Museus musicais e patrimônio: potencialidades educativas impressas em websites

  • Andréia Veber
  • Inmaculada Sánchez-Macías
Palavras-chave: Música no museu, ambientes virtuais, educação patrimonial

Resumo

Este texto apresenta um estudo piloto realizado no ano de 2020 com o objetivo de identificar as potencialidades educativas e integrativas impressas nas páginas web dos museus musicais presentes na região de Castilla y Leon/ Espanha. O qual foi elaborado em base ao questionamento sobre qual o grau de interatividade identificado e quais as abordagens educativas presentes de forma visível nos websites dos museus investigados. A mostra analisada ficou composta em quatro museus, denominados como museus musicais. A metodologia usada foi a análise de conteúdos de websites, utilizando como referência o trabalho de Capriotti e Moreno (2007). A análise e discussão dos dados tomaram por base estudos do campo da música (Vergara, 2016; Pinto, 2001, dentre outros) e da Educação Patrimonial (Reinaldo, 2014; Fontal, 2013; Gomezredondo, 2013; Pastor, 2004, dentre outros). Os resultados levam a conclusões que convergem para a necessidade de busca por integração dos campos de estudo da Educação Patrimonial e da Educação musical no que tange a organização de propostas educativas e interativas que permitam proporcionar, também nos ambientes virtuais, vivências desde um enfoque humanista a um enfoque com vistas á patrimonialização das experiências musicais por vias interativas bidirecionais. 

Referências

ALCARAZ, C., HUME, M., & SULLIVAN MORT, G. Creating sustainable practice in a museum context: Adopting service-centricity in non-profit museums. Australasian Marketing Journal, 17(4), p.219-225, 2009.
BARICCO, A. Los bárbaros. Ensayo sobre la mutación. Buenos Aires, Argentina: La Página, 2006.
CAPRIOTTI, P. y MORENO, A. Corporate citizenship and public relations: The importance and interactivity of social responsibility issues on corporate websites. Public Relations Review, 33(1), 84–91, 2007.
CLARKE, N. (2002). Job/work environment factors influencing training transfer within a human service agency: Some indicative support for Baldwin and Ford’s transfer climate construct. International journal of training and development, 6(3), 146-162.
CRESPO CANO, M. L. y CUADRADO PRIETO, M. A. “Juguetes, juegos y Arqueología” y “Sonido de los Juguetes”, El juguete popular en Guadalajara. Arqueología y Tradición. Catá
logo de la exposición celebrada en 2008 en el Museo de Guadalajara, (Alonso Ramos, J. A. ed.), Editorial del Henares, Alcalá de Henares, Guadalajara, pp. 23-60 y pp.155-164, 2008.
DODEBEI, V. Patrimônio e memória digital. Morpheus: Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 1-13, 2006.
DOMINGO, M., FONTAL, O., & BALLESTEROS, P. (Coords.). Plan Nacional de Educación y Patrimonio. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Secretaría de Estado de Cultura, 2013.
DOWNES, E. J. & MCMILLAN, S. J. Defining interactivity: A qualitative identification of key dimensions. New Media & Society, 2(2), pp.157–179, 2000.
ENRIQUEZ, J. G., & CASAS, S. I. (2013). Usabilidad en aplicaciones móviles. Informes Científicos Técnicos-UNPA, 5(2), 25-47.
ESTEPA, J., WAMBA, A. M. Y JIMÉNEZ, R. Fundamentos para una enseñanza y difusión del Patrimonio desde una perspectiva integradora de las ciencias sociales y experimentales. Investigación en la Escuela, 56, pp.19- 26, 2005.
FONTAL, O. La educación patrimonial: Teoría y práctica para el aula, el museo e Internet. Gijón: Trea, 2003.
GÓMEZ-REDONDO, M.C. Procesos de patrimonialización en el arte contemporáneo: Diseño de un artefacto educativo para la identización. [Tesis doctoral]. Facultad de Educación y Trabajo Social. Universidad de Valladolid, 2013.
GÜNAY, B. (2012). Museum concept from past to present and importance of museums as centers of art education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 55, 1250-1258.
HA, L. & JAMES, E. L. Interactivity reexaminated: A baseline analysis of early business websites. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 42(4), pp. 457–474, 1998.
HOOPER-GREENHILL, E., & ALVAREZ ALVAREZ, A. (1998). Los museos y sus visitantes.
HORNBOSTEL, Erich M. Von; SACHS, Curt Sachs. Systematik der Musikinstrumente: ein versuch. Galpin Society Journal, vol. 4, n.4, p.552-590, 1914. Disponível em https://bit.ly/2LJoBuD Acesso em 16 de dez de 2020.
HSIAO, C.H. & YAO, M.H. System Dynamics Approach to Visitors’ Long-Term Satisfaction with Museum: A Case Study of The National Museum of Natural Science. International Journal of Electronic Business Management, 10(2), pp. 113-121, 2012.
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS. Museums and sustainable development: How can ICOM support, in concrete terms, the museum community’s sustainable development projects? 6 – 8 June, Paris, France, 2011.
JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1993.
JUANOLA, R., Y COLOMER, A. Museos y educadores. Perspectivas y retos de futuro. En R. Huerta y R. Calle, La mirada inquieta: Educación artística y museos, pp.21-40. Valencia: Universitat de València, 2005.
KNEZ, I. Y ELIASSON, I. Relationships between Personal and Collective Place Identity and Well‐Being in Mountain Communities. Frontiers in Psychology, 8(79), 2017. doi: 10.3389/fpsyg.2017.00079.
LACASTA, A. I. A., DEL BARRIO, H., LÓPEZ, V. G., SUELA, M. Á. G., & GÓMEZ, A. N. Museos+ Sociales. Génesis de un plan destinado a reforzar el compromiso social de los museos. Museos.es: Revista de la Subdirección General de Museos Estatales, (9), pp.240-251, 2013.
LARROSA, J. Sobre la experiencia. Aloma, 19, pp. 87-112, 2006.
LORD, B.; LORD, G.D. & MARTIN, L. Manual of Museum Planning: Sustainable Space, Facilities, and Operations. 3rd Edition. UK: AltaMira Press, 2012.
MAHER, J.K., CLARK, J. & MOTLEY, D.G. Measuring Museum Service Quality in Relationship to Visitor Membership: The Case of a Children’s Museum. Marketing Management, 13(2), pp.29-36, 2011.
MARINETTO SÁNCHEZ, P. Juguetes y Silbatos de época nazarí , IV Curso de Cultura
Medieval 26-30 Septiembre. Centro de Estudios del Románico. Aguilar de Campoo, Palencia, España, 1994.
MARINETTO SÁNCHEZ, P. Figuritas de juguete, silbatos y cacharritos de ajuar, Arte islámico en Granada. Propuesta para un Museo de la Alhambra. Patronato de la Alhambra y Generalife, Granada, pp. 483-488, 1995.
MARINETTO SÁNCHEZ, P. Juguetes y silbatos infantiles de época nazarí. Miscelánea de Estudios Árabes y Hebraicos. Sección Árabe- Islam 46, pp. 182-205, 1997.
MARKOVIĆ, S., RASPOR, S. & KOMŠIC, J. Museum Service Quality Measurement Using the Histoqual Model. VV. AA. 2nd International Scientific Conference Tourism in Southern and Eastern Europe, pp.201-216, 2013.
MISIURA, S. Heritage Marketing. London: Routledge, 2005.
MONTENEGRO, J. (2005). La utilización didáctica del museo: Hacia una educación integral. Zaragoza: Egido, 2005.
MOREIRA, M.A. (2003). A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, 7(1). http://www.if.ufrgs.br/ienci
PADILHA, R. C.; CAFÉ, L.; SILVA, E.L da. O papel das instiuições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. In: Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.2, p.68-82, abr./jun. 2014 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v19n2/06.pdf Acesso em 30 de out
de 2020.
PASTOR, M. I. Pedagogía museística. Nuevas perspectivas y tendências actuales. España: Ariel, 2004.
PINTO, T. Som e música. Questões de uma antropologia sonora. Rev. Antropologia, São Paulo, v. 44, n. 1, pp. 222-286, 2001. Disponível em: https://bityli.com/AXpee . Acesso em 30 Oct. 2020.
POP, I. L., & BORZA, A. Increasing the sustainability of museums through international strategy. Economía. Seria Management, 17, pp.248-264, 2014.
RADDER, L., HAN, X. & HOU, Y. An integrated evaluation of the heritage museum visit: A disconfirmation approach. International Journal of Management Cases, 13(3), pp.315-326, 2011. Disponivel em: https://bityli.com/0lQGn acesso em 30 de out de 2020.
RADDER, L. & HAN, X. Perceived Quality, Visitor Satisfaction and Conative Loyalty In South African Heritage Museums. International Business & Economics Research Journal, 12(10), pp.1261-1272, 2013. Disponível em: https://bityli.com/mSA1n
RINAUDO, M. Estudios sobre los contextos de aprendizaje: Arenas y fronteras. En Paoloni, P., Rinaudo, M. y González, C. Cuestiones en Psicología Educacional. Perspectivas teóricas y metodológicas orientadas a la mejora de la práctica educativa (pp. 163-206). Cuadernos de
Educación. La Laguna: Sociedad Latina de Comunicación Social, 2014. Disponível em: https://bityli.com/ZoULm
TAYLOR, A. G.; JOURDREY, D. N. The organization of the information. 3. ed. Westport: Libraries Unlimited, 2008.
UBIETO, A. Propuesta metodológica y didáctica para el estudio del patrimonio. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2007.
VEBER, Andréia. Educação musical em contexto de internacionalização: Representações Sociais de professores sobre patrimônio cultural e culturas populares. 289f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Profa. Drª. Solange Franci
Raimundo Yaegashi. Maringá, 2020.
VERGARA, F. Um campo emergente: A arqueologia da música e suas interfaces com o patrimônio. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 10, n. 2[16], p. 101-114, 2016. Disponível em: https://bityli.com/cErF2 Acesso em: 30 out. 2020.
WEIL, S. From Being about Something to Being for Somebody. The ongoing transformation of the American museum. Sandell, R. & Janes, R. R. (eds.), Museum Management and Marketing. London, England: Routledge, 2007.
Publicado
2021-03-25
Seção
Artigos