O Poema como ferramenta de expressão no processo de formação e na atuação docente
Resumo
Este artigo tem como objetivo tentar compreender algumas formas de expressão nas quais o poema pode despertar, principalmente quando inserida no contexto da sala de aula, em níveis diversos da trajetória estudantil, ressaltando sua função lúdica no processo educativo. Nessa mesma perspectiva, o presente trabalho, situado no campo da pesquisa-ação, irá abordar a importância da inserção de instrumentos artísticos, com destaque para a poesia na formação docente. Entre os resultados auferidos, evidenciou-se a pertinência e relevância do despertar para a artes no desenvolvimento das sensibilidades, entendendo que a educação para os sentidos também é uma dimensão relevante na formação e atuação de professores e professoras, do ensino básico à universidade.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
COHEN, Jean. Estrutura da Linguagem poética. São Paulo, Cultrix, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1974.
CORTESÃO, Margarida; ANDRADE, Ana Isabel. Conhecimento profissional docente sobre poesia e seu ensino: Um estudo com professores dos primeiros anos de escolaridade. EDUR- Educação em Revista, 2020.
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O ensino singular dos gêneros poéticos: reflexões e
propostas. [tese]. São Paulo, 2009.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: O que o sentido não consegue transmitir. (1948) Rio de Janeiro, contraponto, ed. PUC-Rio, 2010
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo, ed. Perspectiva, 2000.
LEAL, Lidyane Cristina Galdino. A importância da poesia na formação de leitores. VENID – Encontro de iniciação à docência da UEPB. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2015/TRABALHO_EV043_MD1_SA9 _ID618_01072015122829.pdf. Acessado em 27/08/2023 às 15:53.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, ed. Cortez, 2011.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo, ed. HUCITEC, 1997.
Copyright (c) 2024 Edilene da Rocha Duarte, João Maurício Gomes Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).