A Democracia no Materialismo Histórico-dialético

  • Olavo Henrique de Souza Chicoski Faculdade Bagozzi
  • Daniel Aparecido Ribeiro Faculdade Bagozzi

Resumo

O materialismo dialético é o método de pesquisa utilizado por Karl Marx em sua sede de entender os movimentos da sociedade, baseados no capital e sua influência. Esse artigo tem como objetivo demonstrar como ele, fundamentado em seu método histórico-dialético, se volta à sociedade como seu objeto de estudo e nela identifica os momentos históricos e suas contradições. Marx reconhece que Hegel foi quem lançou as bases da dialética, mas que este falhou em identificar o núcleo da sua epistemologia, a materialidade e não a racionalidade. Utilizando-se desse método é que Marx concebe seu conceito de democracia como ação consciente do dêmos em favor dele próprio no Estado Político, para além das formas estatais existentes em seu contexto. 

Referências

REALE, G; ANTISERI, D. História da Filosofia: do romantismo ao empiriocriticismo. São Paulo: Paulus, 2003.

MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Trad. ERDELE, R; DE DEUS, L. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. Contribuição À Crítica Da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

MARX. K. O Capital: Crítica da Economia Política. 34. ed. Trad. SANT’ANNA, R. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo, 2010.

POGREBINSCHI, T. O Enigma da Democracia em Marx. Revista Brasileira de Ciên-cias Sociais, vol. 22, n. 63.
Publicado
2020-02-29
Seção
Artigos