A coincidência, o espectador e o papel da crítica:

Um ensaio bergsoniano

  • Yves São Paulo UFBA
Palavras-chave: Filosofia, Cinema, Henri Bergson

Resumo

Por meio deste ensaio nos propomos a pensar a crítica de cinema em três diferentes estágios, cada um deles em relação um com o outro. O primeiro trata de estabelecer uma base bergsoniana para a discussão, tomando como ponto de partida seu ensaio Introdução à metafísica, de 1903, e as concepções de coincidência e simpatia nele desenvolvidas. O segundo estágio parte das noções encontradas no ensaio de Henri Bergson para pensar o espectador de cinema e, mais especificamente, o crítico enquanto espectador. Daí passarmos para o terceiro estágio e encontramos o objetivo central de nosso ensaio, pensar a experiência do crítico como espectador e o modo como ele pode também transformar seu trabalho numa experiência literária que aproxime seu leitor de intuir a experiência tida por ele (o crítico) ao assistir ao filme criticado.

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Biografia do Autor

Yves São Paulo, UFBA
Doutorando em Filosofia pela UFBA.

Referências

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Publicado
2019-12-19