Dona Benta: uma mediadora de leitura em Peter Pan, de Monteiro Lobato
Palavras-chave:
Mediação de leitura, Dona Benta, Professores
Resumo
O artigo em questão pretende apresentar, à luz das discussões atuais sobre mediação de leitura, como a personagem Dona Benta, das obras infantis de Monteiro Lobato, representa uma tipologia de mediação que poderia auxiliar os professores-mediadores atuais. Para isso, utilizamos como referencial teórico Cerrillo, Larrañaga, Yubero (2002), Cosson (2014), Silva (2009), Ceccantini (2009) dentre outros estudiosos. Nossos objetivos são os de apresentar Dona Benta, contadora-mediadora de leitura na obra infantil Peter Pan e, a partir de diversos exemplos desse texto, verificar como ela desenvolve competências mediadoras que se revelam no texto infantil lobatiano e poderiam servir de orientação para professores no processo de mediação de leitura na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-08-27
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.