Concepções de professores de Espanhol como língua estrangeira acerca da autonomia na aprendizagem

  • Aline Silva Gomes Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Autonomia na aprendizagem, Ensino de espanhol, Formação docente

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar as concepções de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) acerca da autonomia na aprendizagem. Trata-se de parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que visa discutir sobre o papel da autonomia como elemento mobilizador para a aprendizagem de ELE. O presente estudo está dividido em quatro seções: na primeira, contextualizamos o trabalho proposto; na seção dois, discorremos sobre a importância da autonomia na aprendizagem de línguas; na terceira seção, explicamos a metodologia adotada; na seção quatro, analisamos e discutimos os resultados alcançados durante a pesquisa. Para desenvolvê-la, investigamos dois professores de ELE− um brasileiro e uma espanhola−, a fim de identificar as suas concepções acerca da autonomia na aprendizagem bem como analisar como elas se manifestam em sua prática docente. Como referencial teórico, adotamos os seguintes autores: Dickinson (1994), Sinclair (2000) e Benson (2001).

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Biografia do Autor

Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (2002) pela mesma instituição. Também é Especialista em Ciências da Linguagem pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2008), Licenciada (2012) e Bacharel (1999) em Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, sendo que os dois últimos títulos foram obtidos na UFBA. Atualmente é Professora Assistente de Língua Espanhola do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- Campus I). É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil e atuou como secretária na Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia (APEEBA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Espanhola, Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol, Sociolinguística e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, compreensão e produção oral em língua espanhola e fonética e fonologia contrastiva -português/espanhol. Foi idealizadora e coordenadora do subprojeto PIBID/ESPANHOL intitulado Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira nas Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões Entre Teoria e Prática(2014-2016). Faz parte de dois grupos de investigação: Fala e Contexto no Português brasileiro, atuando na linha de pesquisa Variação e ensino/aprendizagem do português língua materna e línguas estrangeira e a Formação do Professor de Língua Estrangeira, atuando na área de pesquisa Processo Aquisicional de L2/LE.

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Publicado
2019-06-18