A Educação Libertadora e as Ações Sociopolíticas na Educação em Ciências: Um Diálogo Possível
Palavras-chave:
Educação Libertadora, Paulo Freire, Narrativas Pedagógicas, Formação de Professores, Ensino de Ciências
Resumo
Transcorridos 25 anos desde o seu falecimento, seu nome nunca esteve tanto em evidência como recentemente. Infelizmente, dessa vez, não associado à grandiosidade do seu legado, que lhe outorgou o título de patrono da educação brasileira, mas a ataques motivados por setores políticos que temem a educação que você propõe e defende, centrada no desenvolvimento da consciência crítica para a emancipação e libertação das massas populares.
Referências
CONRADO, Dalia Melissa; NUNES-NETO, Nei. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. 574p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. 253p.
HODSON, Derek. Science education as a call to action. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 10, n. 3, p. 197-206, 2010.
REIS, Pedro. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio científicas: uma questão de cidadania. Encitec, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2013.
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REIS, Pedro. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio científicas: uma questão de cidadania. Encitec, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2013.
Publicado
2023-12-20
Como Citar
ALVES, L. H. A Educação Libertadora e as Ações Sociopolíticas na Educação em Ciências: Um Diálogo Possível. Pró-Professor, v. 2, n. 1, 20 dez. 2023.
Seção
Narrando vivências pedagógicas
Copyright (c) 2023 Luan Henrique Alves
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