O relativismo constitui ameaça ao cristianismo?

a perspectiva de Paul Valadier

  • Flávio Senra PUC Minas
  • Júlio César Rodrigues Faculdade de Direito de Contagem
Palavras-chave: Relativismo, Moral, Valores, Consciência, Cristianismo, Paul Valadier

Resumo

A moralidade ocidental se constituiu, durante séculos, baseando-se na crença de um ser superior, um fundamento absoluto, um ser-em-si ou uma razão legisladora. Essa perspectiva corroborou para a construção de uma moral reativa, ou seja, negadora do princípio da permanente construção histórica dos valores morais. Ao ser diagnosticado como morto esse princípio de verdade e fundamento, o ser humano se viu sozinho, perdido e desamparado. A expressão que aqui se utiliza para compreender essa situação é o relativismo. Qual seria a fonte das escolhas morais? Qual o papel da religião ainda nesse processo? Paul Valadier, atendo ao diagnóstico nietzscheano, procura enfrentar o tema propondo uma leitura em que o religioso e o moral procurem reconfigurar-se a essa nova situação de perda de autorreferencialidade, de centramento eclesiástico, fazendo compreender as características do tempo atual como possibilidades para uma nova configuração da moralidade e da experiência religiosa.

Biografia do Autor

Flávio Senra, PUC Minas

Doutor em Filosofia pela UCM. Mestre em Ciência da Religião e licenciado em filosofia pela UFJF. Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Brasil. ORCID: 0000-0001-7676-9850 E-mail: flaviosenra@pucminas.br

Júlio César Rodrigues, Faculdade de Direito de Contagem

Mestre em Ciências da Religião e graduado em Filosofia pela PUC Minas. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Contagem. Brasil. Orcid: 0000-0002-1617-1272. E-mail: juliorodrigues2@yahoo.com.br

Referências

BOURETZ, Pierre. Éloge de la conscience. In: Revue Sprit et Vie, jul. 1994, p. 192194.

DUMONT, Louis. La valeur chez lês modernes et chez lês autres. In: Revue Sprit et Vie, jul. 1983, p. 03-29.

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. O niilismo e a lógica da catástrofe – para um diagnóstico nietzschiano da modernidade. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 75-87, jan. 2001.

LAE, Jean-François. F. Fourquet, richesse et puissance: une généalogie de la valeur. In: Revue Sprit et Vie, out. 1989, p. 142-150.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. A genealogia da moral: uma polêmica. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

VALADIER, Paul. A anarquia dos valores: será o relativismo fatal? Tradução Cristina Furtado Coelho. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.212p.

VALADIER, Paul. A moral em desordem: em defesa da causa do homem. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

VALADIER, Paul. Elogio da consciência. Tradução Ana Rabaça. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

VALADIER, Paul. Inevitável moral. Tradução Fátima Leal Gaspar. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

VALADIER, Paul. Nietzsche: l’athée de rigueur. Paris: Desclée de Brouwer, 1975.

VOLPI, Franco. O niilismo. Tradução Aldo Vannuchi. São Paulo: Loyola, 1999.
Publicado
2024-09-20
Como Citar
Senra, F., & Rodrigues, J. C. (2024). O relativismo constitui ameaça ao cristianismo? a perspectiva de Paul Valadier. Fundamento, (23), 30-52. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/7293
Seção
ARTIGOS INÉDITOS