qual ensino de Filosofia queremos no nível médio: um que trate os conteúdos como fins ou outro que os vê como meio.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Cortes, UFOP
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Publicado
2013-06-09
Como Citar
da Silva Cortes, R. (2013). Currículo de Filosofia no ensino médio: sua importância e desafios. Fundamento, 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/2281
Seção
ARTIGOS INÉDITOS