O manual do professor de língua portuguesa como mecanismo de política linguística

  • Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Palavras-chave: Políticas linguísticas, Ensino de língua portuguesa, Manual do professor

Resumo

Neste trabalho, lidamos com a noção ampliada de Política Linguística (PL), de Shohamy (2006), conforme o modelo proposto por Spolsky (2004). Tivemos como objetivo defender o manual do professor (MP) das coleções didáticas de Língua Portuguesa como um mecanismo de PL. Para isso, selecionamos dois MP: o primeiro de 1970, quando estes começam a ser adotados pela política educacional brasileira e o outro de 1999, quando começam a circular os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que passam a direcionar a política do livro didático no país. Fizemos análise qualitativa dos dois, exemplificando como essas políticas se realizam neles, por meio da análise de conteúdos, objetivos e indicações de práticas apresentados aos professores. Concluímos que os MPs analisados perpetuam uma determinada forma de representar a língua, o mais antigo mostrando o português como homogêneo, mais explicitamente, e o segundo utilizando marcas linguísticas que apontam um direcionamento prescritivista para a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JOHNSON, David Cassels. Language Policy. Research and Practice in Applied Linguistics. Palgrave Macmillan, London, 2013.
NÓBREGA, Geovana Sousa. Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores. Dissertação de mestrado. Mestrado em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2008. 227f.
NOGUEIRA, Ayres Charles de Oliveira. Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero. Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada. 2014. Disponível em: http://biblioteca.portalbolsasdeestudo.com.br/link/?id=10201860.
SHOHAMY, Elana Goldberg. Expanding language policy. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 45-56.
_______. Language educacion policies. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 76-92.
Spolsky, B. Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
Publicado
2019-06-18