Uma nova compreensão de estratégias motivacionais

Maria Clara Matos, Eder Barbosa Cruz, Walkyria Magno e Silva

Resumo


Desde o início deste século, o Paradigma da Complexidade tem sido uma dasinfluênciaspara o surgimento de uma nova fase no estudo da motivação, denominada de sociodinâmica (DÖRNYEI; USHIODA, 2011). Nesse contexto, emerge a necessidade de se refletir sobre as estratégias motivacionais voltadas para a aprendizagem de línguas estrangeiras propostas por Dörnyei (2001). Este artigo tem como objetivo examiná-las, em consonância com os pressupostos teóricos que caracterizam a motivação dinâmica e complexa. Para tanto,exploramos noções de motivação, revisitamos algumas estratégias e tecemos reflexões acerca da sua operacionalidade em face de um entendimento mais recente do construto. Entre outros achados, nosso estudo indica que essas estratégias alcançam uma interligação maior com a realidade do aluno quando acrescidas de reflexões pautadas no pensamento complexo.  


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Caletroscópio - Revista do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto

ISSN (on-line): 2318-4574 

Qualis CAPES: A4 (2017-2018)

Qualis CAPES: B2 (2013-2016)


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional