Educação Popular e Narrativas em espaços urbanos

  • Saint Clair Marques da Silva
Palavras-chave: rios urbanos, movimentos sociais, educação popular

Resumo

A temática do artigo é centrada nas possibilidades de trabalho pedagógico e social que considerem as interações entre a educação popular ambiental e os narradores de comunidades locais. Seu locus principal é o baixo curso da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, no centro-norte de Belo Horizonte. Seu argumento central reside nas potencialidades da história oral de vida com recorte temático para a elaboração de
trabalhos pedagógicos e levantamento da história local. Suas fontes consideram documentos oficiais e análises de diversos autores relativos a meio ambiente, currículo escolar, memória e educação popular ambiental. Apresenta ainda outra fonte: depoimentos de moradores e lideranças que se empenham em lutas e conquistas sociais e que, desde os anos 1980, vivenciam suas experiências em espaços urbanos da cidade de Belo Horizonte. A conclusão final do artigo é que as entrevistas narrativas detêm grande potencial, possibilidades e alcances para os que se dispuserem a fazê-la.

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Publicado
2021-03-25
Seção
Artigos