A autoficção como tentativa de insurreição dos corpos ou o que aprendemos com Antonin Artaud:

refazer o corpo, esculpir afetos

  • Martha de Mello Ribeiro Universidade Federal luminense
Palavras-chave: Cena-corpo, Artaud, Corpos-dóceis, Corpos impróprios, Autoficção

Resumo

O pensamento sobre o corpo se coloca contemporaneamente no centro das reflexões sobre a arte, sobre o sujeito, suas experiências, sua singularidade, em toda complexidade de nosso estar no mundo. A própria ideia de corpo se expande para além dele, para além de sua massa corporal visível, no que José Gil vai nomear como "Corpo Paradoxal”. Um corpo feito de intensidades, um bloco denso de afetos, dono de um saber que coloca em dúvida a construção de nossa subjetividade. Esse corpo ultrapassa o familiar em nós, nos atravessa, provocando experiências para além do corpo sensível. No que se refere a composição da cena contemporânea, o deslocamento da tradicional centralidade em torno da fábula e da ação para o corpo vem provocar uma mudança radical de perspectiva sobre a própria cena. O corpo se põe como o produtor/performer de uma cena outra, ativando formas de criação que não se sustentam sobre as bases de um modelo de representação, reprodutor de sentidos estruturalmente e hierarquicamente organizado. Neste ensaio, observa-se na gênese de uma cena-corpo autoficcional tentativas de insurreição e de decolonização das estruturas de subjetivação do corpo sensível, em direção à liberdade da "dança às avessas” performada por corpos impróprios; conforme nos instigou Artaud, em seu Teatro da Crueldade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal luminense
Diretora Teatral e Professora Associada na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Curso de Artes, Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/UFF.

Referências

ARTAUD, Antonin. A Perda de Si: Cartas de Antonin Artaud. 1ª Edição. Tradução de Ana Kiffer e Mariana Patrício Fernandes. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ARTAUD, Antonin. Oeuvres. Paris: Quarto Gallimard, 2004.

BOÉTIE, Etienne La. Discurso da Servidão Voluntária. Tradução de Casemiro Linarth. São Paulo: Martin Claret, 2009.

CORNAGO, Óscar. Atuar de Verdade. A Confissão Como Estratégia Cênica. Tradução de André Carreira. Revista Urdimento. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas: Florianópolis: 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia: vol. 1. Rio de Janeiro: 34, 1995.

FOUCAULT, Michel. O corpo Utópico, São Paulo: n1 , 2013.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens/Vega, 2002

FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Buenos Aires : Paidós, 2008.

FISCHER-LICHTE, E.; BORJA, M. Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, v. 13, n. 2, p. 14-32, 15 dez. 2013.

GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. São Paulo: Iluminuras, 2013.

GIL, José. Em busca da identidade, o desnorte. Lisboa: Relógio D’água, 2009.

ISQUIERDO, Ivan. Conferência de Abertura in Tempos de Memória: Vestígios, ressonâncias e mutações. Publicação originada do VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio Grande do Sul: 2012.

KRENAK, Ailton. Ideias Para adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MEREDIEU, Florence. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva, 2011.

RARNCIÈRE, Jacques. O desmedido momento. Revista Serrote, n. 28, 2018.

RIBEIRO, Martha. Teatros do real e a abertura da representação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S.l.], v. 1, n. 37, p. 344-355, abr. 2020. ISSN 2358-6958. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020344>. Acesso em: 22 abr. 2020. doi:https://doi.org/10.5965/1414573101372020344.

RIBEIRO, Martha. Corpos impróprios e corpos reias: da crueldade ao doce extermínio da cena da ilusão. In: Dramaturgia e teatro: a cena contemporânea. Villibor Flory; Célia Arns de Miranda; Lourdes Kaminski Alves. (Org.). 1ed.Maringá: EDUEM, 2019, v. , p. 171-186.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição, notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018

ROLNIK, Suely. Esquizoanálise e Antropofagia, in ALlIEZ, Éric. Gilles Deleuze: uma vida filosófica. coordenação de tradução de Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Editora 34, 2000.

Publicado
2020-12-24
Seção
Chamada Fechada