Aspectos periagógicos da metafísica platônica

Resumo

A fim de ressaltar a singularidade de algumas intuições metafísicas de Platão, este artigo discute três aspectos centrais de sua metafísica. O primeiro aspecto consiste na compreensão atópica da verdade, isto é, na ideia de que a verdade não pode ser conquistada em condições normais e exige uma ruptura com o mundo do senso comum. O segundo aspecto mostra que a metafísica platônica não é apenas um conjunto de proposições, porém uma experiência que pressupõe a modificação subjetiva daquele que pretende compreendê-la. Esse aspecto é pode ser chamado de caráter existencial do platonismo. O terceiro aspecto, por fim, evidencia que Platão concebe a filosofia, especialmente o método dialético, como um caminho; ele pode ser chamado de caráter porético da investigação filosófica. Depois das exposições desses pontos, o artigo exemplifica brevemente como autores posteriores da tradição metafísica retomam algumas dessas ideias de Platão, argumentando que a superação do Platonismo é mais difícil do que se imagina.

Biografia do Autor

Maicon Reus Engler, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) e do Program de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado
2020-11-30
Como Citar
Reus Engler, M. (2020). Aspectos periagógicos da metafísica platônica. Fundamento, (18), 56-90. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/4570
Seção
Artigos