“O Correio Radiofônico do Sertão”: difusora AM e o “Correspondente do interior” no cotidiano de Picos e Macrorregião

  • Nilsângela Cardoso Lima Universidade Federal do Piauí
  • Márcia de Araújo Sousa Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Rádio, Memória, História

Resumo

Resumo O presente artigo apresenta um estudo sobre a participação da Rádio Difusora AM de Picos (PI), especificamente, do programa “Correspondente do Interior” no cotidiano da sociedade do semiárido piauiense no período de 1979 a 2011. Por meio da teoria da comunicação e do conceito de memória, analisa-se o início da radiodifusão na cidade de Picos, que teve sua primeira emissora de rádio oficialmente inaugurada em julho de 1979 com a implantação da Difusora AM-920 KHz. A metodologia adotada foi a História Oral, visto que foram entrevistados profissionais e ouvintes da emissora a fim de construir uma narrativa histórica sobre os trinta e dois anos de existência da Difusora AM e sua importância na prestação serviços de informação, de utilidade pública e entretenimento para a população local. Deste modo, constata-se que o programa “Correspondente do Interior”, no ar desde a inauguração da emissora, é um programa informativo e de utilidade pública para as comunidades rurais e que mesmo em face do desenvolvimento das tecnologias de informação continua com seu público fiel.


Palavras-chave: Rádio; Difusora AM; História; Memória.

Biografia do Autor

Nilsângela Cardoso Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Licenciatura em História da Universidade Federal do Piauí.

Professora Efetiva do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piuaí. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí.

Márcia de Araújo Sousa, Universidade Federal do Piauí
Graduada pela Universidade Federal do Piauí

Referências

ALVES, Clara; CIOCCI , Sandra. Contextualização histórica – Brasil década de 40. In: V seminário de memória, ciência e arte; Razão e sensibilidade na produção de conhecimento, 2007. Disponível em:< http://www.preac.unicamp.br/memoria/textos.html>.

Acesso em: 12 fev. 2011.

ANDRADE, José Maria Vieira de. Pelas ondas da Rádio Pioneira de Teresina: história, sociedade e cultura em sintonia. Teresina: 2005. Monografia (Licenciatura Plena em História) – UFPI, 90f.

ANDRADE, José Maria Vieira de. Rádio Pioneira de Teresina: a emissora que não pára. In: NASCIMENTO, Francisco Alcides do. SANTIAGO JÚNIOR. Francisco das Chagas F. Rádio: Encruzilhadas da história: rádio e memória. Recife: Bagaço, 2006, p. 91-125.

AZEVEDO, Lia Calabre. No tempo do rádio: radiodifusão e cotidiano no Brasil. 1923-1960. Disponível em:

< http://www.historia.uff.br/stricto/teses/Tese-2002_AZEVEDO_Lia_Calabre-S.pdf>.

Acesso em: 07 fev. 2011.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo. Companhia das Letras, 1994.

CIACCI, Fábio; MANHANELLI, Carlos. A história do rádio na política brasileira. In: VI Politicom, 2007, Santa Bárbara do Oeste. Propaganda política e audiovisuais. Santa Bárbara do Oeste: Faculdade Anhanguera, 2007.V. 01. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/1/19/Carlos_Manhanelli_e_Roberto_Gondo_-_trabalho.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2011.

DANTAS, Maria Helena de Araújo. Utilização do programa correspondente do interior como instrumento de comunicação entre a cidade e a zona rural do município de Picos. Picos, 2006. Monografia (Curso de Bacharelado em Comunicação Social- Habilitação em jornalismo) – UESPI.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História Oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREITAS, Sônia Maria de. História Oral: possibilidades e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. [Trad. Beatriz Sidou]. São Paulo: Centauro, 2006.

LIMA, Nilsângela Cardoso. Invisíveis asas das ondas ZYQ-3: A Rádio Difusora de Teresina na década de 1950. In: NASCIMENTO, Francisco Alcides do; SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas F. Rádio: encruzilhada da história: rádio e memória. Recife: Bagaço, 2006, p. 131-158.

LUZ, Maria Virlândia Moura de. Rádio e relações cotidianas de ouvintes do povoado Torrões. Picos, 2010. Monografia (Curso de Bacharelado em Comunicação Social- Habilitação em jornalismo) – UESPI.

MOREIRA, Sônia Virgínia. O rádio no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1991.

NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Fios de memória: histórias do rádio. In: CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar; NASCIMENTO, Francisco Alcides do; PINHEIRO, Área Paz. Histórias: cultura, sociedade, cidades. Recife: Bagaço, p. 1-16, 2005. Disponível em: http://www.ufpi.br/mesthistoria/downloads/uploads¬_artigos/fiosdememoria.pdf. Acesso em: 19 mai. 2011.

NASCIMENTO, Francisco Alcides do. História e Memória: O rádio por seus locutores. Revista de História e Estudos Culturais. Minas Gerais, v.3, ano 3, n.4, p. 1-20, 2006. Disponível em:. Acesso em: 18 abr. 2011.

NASCIMENTO, Francisco Alcides do. A censura e o rádio no Piauí. In: NASCIMENTO, Francisco Alcides do; SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas F. Rádio: encruzilhada da história: rádio e memória. Recife: Bagaço, 2006, p. 23-54.

NASCIMENTO, Rosana Cristina Poli. Forma e conteúdo da informação científica no rádio: o uso da reportagem na 94fm - bauru/SP. Disponível em:

<http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/Pos_Comunicacao/pdfs/rosanapoli.pdf>.

Acesso em: 01 fev. 2011.

NUNES, Helvídio. Tempo de Política. Teresina: Alínea publicações. 1996.

ORTRIWANO, Gisela Swtetlana: A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 4. ed. São Paulo: Summus, 1985.

SANTOS, Fabílson Araújo dos. Pelas ondas sonoras da 790 KHz: sociabilidade, cultura e lazer através da Rádio Mafrense (1990-2010). Picos: 2011. Monografia (Licenciatura Plena em História) – UFPI.

Fontes Orais

BARROS, José Francisco de. Entrevista concedida ____. Picos (PI), 2011.

BESERRA, Rosa Maria de Carvalho. Entrevista concedida ____. Picos (PI), 2011.

LEAL, Francisca Maria. Entrevista concedida a ______ Picos (PI), 2011.

LOPES, Francisco José. Entrevista concedida a ______. Picos (PI), 2011.

NASCIMENTO, Francisca Mariana do. Entrevista concedida _____. Picos (PI), 2011.

SANTOS, João Rodrigues dos. Entrevista concedida ______. Picos (PI), 2011.

SOUSA, Maria da Conceição Leal de. Entrevista concedida a ______. Picos (PI), 2011.

VELOSO, Maria das Dores Leal. Entrevista concedida a ______. Picos (PI), 2011.

Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos