Becos da Memória: Uma literatura afro-brasileira
Resumo
O presente trabalho propõe algumas reflexões, não conclusivas, acerca das questões sociais, políticas e étnicas problematizadas no romance contemporâneo Beco da Memória, da autora mineira Conceição Evaristo. Essa escritora é uma mulher negra, filha de lavadeira, que venceu a pobreza, as injustiças sociais e o preconceito. É hoje, doutora em Literatura Comparada. Tem obra traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos (PonciáVicêncio 2008 – que se encontra em processo de tradução para a língua francesa) e textos em antologias estrangeiras. Nossas considerações finais apontam para uma obra consistentemente afro-brasileira, visto que reflete a busca da identidade e da resistência do negro no Brasil, resgata a ancestralidade africana e ainda reivindica um lugar para a escritora negra, desconstruindo a ideia de literatura como instituição branca ou europeia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.