Memória, Diálogo e a Educação Freiriana

  • Luan Manoel Thomé Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Formação de Professores, Narrativas Pedagógicas, Paulo Freire, Educação

Resumo

Nesta carta trarei algumas reflexões sobre pontos discutidos em um componente curricular do doutorado – que, por nenhuma coincidência, leva seu nome –, o que coaduna ainda mais para evidenciar a relevância do seu trabalho. Durante os encontros, sempre com o objetivo de relembrar o que foi trabalhado, cada discente teve de escrever, como exercício, uma memória sobre os pontos discutidos no dia. Essa ação é de grande valia, pois somos sujeitos históricos e imersos no tempo, e uma forma de contribuirmos para a história da educação, ou seja, de deixaremos um legado desses tempos formativos.

Biografia do Autor

Luan Manoel Thomé, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Graduado em Humanidades e em Pedagogia. Professor do Departamento de Educação e Linguística da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é coordenador do colegiado do curso de Pedagogia e professor colaborador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (UEMG). Desenvolve pesquisas voltadas para o campo investigativo da história da educação. Tem experiência como professor do ensino fundamental I e como Especialista em Educação Básica.

Referências

ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; STRECK, Danilo R. Palavra/Palavração. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 299.

BARROS, Fábio da Purificação de. Pronunciar o mundo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 333-334.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 56. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018. 144p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256p.

ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 117.
Publicado
2023-12-20
Como Citar
THOMÉ, L. M. Memória, Diálogo e a Educação Freiriana. Pró-Professor, v. 2, n. 1, 20 dez. 2023.
Seção
Narrando vivências pedagógicas