Refletindo sobre as críticas sociais presentes na obra A terra dos meninos pelados de Graciliano Ramos
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do conto “A terra dos meninos pelados”, de Graciliano Ramos, visualizando as críticas sociais presentes na obra, principalmente o bullying. Graciliano Ramos narra a história de um menino que sofria bullying por ser diferente. Vislumbra-se essa discriminação, essa violência psicológica, já no início da obra, quando o protagonista é rejeitado pelo grupo por ser diferente; ele possuía um olho preto e outro azul e era careca. Por causa disso, sofria constantes discriminações e resolveu “fugir” para um país imaginário. Camuflada sob o viés do insólito, a temática gira em torno do preconceito, das diferenças. A leitura da narrativa sugere que os recursos insólitos são utilizados pelo autor para colocar em evidência as críticas sociais. Para a análise, considerar-se-ão os estudos de Tzvetan Todorov, Nelly Novaes Coelho, Nilto Maciel, Bruno Bettelheim, dentre outros, em uma pesquisa bibliográfica com fazeres analítico-interpretativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.