https://periodicos.ufop.br/proprof/issue/feedPRÓ-PROFESSOR2025-12-05T10:44:53-03:00Sandra Augusta de Meloproprof@ufop.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">ISSN: 2317-8892</p> <p style="text-align: justify;">A Revista Pró-Professor é uma publicação eletrônica de produções de professores atuantes na educação infantil, fundamental e média, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos publicados são registros de experiências, de reflexões sobre a prática docente, da formação continuada em serviço e outras produções destes profissionais em diferentes formatos, com ênfase em documentações narrativas pedagógicas. As publicações são mobilizadoras, tanto em seu processo quanto em seu resultado, de uma aproximação entre a academia e a educação básica. Tal aproximação ocorre por meio do incentivo, da tutela e da curadoria dos trabalhos a serem veiculados. O periódico está associado diretamente a um projeto extensionista do <a href="https://cead.ufop.br/index.php/departamento-deete" target="_blank" rel="noopener">Departamento de Educação e Tecnologias</a> (DEETE/CEAD/UFOP) que, por sua vez, está sob a chancela de um Programa de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto: o <a href="https://ufopcomaescola.ufop.br/" target="_blank" rel="noopener"><em>UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores</em></a>.</p>https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8284Documentar experiências pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos2025-12-05T10:44:53-03:00Trinidad Vaccarezzatrinidadvaccarezza@gmail.comLeôncio José Gomes Soaresleonciogsoares@gmail.com<p>Este texto apresenta as narrativas dos professores e professoras participantes de um processo de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas no marco de uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Também, traz uma reflexão em torno desse processo e do percurso realizado até a publicação dos relatos, destacando a relevância desta etapa e de iniciativas como a da Revista Pró-Professor que possibilitam o diálogo entre pesquisa, docência e extensão, unindo a universidade e a escola.</p>2025-12-01T10:13:02-03:00Copyright (c) 2025 Trinidad Vaccarezza, Leôncio José Gomes Soareshttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8282O projeto de educação de trabalhadores e a Escola Sindical Sete de Outubro2025-12-05T10:44:53-03:00Maria Clemência Fátima da Silvamariaclesilva@yahoo.com.br2025-12-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Maria Clemência Fátima da Silvahttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8321Do movimento popular à efetivação da política2025-12-05T10:44:53-03:00Valéria Cardosovalcardosocaraiva@gmail.com<p>- </p>2025-12-04T06:02:55-03:00Copyright (c) 2025 Valéria Cardosohttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8244A escola como lugar de repensar as práticas cotidianas através da metodologia da pesquisa2025-12-05T10:44:53-03:00Dulce Constantina de Souza Santosdulcecss16@gmail.com2025-12-04T06:24:03-03:00Copyright (c) 2025 Dulce Constantina de Souza Santoshttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8235A EJA, as travestis e a cidade2025-12-05T10:44:53-03:00Adelson França Júnioradelsonjr@gmail.com2025-12-04T18:19:26-03:00Copyright (c) 2025 Adelson França Júniorhttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8259Formação continuada e educação democrática participativa na EJA2025-12-05T10:44:53-03:00Alex Fernandesalexofernande@yahoo.com.br2025-12-04T18:54:53-03:00Copyright (c) 2025 Alex Fernandeshttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8275A escola como espaço de formação cidadã diante da negação da cidadania2025-12-05T10:44:53-03:00Floricena Estevam Carneiro da Silvaflor.estevam@edu.pbh.gov.br2025-12-04T19:19:47-03:00Copyright (c) 2025 Floricena Estevam Carneiro da Silvahttps://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/8312Relatos que expanden horizontes pedagógicos2025-12-05T10:44:53-03:00Paula Valeria Dávilapaulavdavila@gmail.com<p>Não há.</p>2025-12-05T10:24:12-03:00Copyright (c) 2025 Paula Valeria Dávila