Sobre a Revista

Foco e Escopo

O  foco e escopo da Caletroscópio, eISSN 2318-4574, é promover e divulgar pesquisas no âmbito da linguagem em geral e, mais especificamente, nas áreas dos estudos linguísticos e literários e linguística aplicada, em suas interfaces com abordagens da memória cultural, da tradução e das práticas discursivas. Procura, dessa maneira, contribuir para o desenvolvimento de pesquisas com um alcance temático amplo e interdisciplinar, permitindo o diálogo entre a linguagem e as diversas áreas do conhecimento. A sua publicação é semestral, sendo o primeiro semestre dedicado a trabalhos de estudos literários e o segundo a trabalhos de linguística e linguística aplicada. Possui um Conselho Editorial fixo, formado por pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais, o que lhe assegura um processo de avaliação por parte de especialistas nos diversos temas da revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos recebem dois pareceres anônimos exarados por membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc. Serão publicados os trabalhos que receberem pareceres positivos e referendados pelos membros da Comissão Editorial. Nos casos em que os pareceres forem favoráveis à publicação, o trabalho só será publicado após o autor incorporar as sugestões eventualmente apontadas pelos pareceristas. Os artigos, resenhas ou traduções devem ser inéditos em língua portuguesa, adequados ao perfil da revista e atender aos requisitos científicos de solidez metodológica.

Periodicidade

Semestral. No primeiro semestre o número é dedicado à área de estudos literários e, no segundo semestre, a publicação destina-se ao campo da linguística e da linguística aplicada. A seção de fluxo contínuo e resenhas recebe textos durante todo o ano, mas esses serão avaliados de acordo com o cronograma do número a cuja área o texto se vincula. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, de modo que a Caletroscópio, pelos princípios de acesso livre que segue, não cobrará dos autores nenhum tipo de valor ou taxa em nenhuma das etapas do processo editorial, desde a submissão dos trabalhos até a sua publicação.