Quando ensinar se torna propósito
Palavras-chave:
Ensino, Docência, Ikigai, Educação inclusiva, Profissão docente
Resumo
Aos 18 anos, eu achava que precisava sair de casa para me encontrar. Imaginava que precisava viver algo novo, ir para longe, mas, com o tempo, percebi que o que eu procurava sempre esteve mais perto do que pensei. Encontrei-me na escola, nos corredores barulhentos, nas vozes curiosas das crianças, no desafio de ensinar e, principalmente, de aprender junto com elas...Referências
CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 70. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.
MONTESSORI, Maria. Educar para um novo mundo. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2021.
Publicado
2025-10-07
Como Citar
PEREIRA, G. M. A. Quando ensinar se torna propósito . PRÓ-PROFESSOR, v. 3, n. 1, 7 out. 2025.
Seção
Narrando vivências pedagógicas
Copyright (c) 2025 Geíssa Martha Antunes Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).