Uma nova compreensão de estratégias motivacionais
Resumo
Desde o início deste século, o Paradigma da Complexidade tem sido uma dasinfluênciaspara o surgimento de uma nova fase no estudo da motivação, denominada de sociodinâmica (DÖRNYEI; USHIODA, 2011). Nesse contexto, emerge a necessidade de se refletir sobre as estratégias motivacionais voltadas para a aprendizagem de línguas estrangeiras propostas por Dörnyei (2001). Este artigo tem como objetivo examiná-las, em consonância com os pressupostos teóricos que caracterizam a motivação dinâmica e complexa. Para tanto,exploramos noções de motivação, revisitamos algumas estratégias e tecemos reflexões acerca da sua operacionalidade em face de um entendimento mais recente do construto. Entre outros achados, nosso estudo indica que essas estratégias alcançam uma interligação maior com a realidade do aluno quando acrescidas de reflexões pautadas no pensamento complexo.
Downloads
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.