A cobertura eleitoral de 2014 e o jornalismo regional nas emissoras Cultura AM e Cacique AM no interior do Paraná

  • Luãn José Vaz Chagas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carlos Willians Jaques Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: radiojornalismo, jornalismo regional, política

Resumo

O artigo promove uma discussão em torno da cobertura jornalística da editoria de Política das emissoras Cultura AM 560 e Cacique AM 760, por meio dos programas “Assunto é Notícia” e “Lobo Notícias” respectivamente. Os dados foram coletados durante três semanas intercaladas no processo eleitoral ainda no primeiro turno em 2014. Com base em conceitos sobre jornalismo regional e gêneros radiofônicos, o objetivo foi identificar características da produção, as temáticas e as fontes priorizadas em cada um. O artigo é parte da dissertação desenvolvida no Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Biografia do Autor

Luãn José Vaz Chagas, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduado, jornalista e estudante do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Mestrado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Carlos Willians Jaques Morais, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003) e formação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia MaterEcclesiae (1999). É Mestre em Educação (Filosofia da Educação) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília-SP. É Doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Mestrado), atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, comunicação, formação, conhecimento, ética, Kant e Habermas.

Referências

BARBOSA FILHO, André. Gêneros Radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

CERVI, Emerson Urizzi; MASSUCHIN, Michele Goulart. Metodologia quantitativa em pesquisas sobre cobertura jornalística: análise da eleição municipal de 2012 na Folha de S. Paulo. Revista Famecos, Mídia, Cultura e Tecnologia. Volume 20, n.3. Porto Alegre: 2013, p. 840-865.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2ª. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

FERREIRA, Celene F. e PEREIRA, Daniela S. Aspectos da comunicação pública na cultura da convergência. In: PANKE, L.; MACEDO, R.G. e ROCHA, D. (orgs). A mobilização social no contexto político e eleitoral. Capivari: Nova Consciência, 2013. Pp: 33-54.

GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido. Fundamentos da Ciência dos Jornais. Tradução de Liriam Sponholz. Petrópolis, Rj: Vozes.2011.

KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo: norte e sul. São Paulo: Edusp, 2001.

LOPEZ, Debora Cristina; MATA, José Henrique da. Os gêneros jornalísticos e sua aplicação no radiojornalismo. Revista Lumina. Vol.3 n° 1, junho, 2009.

OLIVEIRA, Roberto Reis de. Mídia e desenvolvimento regional: a TV Tem. IX Congresso IBERCOM. Sevilla-Cádiz, 2006.

PERUZZO, C. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade/Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social; Universidade Metodista de São Paulo. N. 43 (1º sem/2005). São Bernardo do Campo: Umesp.SANT’ANNA, Francisco. Radiojornalismo no Brasil, um jornalismo sem jornalistas. Líbero - Ano XI - nº 22 – Dez. 2008. Disponível em: <http://www6.ufrgs.br/ensinodareportagem/artigos/Radiojornalismo%20no%20Brasil.pdf>. Acesso em: 29 de novembro de 2014.

SERRA, Sonia. Relendo o gatekeeper. Notas sobre condicionantes do jornalismo. 2004. Disponível em: http://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/12/relendo-o-gatekeeper_sonia-serra1.pdf

Publicado
2015-07-15
Seção
Artigos