https://periodicos.ufop.br/proprof/issue/feedPró-Professor2024-12-16T13:46:05-03:00Sandra Augusta de Meloproprof@ufop.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">ISSN: 2317-8892</p> <p style="text-align: justify;">A Revista Pró-Professor é uma publicação eletrônica de produções de professores atuantes no ensino infantil, fundamental e médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos publicados são registros de experiências, reflexões sobre a prática docente, a formação continuada em serviço e outras produções destes profissionais em diferentes formatos, com ênfase em documentações narrativas pedagógicas. As publicações são mobilizadoras, tanto em seu processo quanto em seu resultado, de uma aproximação entre a academia e a educação básica. Tal aproximação ocorre por meio do incentivo, da tutela e da curadoria dos trabalhos a serem veiculados. O periódico está associado diretamente a um projeto extensionista do <a href="https://cead.ufop.br/index.php/departamento-deete" target="_blank" rel="noopener">Departamento de Educação e Tecnologias</a> (DEETE/CEAD/UFOP) que, por sua vez, está sob a chancela de um Programa de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto: o <a href="https://ufopcomaescola.ufop.br/" target="_blank" rel="noopener"><em>UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores</em></a>.</p>https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7120O Poema como ferramenta de expressão no processo de formação e na atuação docente2024-12-16T13:46:05-03:00Edilene da Rocha Duarteedilenerochaduarte@gmail.comJoão Maurício Gomes Netojoao.maurcio@unir.br<p>Este artigo tem como objetivo tentar compreender algumas formas de expressão nas quais o poema pode despertar, principalmente quando inserida no contexto da sala de aula, em níveis diversos da trajetória estudantil, ressaltando sua função lúdica no processo educativo. Nessa mesma perspectiva, o presente trabalho, situado no campo da pesquisa-ação, irá abordar a importância da inserção de instrumentos artísticos, com destaque para a poesia na formação docente. Entre os resultados auferidos, evidenciou-se a pertinência e relevância do despertar para a artes no desenvolvimento das sensibilidades, entendendo que a educação para os sentidos também é uma dimensão relevante na formação e atuação de professores e professoras, do ensino básico à universidade.</p>2024-11-25T18:29:13-03:00Copyright (c) 2024 Edilene da Rocha Duarte, João Maurício Gomes Neto