A força da natureza nos devaneios poéticos de Rousseau

Palavras-chave: Natureza, Devaneios, Estética, Sensibilidade, Rousseau

Resumo

Neste artigo pretendemos demonstrar como Rousseau recupera uma forma de expressão que opera uma fusão entre os gêneros filosófico e literário, estetizando a própria filosofia, a natureza, o mundo e a si mesmo pelo uso que faz de uma linguagem que, podemos definir, por uma “retórica da sensibilidade”. Quer o teórico-artista que tal linguagem se abra para a “força” da natureza e com ela movimentar a alma de seus leitores, levando a uma reforma de nível moral. Entre os textos que reabrem caminho para essa fusão, destacaremos aqui Os Devaneios do Caminhante Solitário, mais especificamente sua Quinta Caminhada, texto em que o autor explora todo o seu lirismo, sendo considerado por muitos como o mais “romântico” de seus escritos.

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Biografia do Autor

Luana Geronimo Aversa, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de Filosofia da Educação. Faz parte do Núcleo de Pesquisa GRAFIA - Grupo de Estudos em Filosofia da Educação e Arte. Tem experiência nas áreas de Educação Ambiental e Estética. Já atuou na área de Educação Infantil e Educação à Distância e atualmente sua pesquisa está incluída na área de Filosofia da Educação na subárea Estética,concentrando seu estudos nas obras do filósofo Jean-Jacques Rousseau.
Marlene de Souza Dozol, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Doutorado em Educação, pela Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pela Universidade de São Paulo (2001). É Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do Núcleo de Pesquisa GRAFIA - Grupo de Estudos em Filosofia da Educação e Arte. Dedica-se aos temas da formação humana, das relações entre filosofia , literatura e educação, das relações entre natureza e cultura, das relações entre educação e imagens plásticas, da perspectiva filosófico-educacional de Jean-Jacques Rousseau. Pertence ao GT de Filosofia da Educação da ANPED. É vinculada ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (UNICAMP). Atualmente pertence à Linha de Pesquisa Filosofia da Educação, ligada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na instituição de origem.

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Publicado
2019-02-18