As Contribuições e os desafios o Pensamento Decolonial: uma análise aplicada ao Projeto Político-Pedagógico do Curso de História da Universidade Federal de Roraima

  • José Luiz Pereira de Morais

Resumen

O presente artigo, movido pelo contexto contemporâneo de fortes ameaças às populações
acêntricas no Brasil, parte da premissa de que o ambiente educacional é um campo
político de contínua reelaboração do saber/poder, ora pela conformidade, ora pela
resistência às práticas colonizadoras de ordem epistêmica. O objetivo principal é articular
os fundamentos do pensamento decolonial com a proposta pedagógica do curso de
Licenciatura em História da Universidade Federal de Roraima. Este estudo visa saber que
tipo de construção do conhecimento é suscitado pela arquitetura do seu projeto políticopedagógico, e em que medida a formação dos professores de História em Roraima, no
contexto fronteiriço e de forte diversidade cultural, se distancia ou se aproxima das
estratégias de dominação do saber e do poder. Os procedimentos metodológicos se fazem
interdependentes: o estudo bibliográfico com foco sobre os fundamentos da
decolonialidade e a análise aplicada a partir da pesquisa documental do projeto político,
além de entrevistas com docentes do referido curso. Ao final, a análise aponta para a
importância de imediata reformulação de sua proposta pedagógica com fins de aprofundar
o complexo processo de desconstrução de perspectivas teóricas e metodológicas ainda
inspiradas demasiadamente em matrizes colonizadoras.

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Publicado
2022-11-29