O Poema como ferramenta de expressão no processo de formação e na atuação docente

  • Edilene da Rocha Duarte Universidade Federal de Rondônia/Unir
  • João Maurício Gomes Neto Universidade Federal de Rondônia/UNIR
Palavras-chave: Poema, Poesia, Sensibilidades, Intervenção poética, Formação docente, Transvê Poesias

Resumo

Este artigo tem como objetivo tentar compreender algumas formas de expressão nas quais o poema pode despertar, principalmente quando inserida no contexto da sala de aula, em níveis diversos da trajetória estudantil, ressaltando sua função lúdica no processo educativo. Nessa mesma perspectiva, o presente trabalho, situado no campo da pesquisa-ação, irá abordar a importância da inserção de instrumentos artísticos, com destaque para a poesia na formação docente. Entre os resultados auferidos, evidenciou-se a pertinência e relevância do despertar para a artes no desenvolvimento das sensibilidades, entendendo que a educação para os sentidos também é uma dimensão relevante na formação e atuação de professores e professoras, do ensino básico à universidade.

Referências

BANKERSEN, Elisângela. FERNANDES, Maria Cristina. Poesia e Formação de Leitores: conhecer e apreciar para poder compartilhar. Paraná, cadernos PDE, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

COHEN, Jean. Estrutura da Linguagem poética. São Paulo, Cultrix, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1974.

CORTESÃO, Margarida; ANDRADE, Ana Isabel. Conhecimento profissional docente sobre poesia e seu ensino: Um estudo com professores dos primeiros anos de escolaridade. EDUR- Educação em Revista, 2020.

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O ensino singular dos gêneros poéticos: reflexões e
propostas. [tese]. São Paulo, 2009.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: O que o sentido não consegue transmitir. (1948) Rio de Janeiro, contraponto, ed. PUC-Rio, 2010

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo, ed. Perspectiva, 2000.

LEAL, Lidyane Cristina Galdino. A importância da poesia na formação de leitores. VENID – Encontro de iniciação à docência da UEPB. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2015/TRABALHO_EV043_MD1_SA9 _ID618_01072015122829.pdf. Acessado em 27/08/2023 às 15:53.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, ed. Cortez, 2011.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo, ed. HUCITEC, 1997.
Publicado
2024-11-25
Como Citar
EDILENE DA ROCHA DUARTE; GOMES NETO, J. M. O Poema como ferramenta de expressão no processo de formação e na atuação docente. Pró-Professor, v. 3, n. 1, 25 nov. 2024.
Seção
Artigos de professores