Informação, memória e patrimônio cultural: bases articuladas como apoio para reflexões sobre o tema

  • Clotildes Avelar
Palavras-chave: Tradição, Cultura, Memória, Patrimônio Cultural, Informação

Resumo

Parte da tese de doutorado elaborada no âmbito da linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, este artigo apresenta as bases conceituais apropriadas para alicerçar a discussão teórica que impulsionou a pesquisa. O estudo em questão pautou-se pelas discussões sobre a informação, a memória, o patrimônio cultural e transformações sociais na busca pela apreensão do real historicamente construído com vistas à elaboração de instrumentos de salvaguarda voltados para as práticas culturais tradicionais. Na perspectiva da Educação Patrimonial apresenta uma proposta de utilização da tecnologia digital para apoiar o registro e a da difusão da memória dos grupos sociais detentores dos conhecimentos reconhecidos como patrimônio cultural.

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Publicado
2022-11-29