A intertextualidade nossa de cada dia: o intertexto no gênero Notícia de divulgação científica

  • Kátia Roseane Cortez dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Critérios de textualidade, Intertextualidade, Gênero notícia de divulgação científica

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar como a intertextualidade se apresenta em um corpus constituído por 14 textos do gênero notícia de divulgação científica (mais especificamente seus sumários: o título e o lide), publicados na Revista Galileu entre 2015 e 2016. Para tanto, mobilizamos conceitos apresentados por autores como Antunes (2003; 2010), Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e Marcuschi (2010). A partir das análises observamos que, no caso dos intertextos que são ditados ou expressões populares, a intertextualidade se dá implicitamente; já, nos casos em que são retomados filmes, músicas etc., temos intertextualidade implícita ou explícita. Além disso, observamos que o recurso da intertextualidade serve a uma série de objetivos, todos regidos por uma finalidade maior: a venda de exemplares. Pode-se afirmar que a intertextualidade funciona como estratégia argumentativa para o alcance dessa finalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Roseane Cortez dos Santos, Universidade Estadual de Maringá
Graduada pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda pela Universidade Estadual de Maringá e bolsista da Capes. Desenvolve projetos na área de Descrição linguística, na perspectiva da Linguística Funcional.
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, a pesquisadora tem seguido seus estudos e orientações de iniciação científica e TCC, a partir de reflexões produzidas com relação a processos de leitura em gêneros discursivos diversos sob um enfoque discursivo, tendo-se em vista a necessidade de articulação entre as dimensões do texto e do interdiscurso na produção de sentidos. Atuando, em nível de graduação, nas disciplinas de Leitura e produção de textos e Morfossintaxe, a professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ABREU, L. N.; MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Textos de divulgação científica no ensino superior de química. s/d. Disponível em < https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/download/37695/28866>. Acesso em 11 out. 2016.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4.ed. São. Paulo: Martins Fontes, 2003.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 1997.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003

KOCH, I. G.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

LEFFA, V. J. Perspectivas no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E (org.) O ensino da leitura e produção textual. Pelotas: Educat, 1999.

MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Ciência na mídia: análise crítica de gênero de notícias de popularização científica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 511-538, 2010. Disponível em . Acesso em 11 out. 2016.

PACHECO, C. G. As metáforas no jornalismo científico: análise das revistas Superinteressante e Galileu. Revista Eletrônica Temática. 19 ago. 2008. Disponível em . Acesso em: 11 out. 2016.
Publicado
2017-12-30
Seção
Artigos - Fluxo contínuo