Funções do editor científico

  • Portal de Periódicos UFOP Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O editor científico tem a função de manter e desenvolver o perfil e a reputação da revista. Deve garantir os objetivos, escopo e conteúdo dos periódicos. O editor deve garantir a qualidade dos manuscritos. Gomes (2010) apresenta três funções correlatas ao editor científico que são:

a) Editor-chefe – aquele que se responsabiliza pelo posicionamento político e institucional da revista e coordena as atividades editoriais.

b) Editor-adjunto – possui uma função executiva, voltado para gestão de recursos financeiros, tendências editoriais e de mercado. Auxiliam em informações e parâmetros para tomadas de decisões.

c) Editor-assistente – é o responsável pela qualidade do conteúdo da publicação. É o responsável pelo recebimento, organização e sistematização dos textos, coordenando a equipe editorial.

Nem todos os periódicos conseguem separar essas funções em uma equipe de editores, alguns possuem um editor com todas essas funções.

 

REFERÊNCIA

GOMES, Valdir Pereira. O editor de revista científica: desafios da prática e da formação. Inf. Inf, Londrina, v. 15, n.1, p. 147-172, jun./jul. 2010.

Publicado
2021-05-16
Edição
Seção
Notícias