Como criar para si um teatro sem Orgãos? Deleuze, Artaud e o conceito de Presença Diferencial

Resumo

Este artigo fornece uma exposição de quatro conceitos-que emergiriam do encontro entre o homem filosófico do teatro, Antonin Artaud, e o filósofo teatral, Gilles Deleuze: o Corpo sem Órgãos, o Teatro sem Órgãos, a Voz Desestratificada e a Presença Diferencial. O artigo propõe que a peça radiofônica de Artaud, Para Acabar com o Juízo de Deus, censurada em 1947, constitui um exemplo de um teatro sem órgãos que usa a voz desestratificada em busca de uma presença diferencial – como um encontro não representativo da diferença que força novos pensamentos sobre nós. A partir de várias obras de Deleuze, incluindo Diferença e Repetição, A Lógica do Sentido, Mil Platôs e Um Manifesto de Menos, concebo a presença diferencial como um encontro com a diferença, ou variação contínua, como aquilo que excede a consciência representacional de um sujeito, forçando o pensamento através da ruptura e não por comunicar significados através do mesmo. Contra a rejeição do projeto de Artaud como paradoxal ou impossível, o artigo sugere que seu teatro não representacional busca afirmar um novo tipo de presença como diferença, ao invés de tentar transcender a diferença para alcançar a presença autoidêntica da Metafísica Ocidental.

Referências

ARTAUD, Antonin. Last Letters (1947-1948). In SONTAG, Susan. Antonin Artaud: Selected Writings. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1976a.

ARTAUD, Antonin. Oriental and Western Theatre. In SCHUMACHER, Claude (org). Artaud on Theatre. London: Methuen,1989a.

ARTAUD, Antonin. Situation of the Flesh. In SONTAG, Susan. Antonin Artaud: Selected Writings. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1976b.

ARTAUD, Antonin. The Spurt of Blood. In SCHUMACHER, Claude (org). Artaud on Theatre. London: Methuen,1989b.

ARTAUD, Antonin. The Theatre of Cruelty - First Manifesto. In SCHUMACHER, Claude (org). Artaud on Theatre. London: Methuen,1989c.

ARTAUD, Antonin. Theatre and Cruelty. In SCHUMACHER, Claude (org). Artaud on Theatre. London: Methuen,1989d.

ARTIOLI, Umberto. Production of Reality or Hunger for the Impossibility? In SCHEER, Edward (org). Antonin Artaud: A Critical Reader. London and New York: Routledge, 2004.

BELL, Jeffrey. Philosophy at the Edge of Chaos: Gilles Deleuze and the Philosophy of Difference. Toronto, Buffalo and London: University of Toronto Press, 2006.

BOGUE, Ronald. Deleuze and Guattari. London and New York: Routledge, 1989.

BOGUE, Ronald. Deleuze on Literature. London and New York: Routledge, 2003.

BUTLER, Rex. Non-genital Thought. In SCHEER, Edward. 100 Years of Cruelty: Essays on Artaud. Sydney: Power Publications and Artspace, 2000.

COHN, Ruby. Artaud’s Jet de Sang: Parody or Cruelty? In Theatre Journal, v.31, n.3, 1979), pp. 312-318.

COPELAND, Roger. The Presence of Mediation. TDR: The Drama Review, v.34, n.4, 1990, pp. 28-44.

DALE, Catherine. Cruel: Antonin Artaud and Gilles Deleuze. In MASSUMI, Brian (org.). A Shock to Thought: Expression after Deleuze and Guattari. New York and London: Routledge, 2002.

DALE, Catherine. Falling from the Power to Die. In GENOSKO, Gary (org) Deleuze and Guattari: Critical Assessments of Leading Philosophers. London and New York: Routledge, 2001a.

DALE, Catherine. Knowing One’s Enemy: Deleuze, Artaud, and the Problem of Judgement. In BRYDEN, Mary (org.). Deleuze and Religion. London and New York: Routledge, 2001b.

DELEUZE, Gilles. Capitalism and Schizophrenia. In LAPOUJADE, David (org). Desert Islands and Other Texts 1953-1974. Los Angeles and New York: Semiotexte, 2004a.

DELEUZE, Gilles. Difference and Repetition. London: The Athlone Press, 1994.

DELEUZE, Gilles. One Less Manifesto. In MURRAY, Timothy (org.). Mimesis, Masochism and Mime: The Politics of Theatricality in Contemporary French Thought. Michigan: University of Michigan Press, 1997.

DELEUZE, Gilles. The Logic of Sense. New York: Columbia University Press, 1990.

DELEUZE, Gilles. Thirteenth Series of the Schizophrenic and the Little Girl. In Scheer, Edward (org). Antonin Artaud: A Critical Reader. London and New York: Routledge, 2004b, pp. 27-36.

DELEUZE, Gilles. To Have Done with Judgment. In Essays Critical and Clinical. London and New York: Verso, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. London: Athlone, 1988.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Anti-Oedipus: Capitalism and Schizophrenia. London: The Athlone Press, 1984.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Expressionism in Philosophy: Spinoza New York: Zone Books, 1990.

DERRIDA, Jacques. Speech and Phenomena: And Other Essays on Husserl’s Theory of Signs. Evanston: Northwestern University Press, 1973.

DERRIDA, Jacques. The Theatre of Cruelty and the Closure of Representation. In MURRAY, Timothy (org.). Mimesis, Masochism and Mime: The Politics of Theatricality in Contemporary French Thought. Michigan: University of Michigan Press, 1997.

GOODALL, Jane. The Plague and Its Powers in Artaudian Theatre. In SCHEER, Edward (org). Antonin Artaud: A Critical Reader. London and New York: Routledge, 2004.

LOPEZ, Alan. Deleuze with Carroll: Schizophrenia and Simulacrum and the Philosophy of Lewis Carroll’s Nonsense. In Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, v.9, n.3, 2004, pp. 101-120.

MORFEE, Adrian. Antonin Artaud’s Writing Bodies. Oxford and New York: Oxford University Press, 2005.

PUCHNER, Martin. The Theater in Modernist Thought. In New Literary History, v.33, n.3, 2002, pp. 521-532.

SCHEER, Edward. I Artaud BwO. In CULL, Laura. Deleuze and Performance. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.

SCHUMACHER, Claude (org). Artaud on Theatre. London: Methuen,1989.

SONTAG, Susan. Antonin Artaud: Selected Writings. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1976.

Publicado
2019-12-24
Como Citar
CULL Ó MAOILEARCA, L. Como criar para si um teatro sem Orgãos? Deleuze, Artaud e o conceito de Presença Diferencial. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 13-28, 24 dez. 2019.