Libertas começa a adotar publicação contínua de artigos

2020-01-01

A partir de 2020 a Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFOP (PPGD/UFOP) passou a adotar o sistema de publicação contínua de artigos. 

Recomendada pela Scielo como sendo uma possibilidade inovadora de publicação, esse sistema não exige a espera na composição completa dos fascículos. Promovendo, portanto, rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas. 

Para saber mais sobre essa modalidade de publicação, há um guia do SciELO (encontrado aqui: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_pc.pdf). Nesse guia, o SciELO explica que sempre priorizou a publicação online e busca elevar ao máximo o uso de suas potencialidades. Uma delas seria justamente a possibilidade da publicação contínua de artigos sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou de edições seriadas. 

Por fim, o documento lembra que a publicação na modalidade fluxo contínuo não é a mais indicada para periódicos que desejam manter a forma clássica de publicação com base na paginação sequencial dos artigos dentro de um número, portanto, a partir de agora a Libertas não adotará o sistema de paginação em suas publicações. 

O primeiro lote de artigos estará disponível por completo até meados de agosto. 

Publicado por: Samuel Júnior