Rádios, blogs e portais de notícia: mapeamento das indústrias culturais na bacia hidrográfica do rio São Francisco em Alagoas

  • Bruno Silva dos Santos Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Economia Política da Comunicação, Mapeamento de mídias, Vale do Rio São Francisco alagoano.

Resumo

Este artigo toma como base o eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação (EPC), a partir de, dentre outros, Bolaño (2000) e Santos (2006), para apresentar a primeira etapa de uma pesquisa cujo intuito é analisar a presença de meios de comunicação eletrônicos na região alagoana do Vale do Rio São Francisco. Nesta etapa, optamos pela apresentação de um mapeamento das rádios e sites/blogs nos 50 municípios alagoanos que compõem a região. A metodologia para o mapeamento observa o Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa (SISCOM) e o Sistema de Controle de Radiodifusão (SRD) da Anatel, para os casos das rádios; e criou-se um protocolo para identificar os sites/blogs. Dentre o que se pode ter de análise preliminar, verificou-se que há mais rádios que sites/blogs e que é maior a presença de concessões para rádios comunitárias na região analisada.

Biografia do Autor

Bruno Silva dos Santos, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Jornalista da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Especialista em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas e Mestre em Serviço Social pela UFAL. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa OBSCOM/CEPOS/CNPq
Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Professor da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e secretário geral do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (ULEPICC-BR). Jornalista graduado em Comunicação Social pela UFAL, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS).

Referências

BEAKLINI, Bruno Lima Rocha; SANTOS, Anderson David Gomes dos. Las radios comunitarias en el contexto de la elección de la norma digital en Brasil. Quórum Académico, v. 10, n. 1, 2012, p. 87-105.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Indústria Cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (2012). Considerações sobre a economia política do rádio no Brasil. Revista EPTIC, v. 14, n. 2, 2012, p. 1-19.

BRASIL. Agência Nacional de Telecomunicações. Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa (SISCOM). Disponível em: <http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/>. Acesso em: 11 abr. 2015.

BRASIL. Agência Nacional de Telecomunicações. Sistema de Controle de Radiodifusão (SRD). Disponível em: <http://sistemas.anatel.gov.br/srd/>. Acesso em: 21 abr. 2015.

GOMES, Fábio Guedes. Ensaios sobre o subdesenvolvimento e a Economia Política Contemporânea. São Paulo: Hucitec, 2014.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: O município e o regime representativo no Brasil. 7.ed. Companhia das Letras: 2012.

SANTOS, Anderson et al. Os Grupos de Mídia e a Economia Política da Comunicação em Alagoas. In COLÓQUIO INTERNACIONAL “CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO, 4, 2009. Anais do IV Colóquio Internacional “Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento”. Aracaju: OBSCOM, 2009.

SANTOS, Suzy dos. E-Sucupira: o Coronelismo Eletrônico como herança do Coronelismo nas comunicações brasileiras. E-compós – Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 27, n. 2, Dez. 2006, p. 1-27.

Publicado
2017-09-02
Seção
Artigos