A Sabotagem do Movimento, de Hijikata Tatsumi, e o desejo de matar a ideologia da morte

  • Katja Centonze

Resumo

Morte e desejo aparecem como características essenciais no butô de Hijikata Tatsumi, o que traz em pauta o paradoxo da vida e da morte, da quietude e do movimento. Hijikata coloca essas contradições nas raízes da dança em si. Esta análise aponta vários aspectos encontrados na estética da morte e nos processos de execução do butô, que captam a tensão entre estar morto e/ou vivo, entre presença e ausência. Mostra-se como os estados físicos da morte biológica são encenados, e demonstra-se que, no teatro não humano do erotismo de Hijikata, a morte se destaca como um objeto colocado com outros objetos no palco, incluindo o corpo carnal (nikutai) do performer. A discussão foca na investigação radical de corporalidade, de Hijikata, que coloca sob crítica não apenas o nikutai, mas até mesmo o cadáver (shitai), revelando as narrativas culturais às quais estão sujeitos.

 

Biografia do Autor

Katja Centonze

Pesquisadora e professora Associada junto ao Departamento de Estudos Asiáticos e do Norte da África
da Universidade Ca’ Foscari - Veneza, Itália. Pesquisadora visitante junto ao Tsubouchi Shôyô Memorial Theatre Museum, da Universidade de Waseda, Japão. Colaboradora junto à Universidade de Tréveris, Alemanha. Autora de diversos artigos e livros sobre a dança butô, como Aesthetics of Impossibility: Murobushi Kô on Hijikata Tatsumi, (Libreria Editrice Cafoscarina, 2018).

Referências

BATAILLE, Georges. L’Érotisme. Paris: Les Éditions De Minuit, 1957.

BATAILLE, Georges. Erotishizumu. Traduzido por Muro Junsuke. Tôkyô: Daviddosha. Traduzido de: L’Érotisme. Paris: Les Éditions De Minuit, 1957[1959].

BATAILLE, Georges. Death and Sensuality. A Study of Eroticism and the Taboo. New York: Ballantine Books, 1969.

BATAILLE, Georges. Visions of Excess. Selected Writings 1927-1939. Editado por Allan Stoekl. Traduzido por Allan Stoekl; Carl R. Lovitt; Donald M. Leslie Jr. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.

CENTONZE, Katja. La ribellione del corpo di carne nel butô. In BOSCARO, Adriana(org.), Atti del XXV Convegno di Studi sul Giappone. Venezia: Cartotecnica VenezianaEditrice, 151-65, 2012.

CENTONZE, Katja. Aspects of Subjective, Ethnic and Universal Memory in Ankoku Butô. In CERESA, Marco (org.). Asiatica Venetiana, 8-9. Venezia: Cafoscarina, 21-36, 2003-2004.

CENTONZE, Katja. Ankoku butô. Una politica di danza del cambiamento. In BOSCARO, Adriana (org.), Atti del XXV Convegno di Studi sul Giappone. Venezia: Cartotecnica Veneziana Editrice, 61-76.

CENTONZE, Katja. Finis terrae. Butô e tarantismo salentino. Due culture coreutiche a confronto nell’era intermediale. InMIG LIORE, Maria Chiara (org.), Atti del XXX Convegno di Studi sul Giappone. Galatina (Lecce): Congedo Editore, 121-37, 2008.

CENTONZE, Katja. Resistance to the Society of the Spectacle. The ‘nikutai’ in Murobushi Kô [online]. In CASINI ROPA, Eugenia (org.). Danza e ricerca. Laboratorio di studi, scritture, visioni, 1(0), 2015, pp.163-86. Disponível em http://danzaericerca.cib.unibo.it/article/view/1624.

CENTONZE, Katja. Bodies Shifting from Hijikata’s Nikutai to Contemporary Shintai. New Generation Facing Corporeality. In CENTONZE, Katja (org.), Avant-Gardes in Japan. Anniversary of Futurism and Butô. Performing Arts and Cultural Practices between Contemporariness and Tradition. Venezia: Cafoscarina, pp.111-141, 2010.

CENTONZE, Katja.Topoi of Performativity. Italian Bodies in Japanese paces/Japanese Bodies in Italian Spaces. In SCHOLZ-CIONCA, Stanca; REGELSBERGER, Andreas (org.), Japanese Theatre in a Transcultural Context. German and Italian Intertwinings. München: Iudicium, 211-230, 2011.

CENTONZE, Katja. Encounters between Media and Body Technologies. MishimaYukio, Hijikata Tatsumi, and Hosoe Eikô. In ECKERSALL, Peter Geilhorn, Barbara;GROSSMAN, Eike; MIURA, Hiroko (org.). Enacting Culture-Japanese Theater inHistorical and Modern Contexts. München: Iudicium, pp.218-237, 2012.

CENTONZE, Katja. I colori proibiti di Kinjiki 1959-2009. Ôno Yoshito, HijikataTatsumi e il corpo eretico nel butô. In COCI, Gianluca (org.), Japan Pop.Parole,immagini, suoni dal Giappone contemporaneo. Roma: Aracne Editrice, pp.653-684, 2013.

CENTONZE, Katja. Mutamenti del linguaggio estetico e segnico della danza. AnkokuButô. In RUPERTI, Bonaventura (org.) Mutamenti dei linguaggi della scena teatrale e didanza del Giappone contemporaneo. Venezia: Cafoscarina, pp.74-100, 2014.

CENTONZE, Katja. Butô, la danza non danzata. Culture coreutiche e corporalita chesi intersecano tra Giappone e Germania [online]. In CASARI, Matteo; CERVELLATI,Elena (org.). Butô. Prospettive europee e sguardi dal Giappone. Bologna: Universita diBologna, Dip.delle Arti e ALMADL, 102-22, 2015. Arti della performance. Orizzonti eculture 6. Disponível em http://amsacta.unibo.it/4352/

CENTONZE, Katja. Kô Murobushi Faces Murobushi Kô. A Stranger In His HomeCountry And In His Body [online]. Theatre Arts, 2016a. Disponível em http://theatrearts.aict-iatc.jp/201602/3962/Centonze, Katja. Letteratura invaghita del corpo.La danza di Hijikata Tatsumi riflessanelle parole di Mishima Yukio. In MANIERI, Antonio; MIGLIORE, Maria Chiara;ROMAGNOLI, Stefano (org.). Riflessioni sul Giappone antico e moderno. Roma: Aracne,2: pp.439-462, 2016b.

CENTONZE, Katja. Critical/Seismic Bodies in Hijikata Tatsumi’s Writing Practice andDancing Practice. In MARENZI, Samantha (org.), Butoh-fu. Dance and Words. Dossier37. Teatro e Storia. Roma: Bulzoni Editore, pp.127-138, 2016c.DI SALVO, Tommaso (org.). Alighieri, Dante: La Divina Commedia. Bologna: Zanichelli,1987.

FOSTER, Susan Leigh. Choreographing History. In CARTER, Alexandra; O’SHEA,Janet (org.). The Routledge Dancer Studies Reader. 2nd ed. London; New York: Routledge, pp.291-302, 2010.

GUNJI, Masakatsu. Shi to iu kotenbutô (A Classical Dance Called Death). Bijutsu techô(Art Notebook), 2, pp.121-123, 1973.

GUNJI, Masakatsu. Hakai no naka no kongi – Butô e no michi (Nuptial CeremonyWithin Transgression. The Path Towards Butô). Gendaishi techô (Contemporary PoetryNotebook), 20(4), pp.43-47, 1977.

GUNJI, Masakatsu. Butô to kinki (Butô and Taboo). Gendaishi techô (ContemporaryPoetry Notebook), 28(6), pp.86-89, 1985.

GUNJI, Masakatsu. Butô to kinki (Butô and Taboo). Gunji Masakatsu santei shū –Gen’yô no michi (Gunji Masakatsu Revised Collection. The Path Towards Shapes ofIllusion). Tôkyô: Hakusuisha, 3: pp.247-252, 1991a.

GUNJI, Masakatsu. Hijikata Tatsumi to iu kotenbutô (A Classical Dance Called HijikataTatsumi). Gunji Masakatsu santei shū – Gen’yô no michi (Gunji Masakatsu RevisedCollection. The Path Towards Shapes of Illusion). Tôkyô: Hakusuisha, 3: pp.253-258,1991b.

GUNJI, Masakatsu. Nobiru to kagamu (Extension and Bending). Gunji Masakatsusantei shū – Gen’yô no michi (Gunji Masakatsu Revised Collection. The Path TowardsShapes of Illusion). Tôkyô: Hakusuisha, 3: pp.79-86, 1991c.

GUNJI Masakatsu. Shironuri jigokukô – Chôshizen no shikisai (Shironuri Infernology.Tints of Supernatural). Gunji Masakatsu santei shū – Gen’yô no michi (Gunji MasakatsuRevised Collection. The Path Towards Shapes of Illusion). Tôkyô: Hakusuisha, 3: 259-262, 1991d.

HIJIKATA, Tatsumi. Kinjiki (Forbidden Colours). Kugatsu itsuka rokuji no kai –6nin no abangyarudo (Meeting of 5 September at 6 o’clock. Avant-garde by 6 Artists)= Programme note, 650 EXPERIENCES no kai (Meeting of 650 EXPERIENCES.Daiichi Seimei Hall, Tôkyô, 5 September), s.p., 1959.

HIJIKATA, Tatsumi. Naka no sozai/sozaim(Inner Material/Material). Hijikata TatsumiDANCE EXPERIENCE no kai. Hijikata Tatsumishi ni okuru Hosoe Eikô shashinshū(Hijikata Tatsumi DANCE EXPERIENCE Meeting. Hosoe Eikô’s Photo Collection toOffer as Gift to Mr. Hijikata Tatsumi) = Programme notes, Hijikata Tatsumi DANCEEXPERIENCE no kai (Hijikata Tatsumi DANCE EXPERIENCE meeting. DaiichiSeimei Hall, Tôkyô, 23-24 July), s.p., 1960.

HIJIKATA, Tatsumi. Keimusho e (To Prison). Mita bungaku (Mita Literature), 1, pp.45-49, 1961.

HIJIKATA, Tatsumi. Nikutai ni nagamerareta nikutaigaku (The Study on the nikutaiScrutinised by the nikutai). Gendaishi techô (Contemporary Poetry Notebook), 12(10),pp.30-35, 1969.

HIJIKATA, Tatsumi; SENDA, Akihiko; SUZUKI, Tadashi. Ketsujo toshite no gengo –Shintai no kasetsu. Butai kūkan e no purosesu (Language as Lack. Assumptions aboutthe Body. Processes Towards the Performance Space). Gendaishi techô (ContemporaryPoetry Notebook), 20(4), pp.108-126, 1977.

HIJIKATA, Tatsumi. Kaze daruma (Wind Daruma). Gendaishi techô (ContemporaryPoetry Notebook), 28(6), 70-6. Hijikata Tatsumi (1987a). “Asobi no retorikku”(Divertissement Rhetoric). Hijikata, Tatsumi, Bibô no aozora (Handsome Blue Sky).Tôkyô: Chikumashobô, pp.90-97, 1985.

HIJIKATA, Tatsumi. Hito o nakaseru yôna karada no irekae ga, watashitachi no senzo karatsutawatte iru (The Replacement of Bodies, which Makes People Cry, is Transmitted byOur Ancestors). Hijikata, Tatsumi, Bibô no aozora. Tôkyô: Chikumashobô, pp.77-89,1987b.

HIJIKATA, Tatsumi. Miira no butô. Murobushi Kô (The miira butô. Murobushi Kô).Hijikata, Tatsumi, Bibô no aozora. Tôkyô: Chikumashobô, pp.227-231, 1987c.

LEPECKI, André. Exhausting Dance. Performance and the Politics of Movement. London;New York: Routledge, 2006.

MARCUSE, Herbert. Die Ideologie des Totes. Jansen, Peter-Erwin (org.), NachgelasseneSchriften Herbert Marcuse. Luneburg: Zu Klampen, 3: pp.101-14, 2002.

ODA, Sachiko. Kemonoburi no hito (The Beast-dance Man) [online]. Theatre Arts, 2016.Disponível em http://theatrearts.aict-iatc.jp/201602/4089/.

PHELAN, Peggy. Unmarked. The Politics of Performance. London; New York: Routledge,1993.

PHELAN, Peggy. Mourning Sex. Performing Public Memories. London; New York: Routledge, 1997.

RAVERI, Massimo. In Search of a New Interpretation of Ascetic Experiences. InBOSCARO, Adriana; GATTI, Franco; RAVERI, Massimo (org.). Rethinking Japan.Sandgate: Japan Library, pp.250-261, 1990-1991.

SHIBUSAWA, Tatsuhiko. Hansai no buyôka (Dancer of Burnt Offerings). HijikataTatsumi DANCE EXPERIENCE no kai. Hijikata Tatsumishi ni okuru Hosoe Eikôshashinshū 2 (Hijikata Tatsumi DANCE EXPERIENCE Meeting. Hosoe Eikô’s PhotoCollection to Offer as Gift to Mr. Hijikata Tatsumi 2) = Programme notes, HijikataTatsumi DANCE EXPERIENCE no kai (Hijikata Tatsumi DANCE EXPERIENCEMeeting. Daiichi Seimei Hall, Tôkyô, 3 September), s.p., 1961.

SHIBUSAWA, Tatsuhiko. Hijikata Tatsumi ni tsuite (About Hijikata Tatsumi). HijikataTatsumi, Yameru maihime (The Ailing Dancer). Tôkyô: Hakusuisha, 223-32.ShibusawaTatsuhiko (1968). “Nikutai no fuan ni tatsu ankoku buyô” (Ankoku buyô Standing inthe Uneasiness of the nikutai). Tenbô (Perspectives), 115, pp.100-103, 1992.

Publicado
2019-08-31
Como Citar
CENTONZE, K. A Sabotagem do Movimento, de Hijikata Tatsumi, e o desejo de matar a ideologia da morte. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 2, p. 31-58, 31 ago. 2019.