https://periodicos.ufop.br/proprof/issue/feedPRÓ-PROFESSOR2025-06-18T16:53:35-03:00Sandra Augusta de Meloproprof@ufop.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">ISSN: 2317-8892</p> <p style="text-align: justify;">A Revista Pró-Professor é uma publicação eletrônica de produções de professores atuantes na educação infantil, fundamental e média, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos publicados são registros de experiências, de reflexões sobre a prática docente, da formação continuada em serviço e outras produções destes profissionais em diferentes formatos, com ênfase em documentações narrativas pedagógicas. As publicações são mobilizadoras, tanto em seu processo quanto em seu resultado, de uma aproximação entre a academia e a educação básica. Tal aproximação ocorre por meio do incentivo, da tutela e da curadoria dos trabalhos a serem veiculados. O periódico está associado diretamente a um projeto extensionista do <a href="https://cead.ufop.br/index.php/departamento-deete" target="_blank" rel="noopener">Departamento de Educação e Tecnologias</a> (DEETE/CEAD/UFOP) que, por sua vez, está sob a chancela de um Programa de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto: o <a href="https://ufopcomaescola.ufop.br/" target="_blank" rel="noopener"><em>UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores</em></a>.</p>https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7130A aldravia na sala de aula2025-02-10T14:31:58-03:00Giseli Ferreira Barrosbarrosgif@gmail.com<p>O presente relato propõe a apresentação de uma experiência com a escrita poética em sala de aula: a aldravia. Com início em 2017, o projeto "Literatura, Arte e Cultura Marianense" teve como um de seus desdobramentos o contato dos alunos do 7º ano (EFII), do Colégio Flecha, com os poetas aldravistas. Essa experiência propiciou à turma conhecer essa forma poética, gestada na cidade de Mariana, através de uma oficina ministrada pelos criadores da aldravia, na Casa da Arte Aldravista. Desde então, diversas atividades têm sido realizadas na escola, como a produção de um livro de aldravias, publicado em 2019, pela editora Aldrava Letras e Artes, a criação de uma academia infantojuvenil, com sede na escola, a inauguração da Adraviteca Andreia Donadon Leal, a realização de concursos literários e de artes plásticas e encontros com escritores nacionais. São experiências incríveis que têm contribuído para o desenvolvimento da leitura e da escrita literária e da apreciação estética, de forma ativa, além da oportunidade de os alunos interagirem com escritores e outros artistas locais e dos demais estados. Tudo isso confirma a importância do trabalho com a arte, de forma ampla, com vistas ao desenvolvimento da sensibilidade, da criticidade, da critividade e da capacidade do aluno, como sujeito social, de compreender melhor a realidade. </p>2025-02-10T14:31:58-03:00Copyright (c) 2025 Giseli Ferreira Barroshttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7589Relato de experiência: a teoria, a prática e o contexto da sala de aula da EJA2025-06-18T16:53:35-03:00Faynner Madeirafaynnermarcelo@hotmail.com<p><span class="TextRun SCXW29572523 BCX0" lang="PT-PT" xml:lang="PT-PT" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">Este artigo tem como objetivo relatar experiências vividas</span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text"> enquanto discente de Letras - Licenciatura em uma escola da região central de Mariana-MG</span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">. </span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">A experiência foi guiada pela professora Rita Cristina Lima Lages, do </span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com </span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">o objetivo de fazer com que os alunos tenham um contato e uma experiência inicial com o campo de trabalho, neste caso em específico, </span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">foi com a modalidade EJA - Educação para Jovens e Adultos.</span> <span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">A motivação deste projeto surgiu principalmente, pela minha vontade de conhecer como se dava o processo de ensino/aprendizagem fora da educação regular.</span> <span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">Neste projeto, foi feita uma análise focando em pontos como atuação dos funcionários, estrutura </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">fisica</span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text"> da escola, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">especifidades</span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text"> da modalidade e como os saberes de língua portuguesa são </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text">construidos</span><span class="NormalTextRun SCXW29572523 BCX0" data-ccp-parastyle="Body Text"> na realidade.</span></span><span class="EOP SCXW29572523 BCX0" data-ccp-props="{"134245417":false,"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559685":644,"335559737":122,"335559740":360}"> </span></p>2025-06-18T16:53:35-03:00Copyright (c) 2025 Faynner Madeirahttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7120O poema como ferramenta de expressão no processo de formação e na atuação docente2025-02-10T14:35:58-03:00Edilene da Rocha Duarteedilenerochaduarte@gmail.comJoão Maurício Gomes Netojoao.maurcio@unir.br<p>Este artigo tem como objetivo tentar compreender algumas formas de expressão nas quais o poema pode despertar, principalmente quando inserida no contexto da sala de aula, em níveis diversos da trajetória estudantil, ressaltando sua função lúdica no processo educativo. Nessa mesma perspectiva, o presente trabalho, situado no campo da pesquisa-ação, irá abordar a importância da inserção de instrumentos artísticos, com destaque para a poesia na formação docente. Entre os resultados auferidos, evidenciou-se a pertinência e relevância do despertar para a artes no desenvolvimento das sensibilidades, entendendo que a educação para os sentidos também é uma dimensão relevante na formação e atuação de professores e professoras, do ensino básico à universidade.</p>2024-11-25T18:29:13-03:00Copyright (c) 2024 Edilene da Rocha Duarte, João Maurício Gomes Netohttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7578A leitura, um processo complexo: camadas de interação entre leitor e texto2025-03-31T14:30:59-03:00Rita Cristina Lima Lagesritalimalages@gmail.comLúcia Helena Piolucia.pio@aluno.ufop.edu.br<p>A prática da leitura no contexto escolar não pode ser compreendida somente como decodificação de signos linguísticos, mas, como produtora de sentidos e experiências. Com base nesses princípios, este trabalho se propõe a investigar em que medida as teorias do campo e os documentos normativos, como a Base Nacional Curricular - BNCC (2018),têm abordado a leitura (literária, científica, jornalístca etc.) em seus variados suportes, usos e contextos. Ao se considerar a leitura como um processo complexo, que exige abordagens diversificadas e assertivas, buscou-se, com os resultados deste trabalho, contribuir para a prática pedagógica dos professores de língua portuguesa, em todos os segmentos de ensino, a partir de teorias, conceitos, abordagens e metodologias sobre o ensino da leitura, que deve ocupar lugar central no processo de formação do aluno. A metodologia utilizada para a produção das análises se baseia em revisão bibligráfica e documental, com ênfase nos textos e autores fundantes sobre o processo de escolarização da leitura, considerando, sobretudo, as pesquisas advindas do campo da línguística textual.</p>2025-02-10T14:33:09-03:00Copyright (c) 2025 Rita Cristina Lima LAGES, Lúcia Helena PIOhttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7581Memes: um gênero e seu potencial de letramentos nas aulas de língua portuguesa2025-03-31T14:30:29-03:00Rita Cristina Lima Lagesritalimalages@gmail.comRivânia Maria Trotta Sant'Anarivaniatrotta@ufop.edu.brVerônica Camila Honório Machadoveronica.honorio@aluno.ufop.edu.br<p>Este trabalho apresenta um estudo sobre os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa por meio de memes. Através dos textos multimodais é possível explorar várias competências e levar os alunos a novas formas de aprendizagem, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. As redes sociais atuais têm grande capacidade de propagação de informação. Essas informações se apresentam em novos e diversos gêneros textuais como vlog, gif, memes, entre outros, e através deles é possível explorar a multimodalidade. O meme se destaca por seu grande potencial de propagação pelas redes sociais em curto período de tempo. Com ele é possível abordar diversos temas sociais como machismo, feminismo, política, economia, dentre outros temas que permeiam a mídia na atualidade. Além disso, analisamos alguns memes e seu potencial de letramentos, com o intuito de mostrar que, se usados em sala de aula, podem contribuir para a formação e a construção do senso crítico na vida dos estudantes. A metodologia utilizada foi uma curadoria de memes nas redes sociais para problematizações e análises. Apoiamo-nos, principalmente, em autores como Koch, Richard Dawkins, Bakhtin, Marcuschi, Carla Coscarelli.</p>2025-03-31T14:24:57-03:00Copyright (c) 2025 Rita Cristina Lima LAGES, Rivânia Maria Trotta SANT'ANA, Verônica Camila Honório MACHADO