Adaptações sobre as Virtualidades do Duplo no Teatro: do Duplo Digital ao Digital Self

Resumo

Este artigo parte da virtualidade do Duplo no teatro, de Antonin Artaud. Visa refletir sobre as poéticas dos Duplos digitais em performances intermídia contemporâneas. A partir desta leitura, reviso o conceito de Duplo Digital pensado por Steve Dixon a partir do universo da performance digital. Por fim, chego ao que nomeio como Digital Self, desde um contexto prático-teórico de criação e investigação da geração de presença em performances intermídia com recursos de programação computacional para pensar o Duplo como imagem sintética do Self.

Biografia do Autor

Carolina Dias de Almeida Berger
Carolina Dias de Almeida Berger é Performer e artista intermídia. Pós-doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - ECA/USP. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais - ECA/USP, onde é pesquisadora associada no LabArteMídia. Mestre em Documentário Cinematográfico - Universidade del Cine, Argentina. Graduada em Comunicação Social, UFSM. E-mail: carolinadiasberger@gmail.com.

Referências

locomotion photographs. China: Taschen, 2014.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CHAPPLE, Freda. KATTENBELT, Chiel. Intermediality in theatre and performance. IRTF/FIRT. Amsterdam, 2006.

DIXON, Steve. Uncanny Interactions. Performance Research: A Journal of the Performing Arts. Publication details, including instructions for authors and subscription information available at: http://www.tandfonline.com/loi/rprs20. Published online: 16 Feb 2011.

DIXON, Steve. Digital performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. Cambridge: The MIT Press, 2007.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada Editores, 2011.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não pode transmitir. Rio de Janeiro: Editora PUC RIO, 2010.

KICKHOFEL, Eduardo Henrique Peiruque. A ciência de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos. In Scientia Studia: revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. Revista do Departamento de Filosofia, FFLCH - USP. São Paulo, v. 09. jun. 2011.

SALTER, Chris. Entangled: technology and the transformation of performance. London: The MIT Press, 2010.

SCHERCHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Routledge: UK, 2006.

Publicado
2019-12-24
Como Citar
DIAS DE ALMEIDA BERGER, C. Adaptações sobre as Virtualidades do Duplo no Teatro: do Duplo Digital ao Digital Self. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 91-107, 24 dez. 2019.
Seção
Reverberações / Reverberations