Experiências lúdicas na escola: superando as dificuldades de aprendizagem no currículo de alfabetização
Palavras-chave:
alfabetização, brincadeira, atividades lúdicas
Resumo
Este texto, na forma de um relato de experiência de um estudo de caso, apresenta os resultados de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola de periferia da rede municipal de ensino de Salvador/BA. O objetivo inicial foi contribuir para a promoção da alfabetização dos/as alunos/as com dificuldades escolares. Fazendo uso de uma metodologia qualitativa que privilegiou a observação e o registro das atividades desenvolvidas na escola entre os meses de agosto e novembro de 2010, o trabalho argumenta que o uso de atividades lúdicas no currículo de alfabetização pode favorecer a superação das dificuldades escolares.
Publicado
2013-03-05
Como Citar
DÓREA, A. V. M.; CARDOSO, F. A. Experiências lúdicas na escola: superando as dificuldades de aprendizagem no currículo de alfabetização. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 5 mar. 2013.
Seção
Artigos de professores
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).