Experiência didática em radiojornalismo multiplataforma na USP

Palavras-chave: Comunicação digital, Novas tecnologia, Radiojornalismo multiplataforma

Resumo

Este artigo revela a experiência didática em radiojornalismo multiplataforma desenvolvida por meio de uma atividade integrada entre o ensino e a pesquisa, que foi aplicada junto aos alunos do curso de graduação em jornalismo da Universidade de São Paulo. O exercício possibilitou a utilização de ferramentas digitais além do áudio gravado, como inserções de imagens e textos ou mesmo de edições e transmissões ao vivo. A intenção foi auxiliar os alunos na utilização das novas tecnologias, assim como de detectar o potencial e o conhecimento deles diante das plataformas digitais.

Biografia do Autor

Luciano Victor Barros Maluly, Doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo, ambos na ECA-USP
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ECA-USP
Janine Marques Passini Lucht, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Doutorada em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, com Pós-Doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Referências

BALSEBRE, A. El lenguaje radiofônica. Madri: Cátedra, 1994.

BARBOSA F., André. Gêneros radiofônicos: Os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

FERRARETTO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2ª Edição. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001

FERRARETTO, L. A.; KISCHINHEVSKY, M. Rádio (verbete). In: MARQUES DE MELO, J. (org.). Enciclopédia INTERCOM de Comunicação - Dicionário Brasileiro do Conhecimento Comunicacional. V. 1. São Paulo: Sociedade Brasileira de estudos Interdisciplinares da Comunicação, p.1009-1010, 2010.

FOLTS, J. A.; LOVELL, R. P.; ZWAHLEN JR, F. C. Manual de Fotografia. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

HAUSMAN, C.; MESSERE, F; O´DONNEL, Lewis; Philip, BENOIT. Rádio: Produção, programação e performance. São Paulo: Cengage learning, 2010.

KISCHINHEVSKY, M. Rádio e Mídias Sonoras. Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

MCLEISH, R. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

LOPES, D. F. Jornal-laboratório – do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. 2 ª Edição. São Paulo: Summus Editorial, 1989

MACLUHAN, M. O meio é a mensagem. IN Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969, pp 21-37.

MARANHÃO FILHO, L. Rádios universitárias: escola ou passatempo? Recife: Jangada, 1996. Disponível em:

http://www.geocities.ws/py3idr/radiocom/radio/universitarias.html Acesso em 05 de setembro de 2018.

MEDITSH, E. O rádio na era da informação. Florianópolis: Insular, 2007.

ONNELLY, D. W. Digital Radio Production. Long Grove, Illinois: Waveland Press Inc., 2012.

PALACIN, V. Fotografia: teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2012.

PORTELA, Pedro. José Ermida Figueiredo Fernandes. Rádio na Internet em Portugal: a abertura à participação num meio de mudança. Dissertação de Mestrado. Universidade do Minho, Portugal: 2006.

PRATA, N. WEBrádio. Novos gêneros, novas formas de interação.

Florianópolis, Insular, 2009.

QUINN, S. Convergent Journalism. The fundamentals of multimedia reporting. New york: peter Lang Publishing, 2009.

SALAVERRIA, R. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, UBI, LabCom, 2014.

SITES, K. In the hot zone. One man, one year, twenty wars. NYC: Harper Perennial Publishers, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1992.

WATTS, H. Direção de câmera. Um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus, 1999.

ZICKUHR, K. (web coordinator). Generations 2010. Pew Research Center. Disponível em: http://www.pewinternet.org/2010/12/16/generations-2010/ Acesso em: 14/10/2017.

Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos