A presença feminina na campanha eleitoral radiofônica do prefeito eleito em Curitiba

  • Luciana Panke UFPR
  • Mario Lamenha Lins Neto UFPR
Palavras-chave: comunicação política, propaganda eleitoral, comunicação radiofônica, HGPE, Curitiba

Resumo

As mulheres representam mais da metade da população curitibana, entretanto nos
perguntamos se os programas veiculados durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral tomam em conta esse dado, seja propondo conteúdo específico, seja nas formas de configuração do universo feminino. Nesse artigo, portanto, investigamos como as questões relacionadas ao gênero feminino estiveram presentes nos programas radiofônicos veiculados pelo candidato eleito à prefeitura da cidade, em 2012, Gustavo Fruet ‐ coligação “Curitiba Quer Mais” (PDT, PT, PV). Buscamos verificar de qual forma a mulher foram representadas nas peças da campanha, tanto como tema, quanto como recurso sonoro: tons de voz nas narrativas, nos depoimentos e nas canções.

Biografia do Autor

Luciana Panke, UFPR

Em estágio pós‐doutoral na Universidade Autônoma Metropolitana ‐ México (UAM) com bolsa Capes. Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no curso de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e do Programa de Pós‐Graduação em Comunicação. Vice‐presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores de Marketing Político (Politicom) e líder do grupo de pesquisa “Comunicação Eleitoral”

Mario Lamenha Lins Neto, UFPR

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador dos grupos de pesquisa em "Comunicação Eleitoral". Jornalista graduado pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista Capes

Publicado
2016-10-14
Seção
Artigos