A Representação do Samba no Rádio Musical Expandido Segmentar ou agrupar? Eis a questão...

  • Lena Benzecry
Palavras-chave: rádio expandido, samba, pagode, representação, plataformas de streaming.

Resumo

O trabalho retoma a pesquisa desenvolvida no doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ que resultou no livro O samba no rádio: do Rio para o Brasil (2017). Seguindo os passos da análise crítica da pesquisa original, que promoveu o intercâmbio entre abordagens e conceitos da Economia Política da Comunicação com os Estudos Culturais, este artigo dá prosseguimento ao processo de reconhecimento e compreensão de fatores relevantes para a representação do samba no chamado “rádio musical expandido” (KISCHINHEVSKY; BENZECRY, 2014). Aqui, busca-se analisar a quebra de fronteiras entre as classificações “samba de raiz” e “pagode”. Em análise preliminar, nota-se que a estratégia de divulgação das plataformas de streaming e dos canais musicais da TV por assinatura NET com ampla disseminação de artistas ligados às duas vertentes do samba, na programação (aqui chamados de “artistas fronteiriços”), vem sendo utilizada para reagrupar tais segmentos musicais. Metodologicamente o trabalho se baseou em revisão bibliográfica, escutas e análise de conteúdo dos produtos selecionados.

Referências

BENZECRY, L. Playing Samba on the Web: How the Urban Samba from Rio de Janeiro is being Represented in the Expanded Musical Radio. In: J. Ignacio Gallego; Manuel Fernández-Sande; Nieves Limón. (Org.). Trends in Radio Research Diversity, Innovation and Policies. 1/1ed.Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2018, v. 1, p. 89-108.

_____. O samba no rádio: do Rio para o Brasil. Curitiba: Ed. Appris, 2017.

_____. A radiodifusão sonora do samba urbano carioca: uma retrospectiva crítica das principais representações construídas acerca desse gênero musical em programas radiofônicos do Rio de Janeiro. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Rio de Janeiro, 2015.

_____. Critérios para Formação de Repertório no Rádio Musical: práticas e interesses consolidados em perspectiva histórica. In: XI Encontro Nacional de História da Mídia, 2017, São Paulo. Anais do 11o Encontro Nacional de História da Mídia - 2017, 2017.

DU GAY, P. et al. (org). Doing Cultural Studies: the history of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.

FERRARETTO. L.A. Uma proposta de periodização para a história do rádio no Brasil. In: Anais do 4º Encontro Nacional da ULEPICC - BRASIL (União Latina de Economia Política da Comunicação). Rio de Janeiro, 2012.

KISCHINHEVSKY, M. ; BENZECRY, L. Interações no rádio musical expandido: um aporte etnográfico. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 184-198, 2014.

Publicado
2020-01-04
Seção
Artigos