Antes de se iniciar a criação de um novo periódico a Equipe Operacional do Porta de Periódicos recomenda a leitura do tópico COMO CRIAR UMA REVISTA CIENTÍFICA.
Além disso, recomendamos o agendamento de uma reunião com a Equipe Operacional do Porta de Periódicos (contato).
Os requisitos para inclusão no PP/UFOP estão previstos na Resolução CEPE número 5.561/2013, no seu artigo 11, que segue transcrito abaixo:
“Art. 11º A solicitação de inclusão do periódico na plataforma do PP/UFOP deverá ser encaminhada à Coordenação do Portal, em formulário próprio, no qual constará os dados abaixo:
I – título do periódico e subtítulo (se houver);
II – título abreviado ou sigla; e
III – documento comprobatório de vínculo do periódico a um programa de pós-graduação, graduação, núcleos de pesquisa e laboratórios reconhecidos oficialmente pela instituição, emitido pelo Conselho Departamental do Instituto, Assembleia Departamental, Colegiado de Pós-graduação ou órgão equivalente;
IV – apresentar a Política Editorial com:
- área de concentração, com a maior especificidade possível;
- público-alvo;
- formas de apresentação dos trabalhos (artigos, resenhas, entrevistas);
- critérios de avaliação dos textos;
- normas a serem utilizadas nos artigos;
- regras de submissões dos textos (enfatizar a necessidade de artigos originais);
- comissão editorial com a relação dos editores, com indicação de titulação, vínculo institucional e e-mail;
- equipe técnica;
- periodicidade;
- ISSN (para os periódicos que já tiverem mais de 1 (hum) número publicado);
- idiomas;
- indexadores (se houver);
- políticas de acesso;
- políticas de divulgação;
- cronograma de implantação (para os casos de criação de periódico);
- contrato de cessão de direitos autorais; e
- definir o Conselho Editorial (relação dos membros, suas titulações, seus vínculos institucionais e e-mail).”
Entre em contato através do e-mail periodicos.sisbin@ufop.edu.br para maiores informações.