A Carta Geographica e o Mappa Topografico e Idrografico da Capitania de Minas Geraes: a segunda representação, base cartográfica para a primeira?

  • Márcia Maria Duarte dos Santos
  • Jorge Pimentel Cintra Universidade de São Paulo
  • Maria Cândida Trindade Costa de Seabra Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Cartografia Histórica, Intertextualidade, Capitania de Minas Gerais, Mappa Topografico e Idrografico da Capitania de Minas Geraes, Carta Geographica da Capitania de Minas Geraes

Resumo

A Carta Geographica da Capitania de Minas Geraes, elaborada por Caetano Luiz de Miranda em 1804, apresenta dados referentes às propriedades cartográficas e às informações geográficas que a diferenciam de mapas coevos. As características desse mapa causam perplexidade também pelos dados biográficos do autor, já que este, um artista e notável da sociedade do Tejuco (atual Diamantina, sede municipal, MG), era funcionário da Intendência Diamantina, e não um engenheiro militar. Um estudo sobre o Mappa Topografico e Idrografico da Capitania de Minas Geraes, que não registra autor, nem data, assinalou a esta representação as mesmas características distintivas da Carta Geographica. A análise da informação geográfica e de elementos cartográficos, empreendida naquele estudo, ensejaram a hipótese de que o mapa de Miranda teve como base o do autor desconhecido. Neste trabalho, apresentam-se os resultados das análises que versaram sobre o estudo comparativo entre ambos, com vistas à comprovação da hipótese levantada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-12-03
Seção
Artigos